Autor Tópico: A batata de 1 milhão de euros...  (Lida 2601 vezes)



Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2016, 16:16:01
 :no:

Não quero acreditar...rs
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2016, 16:17:36
Não sei se sou idiota por não entender como um "idiota" paga um valor nesses numa foto de uma batata, ou se sou idiota por não ser o fotógrafo que vendeu a imagem por esse absurdo... :hysterical:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2016, 16:27:55
Estamos perdendo uma fortuna!!! Vou começar a fotografar abóboras, que são coloridas e muito mais fotogênicas!!! Se alguém se interessar, por preços bem menores, me mande uma MP...


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2016, 16:31:24
Estamos perdendo uma fortuna!!! Vou começar a fotografar abóboras, que são coloridas e muito mais fotogênicas!!! Se alguém se interessar, por preços bem menores, me mande uma MP...

KKKK...Também estou pensando em iniciar fotografia de maçãs...
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2016, 16:32:29
Não dá pra condenar o fotógrafo, por extorsão, se tem gente sem o que fazer com 1 milhão de dólares... :no: Que absurdo!
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2016, 16:40:52
Não sei se sou idiota por não entender como um "idiota" paga um valor nesses numa foto de uma batata, ou se sou idiota por não ser o fotógrafo que vendeu a imagem por esse absurdo... :hysterical:

Somos 2  :aua:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2016, 16:44:47
O que eu quis é fazer pensar... arte? Uma batata, o Rio Reno, um reflexo no lago, o parlamento russo... não importa o que seja, sempre pode-se elevar ao nível das grandes artes ou simplesmente ter um super fã zilionário indo ao seu estúdio, olhar sua foto e perguntar o preço... e pagar sem receio por ele... paga-se pela obra ou pelo nome? Todos reconhecem as pinturas do Picasso só de olhar e costuma se falar em ter um Picasso... mas saber o nome ou gostar da imagem importa?


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2016, 17:22:48
Cada dia mais eu me impressiono com algumas pessoas... Pagar esse preço numa foto assim? rsrs
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2016, 17:45:29
pris e amigos,

eu entendo que essa é uma discussão tão antiga quanto ampla - a do que é arte, de qual o valor da arte e de se há uma arte que se dissocia do seu autor. e tal se dá principalmente porque se baseia em juízos de valor, em grandezas de ordem subjetiva e que, portanto, não podem ser medidas em um caráter mais geral.

sobre esse último aspecto, me parece que pode haver aqui na foto da batata - porque não conheço o autor em questão - uma confusão entre o aspecto mercantil, de propaganda e tal, com o valor real, artístico, da obra.. compra-se uma obra do cara que retrata as altas-rodas da califórnia, e ambas as noções se cruzam, se confundem, interseccionam-se.

portanto, me parece que essa avaliação reflete, em última análise, somente essa confusão.

ainda assim, sou avesso às banalizações que vejo aqui (com a batata em questão - agarramo-nos à questão menor do tema, pq independente do valor, há arte sim ali).

outra coisa é o que se dá com artistas que têm importância histórica e como isso, de fato, agrega valor monetário a tudo que eles produzem ou produziram.

desses, me parece que vc citou gursky, picasso, lik..

gursky é um artista intrigante, irriquieto, que ganhou culto por isso, e que vale o que vale hoje pq produz arte de verdade; picasso gestou um estilo, quebrou o Mundo, criou mais de uma linguagem e estética absolutamente próprias, passa incólume pelo crivo do tempo e me parece claro que, independente da fase, picasso é reconhecido, cultuado e valorizado, e que cada vez mais, ainda será pouco.

se são supervalorizados, se valem mais o que deveriam valer, pouco importa - qdo falamos de gente que mostra a inquietude criativa ou a importância revolucionária dos citados.

o valor, o preço me parece então uma discussão menor - importa menos que discuti-los a estética, o drama criativo, a técnica, a beleza.. o espanto da beleza.

mas ah, aqui voltamos ao começo: se isso é tão subjetivo...


ps: como assim a petapixel é o estúdio dele? errou feio, errou rude...  :no:



Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2016, 18:11:43

ps: como assim a petapixel é o estúdio dele? errou feio, errou rude...  :no:

Putz! A tradução do photochanel foi bizonha...

"“Kevin likes potatoes because they, like people are all different yet immediately identifiable as being essentially of the same species,” his studio tells PetaPixel...."   :doh:

http://petapixel.com/2016/01/21/this-photo-of-a-potato-sold-for-over-1000000/


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2016, 18:17:40
Caro Angelo... concordo que na subjetividade do tema, não cabe julgar ou não uma obra artística pois é o que ela é. Meu questionamento foi justamente em cima do que se consegue por ter se conseguido fazer seu nome em um meio e o fato de isso fazer a venda e não a arte em si. Ter sido vendida por quase o mesmo valor de Nautilus do Weston (fotos com fundo preto, centralizadas) me faz ver isso... por que gosto mil vezes da concha do que da batata? Porque gosto do trabalho do Weston e o outro me é completamente desconhecido? Ou porque esteticamente a concha é muito mais interessante para mim do que a batata? As coisas se confundem, mas acredito que eu não fotografaria esse tubérculo por achá-lo sem atrativos... posso clicar shimejis, pimentões, alfaces e pinhas, mas não batatas... (posso morder meu dedo um dia... rsrs)
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2016, 18:26:45 por Pris WerSo »


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #12 Online: 22 de Janeiro de 2016, 18:21:19

posso clicar shimejis, pimentões, alfaces e pinhas, mas não batatas... (posso morder meu dedo um dia... rsrs)


Vindo de quem gostava de nitidez e contraste e hoje busca blur...

...pode considerar o dedo mordido :)


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 22 de Janeiro de 2016, 18:25:57
Vindo de quem gostava de nitidez e contraste e hoje busca blur...

...pode considerar o dedo mordido :)

rsrs... continuo gostando de nitidez, mas nas fotos de natureza morta, agora com menos contraste... só faço coisas diferentes em outros estilos de fotografia... :D
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2016, 18:35:41 por Pris WerSo »


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #14 Online: 22 de Janeiro de 2016, 18:27:03
Me vê duas.