Autor Tópico: Sobre o corredor polonês  (Lida 3074 vezes)

Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 23 de Janeiro de 2016, 09:00:25
Então Lizandro, eu entendo agora o intuito do corredor polonês, eu até ontem pensei que fosse um lugar para avaliação técnica, pra mostrar os erros (ou eventuais acertos, quando eles existem), não para julgar o fotógrafo, entende?

 :shock:

Mas... não é para julgar o fotógrafo e sim apenas, somente a foto que posta... por isso pedem o exif e não seu portfolio...
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2016, 09:01:45 por Pris WerSo »


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #16 Online: 23 de Janeiro de 2016, 09:13:06
:shock:

Mas... não é para julgar o fotógrafo e sim apenas, somente a foto que posta... por isso pedem o exif e não seu portfolio...

Eu senti na última foto que postei que algumas das críticas foram mais em função de eu ter retratado do dedo no nariz do rapaz, como uma coisa horrenda de mau gosto, do que a foto em si.
Como eu disse, eu tendo a ignorar esse tipo de comentário, mas me intrigou essa lógica, por isso abri este tópico.


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 23 de Janeiro de 2016, 10:11:18
O problema é que em geral a pessoa não lê outros posts, não se "ambienta" ao fórum antes de sair postando. Se você abrir a categoria "corredor polonês" e ver os, sei lá, 5 primeiras postagens, com certeza absoluta uma será uma foto de alguém iniciante, bem iniciante, que tirou uma foto do seu cachorro ou da sua irmã ou de seu max steel fora de foco, com exposição errada, ou com um P&B malfeito, ou tecnicamente correta mas totalmente sem graça. O problema é que quem entra aqui não observa essas fotos antes, vê os comentários de sempre "a exposição está errada, tá subexposta" ou "o assunto não é interessante", falando sobre erros básicos, e depois olha sua foto e pensa "está parecida com a minha, melhor eu arrumar isso então"... falta análise própria, não basta pensar "eu sou iniciante, então vou postar qualquer porcaria e todos vão me ajudar de bom grado e com palavras doces com certeza"... não é o mundo real... OK, o cara acabou de começar não vai saber o que está errado, mas o mais simples ele deveria saber né  :no:


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #18 Online: 23 de Janeiro de 2016, 10:12:08
Sinceramente não achei que o pessoal pegou pesado não, vc está começando e é normal que superestime as fotos que faz, acho que vc deve ouvir as críticas e filtrá-las, nem ignorá-las e nem mudar suas convicções.

Minha opinião sincera sobre suas fotos é que vc tem muito o que melhorar ainda, se preocupar com exposição, tratamento, composição, etc.. Sugiro que leia muito e veja muitas fotos, dos mestres e também dos colegas aqui do fórum.

Quanto a tirar fotos como a do dedo no nariz é questão de gosto, eu particularmente não gostei, não vi um punctum como o Angelo disse, mas somente uma brincadeira sem graça.

Enquadramentos de baixo podem até gerar boas fotos, mas tome cuidado, pois geralmente não ficam boas.

Se as críticas te afetam tanto poste na Galeria.



thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 23 de Janeiro de 2016, 10:16:35
Eu senti na última foto que postei que algumas das críticas foram mais em função de eu ter retratado do dedo no nariz do rapaz, como uma coisa horrenda de mau gosto, do que a foto em si.
Como eu disse, eu tendo a ignorar esse tipo de comentário, mas me intrigou essa lógica, por isso abri este tópico.

O que muitos não vêem é que demora anos para você "contar uma história com apenas uma foto", como você mesmo admitiu em uma postagem, a não ser que você seja uma pessoa criativa e "artisticamente culta" ( :no: ) como tem alguns aqui, que na sua foto do rapaz com o dedo no nariz já inventam uma história na cabeça "ótimas linhas semi diagonais que retratam a diversão neocentrica da humanidade que me lembra o trabalho do francês Jaques de numseioque" e bla bla bla.

Então, o corredor polones não é o lugar correto pra postar essa foto, melhor seria na galeria (com a explicação que você deu aqui), ninguém é obrigado a ficar adivinhando o contexto e a situação da foto, que no caso da sua foto, é a unica coisa que a salvaria, visto que não tem uma beleza técnica...


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #20 Online: 23 de Janeiro de 2016, 10:19:04
Colega,
Na boa.. mas antes de postar lá, provavelmente deves ter entrado no tópico das regras do Corredor Polonês para ver as instruções, pois seu tópico está correto sob esse ponto de vista.
Também deves ter lido que

CP2.1. Os comentários deverão incluir, obrigatoriamente, críticas, sugestões para melhoria dos trabalhos ou perguntas.
   CP2.1.1. Comentários vagos e que incluam apenas elogios serão excluídos.
   CP2.1.2. É permitido votar na pesquisa, sem a necessidade de postar críticas ao trabalho.
CP2.2. O autor não poderá replicar os comentários e sugestões postados.
   CP2.2.1. O autor poderá responder apenas a dúvidas dirigidas a ele sobre a execução do trabalho.
CP2.3. Os votos são monitorados pela administração do fórum.
   CP2.3.1. Se forem constatadas fraudes o usuário poderá ser punido.
   CP2.3.2. Os votos são anônimos.

Então meu caro, se você não concorda com as REGRAS, não deverias ter postado a foto lá e sim na Galeria de Fotos, pois nessa última, tens opção de interagir com os colegas.
A sala existe, tem essa característica há muitos anos e quem não gosta, basta simplesmente ignorar e ir para outra que lhe agrade mais.
 :ok:


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #21 Online: 23 de Janeiro de 2016, 10:24:27
No caso do corredor polonês, quem posta ali já espera as pauladas kkkk, pois o pessoal já entra para ver a foto com olhares de críticas, salvo se a foto estiver perfeita, mas no caso se tiver ruim, vão sentar a madeira mesmo, mas no caso tanto as críticas creio que não deva ignorar nenhuma, a não ser se fosse o caso de todos elogiarem e só um vir e sentar o pau aí é outra história, mas no caso se a maioria não gostou da foto é porque realmente tem a melhorar, mas você pode estudar bastante, buscar tirar fotos tops, e então postar novamente, tenho certeza se a foto estiver boa o pessoal vai elogiar, lembrando que na foto do dedo no nariz eu fui um dos tais que sentei a paulada kkkkkk, mas nada pessoal  :ok:


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #22 Online: 23 de Janeiro de 2016, 10:34:31
Bom, bora cair nos estudos então!

Outra vez, obrigado a todos pelas dicas, os puxões de orelha e também por tirar um tempo tentando disciplinar um novato, sei que posso ser irritante as vezes, mas, vivendo e aprendendo não é!?

Daqui um tempo tento novamente, vou praticar, estudar, estudar e praticar, com certeza a próxima melhora!

Abs


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #23 Online: 23 de Janeiro de 2016, 10:42:04
É isso aí amigo, todos nós temos que aprender, e até aqueles que tira fotos que quando olhamos está perfeita, com certeza perde alguns clicks também, a diferença é que quando erram e a foto não fica tão perfeita eles não postam kkkkkk, mas para errar basta estar vivo, e aprender é necessário, pois quando acharmos que sabemos tudo já, ainda teremos muito que aprender  :ok:


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 23 de Janeiro de 2016, 12:07:55
Tá aí!  :D

https://pt.wikipedia.org/wiki/Corredor_polonês_(punição)

O looco... la é o corredor da morte então???  :shock:

É por isso que eu sempre tive medo de postar alguma coisa lá, heheh

É bom receber críticas de vez em quando, no entanto é sempre doloroso heheeh


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #25 Online: 23 de Janeiro de 2016, 14:29:51
Muhaaahahahaha... O Corredor Polonês sempre controverso volta à tona do MF..
Eu posto algo lá de vez em quando. Normalmente quando minha mãe, mulher ou sogra elogiam muito minhas fotos.. Daí saio todo mijado e coloco meu rabinho no meio das pernas denovo pra aprender mais.. hahahaha.
Quando passo por lá normalmente é rapidão para dar meu pitaco sobre o trabalho alheio, mas nem sempre comento.. e isso é normal.. Então, brother, desiste da gente não.. Só prepara o guarda-chuva quando postar algo lá. Abraço..


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 25 de Janeiro de 2016, 00:34:10
O problema é que em geral a pessoa não lê outros posts, não se "ambienta" ao fórum antes de sair postando. Se você abrir a categoria "corredor polonês" e ver os, sei lá, 5 primeiras postagens, com certeza absoluta uma será uma foto de alguém iniciante, bem iniciante, que tirou uma foto do seu cachorro ou da sua irmã ou de seu max steel fora de foco, com exposição errada, ou com um P&B malfeito, ou tecnicamente correta mas totalmente sem graça. O problema é que quem entra aqui não observa essas fotos antes, vê os comentários de sempre "a exposição está errada, tá subexposta" ou "o assunto não é interessante", falando sobre erros básicos, e depois olha sua foto e pensa "está parecida com a minha, melhor eu arrumar isso então"... falta análise própria, não basta pensar "eu sou iniciante, então vou postar qualquer porcaria e todos vão me ajudar de bom grado e com palavras doces com certeza"... não é o mundo real... OK, o cara acabou de começar não vai saber o que está errado, mas o mais simples ele deveria saber né  :no:

E é exatamente por isso que eu havia sugerido colocar um número mínimo de postagens antes de poder postar no corredor. Mas depois vi que seria melhor ainda um número mínimo de postagens pra poder abrir qualquer tópico. Não precisava ser um número grande, mas alguma coisa. Pro novato não chegar com lombo cru, levar lambada e achar que é pessoal.



thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 25 de Janeiro de 2016, 16:06:45
E é exatamente por isso que eu havia sugerido colocar um número mínimo de postagens antes de poder postar no corredor. Mas depois vi que seria melhor ainda um número mínimo de postagens pra poder abrir qualquer tópico. Não precisava ser um número grande, mas alguma coisa. Pro novato não chegar com lombo cru, levar lambada e achar que é pessoal.

Concordo totalmente!  :ok: