Autor Tópico: Sobre o corredor polonês  (Lida 3061 vezes)

jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Online: 22 de Janeiro de 2016, 17:09:19
Fala galera.

Então, não faz muito que estou ativo no fórum, postei algumas fotos no corredor e tal, esperando uma avaliação, o pessoal apontando os erros e os acertos e mantendo uma mente aberta quanto as respostas, afinal toda crítica construtiva é válida e a gente aprende muito com os erros.

Mas pelamadrugada, tem uma galera que parece ter fetiche em sentar o pau, eu procuro ignorar esses, mas é realmente sempre assim?

No mais estou adorando o fórum, tem muita gente legal, disposta a ajudar, muita coisa pra aprender e pqp, quanta foto bonita.

« Última modificação: 22 de Janeiro de 2016, 17:14:27 por jbmaruyama »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2016, 18:20:11
Fala galera.

Então, não faz muito que estou ativo no fórum, postei algumas fotos no corredor e tal, esperando uma avaliação, o pessoal apontando os erros e os acertos e mantendo uma mente aberta quanto as respostas, afinal toda crítica construtiva é válida e a gente aprende muito com os erros.

Mas pelamadrugada, tem uma galera que parece ter fetiche em sentar o pau, eu procuro ignorar esses, mas é realmente sempre assim?

No mais estou adorando o fórum, tem muita gente legal, disposta a ajudar, muita coisa pra aprender e pqp, quanta foto bonita.

Pelo que observei, a finalidade do corredor é achar defeito mesmo. Tem umas fotos que, mesmo forçando eu não consigo achar. Em compensação, tem outras que nem sei por onde começar...


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2016, 19:42:39
jb, desculpe a sinceridade, mas se essa reclamação é por causa dos comentários em sua foto, respira fundo e aguenta... quem desce pro play tem que saber brincar... e aguentar as brincadeiras...


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2016, 21:04:06
Então, eu sei que o corredor polonês tem esse nome por um motivo, e eu sei que as fotos estão lá para serem apontados os defeitos, e isso é ótimo, acredito que seja uma das maneiras mais eficazes de se aprender.
O que eu quero dizer é que alguns parecem sentir prazer em desprezar o trabalho de quem posta entende, ao invés de encontrar defeitos e apontá-los, simplesmente esculacham. Eu sou beeem novo nesse negócio todo, e aprecio a sinceridade, tanto nas avaliações quanto nos bate-papos, o que eu não gosto de gente mau-educada.

Se a foto tá ruim, tem que falar, mostrar aonde tá o erro, acredito que esse seja um dos objetivos do corredor, uma forma de aprendizado.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2016, 21:12:26
Concordo totalmente, mas infelizmente, não temos como controlar a forma como o outro se porta... podemos apenas tentar guardar o que é útil e deixar de lado / esquecer / desprezar o que não é interessante ou é apenas desdém... até mesmo na Galeria, quando o autor do tópico pede comentários e críticas isso tem que ser visto e feito com cuidado... gosto de comentar e geralmente meus comentários são técnicos, mas poucos aceitam... é uma pena.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2016, 21:12:40 por Pris WerSo »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2016, 22:27:31
Normal...vai se acostumando.

Não sei o que rolou lá, mas ai vai MINHA opinião:

Eu particularmente passo longe do Corredor Polonês. É um local onde se arruma muitas confusões: alguns fotógrafos que não aceitam críticas, ou alguns"críticos" que não sabem tirar fotos mas estão lá para denegrir os outros. Mas geralmente detonam quando a foto está ruim mesmo... :hysterical:

« Última modificação: 22 de Janeiro de 2016, 22:31:20 por Rick99 »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2016, 22:57:41
jbmaruyama, eu nem entro no corredor polones, e nem na galeria para falar a verdade, mas fiquei curioso e fui olhar suas postagens, de todas as fotos que você postou no corredor, só tem uma que esculacharam, as outras a galera respondeu com coerência, eu até achei legal a foto da ponte.

Agora a foto que a galera esculachou, véi... na boa... cê tá zuando né? O cara cutucando o nariz! Put* coisa nojenta! A galera tá pegando leve lá...



leonardodemacedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
  • leonardodemacedo
    • Aprenda a Usar o Lightroom
Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2016, 23:42:21
...quem desce pro play tem que saber brincar... e aguentar as brincadeiras...

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2016, 23:49:46
eu acho que tem de entrar no Corredor com espírito preparado. O pessoal desce a lenha sem dó nem piedade.
O que eu vejo de ruim, às vezes, é que falta um pouco objetividade na crítica.
Exemplo:
Eu postei a foto de uma escada para a apreciação e malho de todos.
Até que a recepção foi boa, mais ou menos o que eu esperava. O problema é que alguns disseram que a foto melhoraria se houvesse uma modelo na foto. Acontece que, na minha foto, o objeto, o motivo da minha foto é a escada. Se eu pusesse uma modelo, o objeto da minha foto passaria a ser a modelo e a escada passaria a ser apenas um acessório, um suporte, um cenário para a modelo.
Acho que esse tipo de crítica não me acrescenta muito. Diga da composição, do balanço de cores, do contraste, das sombras, do crop, etc. Mas acho que não se deve ver uma foto e sentir falta de outra.


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2016, 08:15:10
jbmaruyama, eu nem entro no corredor polones, e nem na galeria para falar a verdade, mas fiquei curioso e fui olhar suas postagens, de todas as fotos que você postou no corredor, só tem uma que esculacharam, as outras a galera respondeu com coerência, eu até achei legal a foto da ponte.

Agora a foto que a galera esculachou, véi... na boa... cê tá zuando né? O cara cutucando o nariz! Put* coisa nojenta! A galera tá pegando leve lá...

Então cara, como não posso responder no corredor, deixa eu tentar explicar a situação da foto. É difícil eu, como aprendiz, conseguir passar em uma só foto a personalidade do modelo. Eles são um casal de amigos, e o moço é cara mais palhaço que eu conheço. O que aconteceu foi que eu tava me posicionando, encontrando um ângulo legal e um enquadramento bom (dentro do meu curto conhecimento e meu gosto aparentemente deturpado) e ele simplesmente tacou o dedo no nariz, como se tirando sarro, não pude perder a oportunidade, tanto que como foi comentado o foco tá na moça, e não nele, achei muito engraçado, mas como disse, é brabo conseguir colocar esse contexto na foto.

No mais, obrigado por se interessar, e se possível, se der dá uma avaliada no que ver lá? Moro em cidade pequena, os fotógrafos daqui tem o clube do bolinha deles, não tem como chegar e pedir opinião.


Obrigado!


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #10 Online: 23 de Janeiro de 2016, 08:18:24
Concordo totalmente, mas infelizmente, não temos como controlar a forma como o outro se porta... podemos apenas tentar guardar o que é útil e deixar de lado / esquecer / desprezar o que não é interessante ou é apenas desdém... até mesmo na Galeria, quando o autor do tópico pede comentários e críticas isso tem que ser visto e feito com cuidado... gosto de comentar e geralmente meus comentários são técnicos, mas poucos aceitam... é uma pena.

Pris, avaliação técnica é o que eu procuro aqui, eu quero aprender, e se tu quiser dar pitaco nas minhas, eu ficaria honrado.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.617
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #11 Online: 23 de Janeiro de 2016, 08:34:00
Amigo, entendo seu lado, quando comecei aqui também fiquei chateado com as respostas sinceras dos colegas.

Mas você mesmo disse na publicação: "Obrigado e desçam o verbo."

Então, você pediu pra que o pessoal comentasse a vontade, e foi o que aconteceu. Achar erros é muito fácil, e o corredor polonês é pra isso mesmo, te ajudar a identificar os erros que muitas vezes nós não vemos.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Janeiro de 2016, 08:42:06
Aproveitando, porque "corredor polonês"? Por que esse nome? Sempre tive essa curiosidade.  :)


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #13 Online: 23 de Janeiro de 2016, 08:47:14
Amigo, entendo seu lado, quando comecei aqui também fiquei chateado com as respostas sinceras dos colegas.

Mas você mesmo disse na publicação: "Obrigado e desçam o verbo."

Então, você pediu pra que o pessoal comentasse a vontade, e foi o que aconteceu. Achar erros é muito fácil, e o corredor polonês é pra isso mesmo, te ajudar a identificar os erros que muitas vezes nós não vemos.

Então Lizandro, eu entendo agora o intuito do corredor polonês, eu até ontem pensei que fosse um lugar para avaliação técnica, pra mostrar os erros (ou eventuais acertos, quando eles existem), não para julgar o fotógrafo, entende?

O seu comentário por exemplo, realmente me fez parar e analisar que eu tinha errado o foco, sem diminuir ou ofender, eu gosto de críticas, quando construtivas, elas só ajudam a crescer.


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #14 Online: 23 de Janeiro de 2016, 08:48:16
Aproveitando, porque "corredor polonês"? Por que esse nome? Sempre tive essa curiosidade.  :)

Tá aí!  :D

https://pt.wikipedia.org/wiki/Corredor_polonês_(punição)
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2016, 08:49:53 por jbmaruyama »