Autor Tópico: Canon Powershot SX160 IS - Fotografar "assunto" em movimento  (Lida 3428 vezes)

BERG_rj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 22 de Janeiro de 2016, 23:12:57
Caros, Boa Noite!
Primeiramente peço desculpas de violei alguma regra do fórum, dei uma lida antes e não achei nada parecido por isso um novo tópico.

Sou extremamente leigo em fotografia e acabei de adquirir uma Canon Powershot SX160 IS, confesso já estar ficando triste por não saber mexer nela mas tudo bem. Já procurei saber os conceitos de Obturador, diafragma e ISO. Mas ainda estou me "mordendo" pra fazer coisa boba, tipo fotografar um ventilador LIGADO como se ele tivesse DESLIGADO (Tipo a hélice parecer parada).
Sei que eu preciso colocar o obturador bem rápido. Mas eu não estou conseguindo aplicar esse conceito nessa câmera, será que alguém pode me ajudar

Desde já agradeço a atenção de todos.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2016, 02:19:57
explique melhor esse " não está conseguindo aplicar o conceito "... não conseguiu fazer os ajustes ou os ajustes que fez não deram certo? coloca uma foto de exemplo do que conseguiu fazer e os ajustes que usou pra ficar mais fácil ajudar
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2016, 11:45:07
BERG,

O que se pode fazer no seu equipamento é:

1. Colocar o dial em M (modo manual)
2. Deixar o zoom no mínimo
3. Selecionar a maior abertura da lente (f/3.5), o que já não ajuda muito (uma lente mais clara faria melhor)
4. Escolher uma velocidade rápida p/ congelar o que está se movendo (num ventilador vai ser 1/640, 1/800, 1/1000, depende do movimento dele)
5. E por fim, meu amigo, para ajustar a exposição só lhe restarão dois recursos: uma boa iluminação (ambiente e talvez o flash) e ajustar o valor do ISO.

A grosso modo é isso aí...

Agora, se for uma ave, por exemplo, você terá um problema adicional - o foco. Aconselho a alterar o modo do AF. No Manual, pág. 96, veja como selecionar o AF contínuo.

 :ok:
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2016, 11:46:11 por fs_isa »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2016, 11:46:20
Caros, Boa Noite!
Primeiramente peço desculpas de violei alguma regra do fórum, dei uma lida antes e não achei nada parecido por isso um novo tópico.

Sou extremamente leigo em fotografia e acabei de adquirir uma Canon Powershot SX160 IS, confesso já estar ficando triste por não saber mexer nela mas tudo bem. Já procurei saber os conceitos de Obturador, diafragma e ISO. Mas ainda estou me "mordendo" pra fazer coisa boba, tipo fotografar um ventilador LIGADO como se ele tivesse DESLIGADO (Tipo a hélice parecer parada).
Sei que eu preciso colocar o obturador bem rápido. Mas eu não estou conseguindo aplicar esse conceito nessa câmera, será que alguém pode me ajudar

Desde já agradeço a atenção de todos.

Tem que ler o manual pra aprender a acessar todos os recursos da câmera e aplicá-los.
Se já fez isso e não deu certo, é porque o obturador da câmera não é tão rápido a ponto de congelar o movimento do ventilador.
Pode tentar usar o flash pra isso, mas talvez nem assim funcione. Aliás, nem sei que velocidade seria adequada pra isso. Teria que ser bem alta, certamente.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2016, 11:47:05 por Helena Bsb »


BERG_rj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2016, 13:47:42
Pessoal, boa tarde!

Primeiramente desculpem pela demora.

Então, consegui fazer a foto, o problema era a iluminação. Depois que coloquei o flash funcionou.
Desculpem por qualquer coisa, sou leigo, o manual é em Inglês, enfim. Tô me esforçando pra aprender.

Mais uma vez obrigado pela atenção.


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2016, 23:49:20
já que tem dificuldades com o manual por ser em inglês, e ainda não cohece todos recursos da câmera então tentar achar algum review no youtube que vai achar, aí só assistir com a câmera na mão e treinar.


BERG_rj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2016, 01:27:25
já que tem dificuldades com o manual por ser em inglês, e ainda não cohece todos recursos da câmera então tentar achar algum review no youtube que vai achar, aí só assistir com a câmera na mão e treinar.

Olá Claudio!
Sim, já estou fazendo isso.
Consegui baixar um manual em PT-BR também.
Estou tomando uma surra com "fundo desfocado", mas estou pesquisando bastante no Google.
Obrigado pela Dica!


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2016, 09:35:40
Pessoal, boa tarde!

Primeiramente desculpem pela demora.

Então, consegui fazer a foto, o problema era a iluminação. Depois que coloquei o flash funcionou.
Desculpem por qualquer coisa, sou leigo, o manual é em Inglês, enfim. Tô me esforçando pra aprender.

Mais uma vez obrigado pela atenção.
o problema da iluminacao era exatamente a falta dela??Se tinha o suficiente,lembra que conforme voce altera um parametro,tem que compensar em outro
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


BERG_rj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2016, 12:17:09
o problema da iluminacao era exatamente a falta dela??Se tinha o suficiente,lembra que conforme voce altera um parametro,tem que compensar em outro

Silvio, boa tarde!

Na verdade eu estava tentando tirar a foto a noite e no meu quarto. Com apenas uma lâmpada fluorescente ligada. Quando acionei o flash, funcionou!

Obrigado!