Autor Tópico: É arte? :)  (Lida 2826 vezes)

Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 24 de Janeiro de 2016, 13:23:12
E o grande problema é entender o que é arte... fotografia não é arte. Como dizem, é apenas um instrumento. Agora, o que eu vou fazer com a câmera é que pode tornar meu trabalho arte ou não. Se eu fotografar uma lesão ulcerosa na pele de um paciente para fazer comparativos ao longo do tempo, é fotografia mas não é arte... é documental. O mesmo vale para fotografia de arcadas dentárias para dentistas e fotografias por microscopia eletrônica para uma aula ou documentação.
Se eu usar a câmera para, com um microscópio eletrônico, criar imagens abstratas, essa foto é arte.
Intenção...
Um autorretrato é só isso ou pode ser arte? Meus autorretratos são o quê?
Uma self pode ser só isso quando usada no contexto habitual... registro do cotidiano, sem intenção alguma além disso... mas no caso da Amalia, é um pouco além... criou uma história, uma personagem, encenou e encerrou... usando o meio mais difundido de mídia... no meio social habitual... se ela tivesse usado uma câmera fotográfica no lugar do celular, faria diferença?


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #16 Online: 24 de Janeiro de 2016, 13:42:52
A internet está cheia de pessoas que criam e encenam histórias, assim como os museus de Arte Contemporânea estão cheias de artistas "não artistas" para mim, mas volto a dizer é apenas a minha opinião, cada um tem a sua noção de arte.


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #17 Online: 24 de Janeiro de 2016, 14:49:00

concordo com os que veem arte, na intenção da artista, na estética, na discussão que despertou, na conjectura histórica e social que a manifestação está inserida, no meio, no fim.. enfim, em tudo.





agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #18 Online: 24 de Janeiro de 2016, 23:03:02
A internet está cheia de pessoas que criam e encenam histórias, assim como os museus de Arte Contemporânea estão cheias de artistas "não artistas" para mim, mas volto a dizer é apenas a minha opinião, cada um tem a sua noção de arte.

 :clap: :clap: :clap:


bruno_or

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #19 Online: 25 de Janeiro de 2016, 13:39:05
Arte é apenas uma palavra. Pior ainda, é uma palavra com diversas interpretações de significado. Realmente importa que se chegue a conclusão que a palavra "arte" descreve com perfeição o trabalho realizado ou não?
Acredito que o importante é o contexto, a crítica. Se chamam de "arte" ou de "maria" pouco importa para passar o recado pretendido.

isso são meus 2 centavos para o debate :)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 25 de Janeiro de 2016, 13:45:26
Não é arte. Para mim está mais para querer aparecer ou simples e pura idiotice.


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #21 Online: 25 de Janeiro de 2016, 13:45:57
Concordo plenamente Bruno, apesar de, na minha opinião, não ser arte, não desmerece o trabalho feito por ela,


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #22 Online: 25 de Janeiro de 2016, 20:11:41

amigos, perdoem-me voltar ao tema.

parece-me que as opiniões de todos aqui são relevantes e até posso ver pontos de convergência em discursos contrários. assim é o debate.

todavia, preciso reforçar um ponto, e é esse: eu entendo que toda e qualquer abstração criativa que gere conteúdo estético é, por definição, uma expressão artística. toda e qualquer: ponto. se é boa ou ruim, é do entendimento de cada um.

entretanto, parece-me também claro que há um cuidado excessivo nas definições. ou por outra, o povo aqui anda sisudo demais.

o que, convenhamos, é um retrocesso...

o grafiteiro que picha os muros de NY e são paulo faz arte; o moleque da quebrada que compõs um rap ontem fez arte; o sambista do alemão, mesmo iletrado, faz arte; o pivete que sambou com a bola no pé no campinho de terra fez arte; os pintores com pés e mãos fazem arte; a dança dos pigmeus do gabão é arte pura; o blogueiro que gestou um conto fez arte; a fotógrafa que guardou pra si sua visão do mundo em milhares de negativos, qdo surgiram pro mundo, fez arte; o índio que pintou o corpo de urucum fez arte; o monge enclausurado que entoa sons barrocos faz arte; o homem das cavernas que rabiscou um tigre fez arte; o skatista que criou uma manobra nova na rampa do parque madureira faz arte..

a academia há muito enxerga arte em absolutamente TODAS essas representações.

porque nós não?



angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #23 Online: 25 de Janeiro de 2016, 20:54:18
os pintores com pés e mãos fazem arte;

agora que me reli com calma: é pintores com pés e cabeça, rs

 :doh:


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #24 Online: 25 de Janeiro de 2016, 21:23:26
mas também convenhamos que: não é porque a sociedade diz que um pixe no muro é arte, que eu tenho que concordar que seja, para mim um pixe é um rabisco e ponto. Mas tem quem diz que é arte, agora ainda que o presidente (a) diga que é arte isso não vai me convencer que seja, mas nada contra que diz que é, eu só não concordo kkkkk mas e daí? kkkkk o importante é cada expor suas opiniões, isso faz parte do debate  :ok:


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #25 Online: 25 de Janeiro de 2016, 21:37:09

e olha, claudio, vc está certo, pq esta é a sua opinião.

acho que o problema maior está na vontade que temos de rotular tudo. estamos presos mais a vomitar conceitos que a falar do que ela criou, eu inclusive. mea culpa.

arte ou não, importa mais criar, produzir, ver, ouvir, admirar. sentir.

abs,




claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #26 Online: 25 de Janeiro de 2016, 23:14:29
 
e olha, claudio, vc está certo, pq esta é a sua opinião.

acho que o problema maior está na vontade que temos de rotular tudo. estamos presos mais a vomitar conceitos que a falar do que ela criou, eu inclusive. mea culpa.

arte ou não, importa mais criar, produzir, ver, ouvir, admirar. sentir.

abs,
:ok:


wuerges

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #27 Online: 27 de Janeiro de 2016, 12:05:32
Olá!

Nas férias eu li "On Photography, de Susan Sontag. Muito interessante, vale a pena. Pelos comentários, acho que mais gente no fórum leu!

Uma das coisas que a autora fala é que a discussão sobre "é arte ou não é" esteve muito presente nos primórdios da fotografia, mas foi superada.

A autora também fala sobre a onipresença da fotografia no nosso cotidiano. Mas o livro foi publicado, se não me engano, em 1973. Hoje esse fenômeno acentuou-se ainda mais. Essa é a beleza da coisa! Podemos produzir e compartilhar em tempo real.

Com tudo isso, não dependemos de galerias... Vamos direto ao público final, que é quem realmente importa (e consome). Acredito que a discussão sobre valor artístico é algo mais relevante para curadores e galeristas, e consequentemente para aqueles que querem ter seus trabalhos expostos nesses lugares. 

Abraços,
Artur   


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 28 de Janeiro de 2016, 07:32:11
Cindy Sherman foi muito criativa. Tem um trabalho plasticamente e tecnicamente muito bem feito.

Esta garota mostra o que todo mundo sabe, sem tecnica alguma.

Me soa conveniente.
 



 




 


rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 28 de Janeiro de 2016, 11:23:09
Pra mim, é uma intervenção artística ótima.
 :clap: :clap: :clap:
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e