Autor Tópico: É arte? :)  (Lida 2828 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2016, 21:16:19
Arte não, pode ser uma tese, mas não arte.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2016, 23:04:27
Alguém além de mim acessou o instagram dessa "artista" ?

  :doh:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2016, 23:13:04
Não é arte, mas eu curti muito o projeto!


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2016, 23:20:04
de maneira nenhuma....


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2016, 23:35:22
Estou vendo uma versão moderna de Cindy Sherman... se essa é considerada artista com seus autorretratos conceituais e questionadores da sociedade da época, por que a Amalia Ulman não pode ser considerada artista?


"Para muitos, também, trata-se de um trabalho que critica a sociedade contemporânea por obrigar seus membros a escolherem personas e estereótipos a serem vividos diariamente ao invés de estimulá-los na busca por sua verdadeira identidade."
( http://foto.espm.br/index.php/referencias/a-fabrica-de-mulheres-de-cindy-sherman/)
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2016, 23:36:43 por Pris WerSo »


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2016, 23:51:27
Estou vendo uma versão moderna de Cindy Sherman... se essa é considerada artista com seus autorretratos conceituais e questionadores da sociedade da época, por que a Amalia Ulman não pode ser considerada artista?


"Para muitos, também, trata-se de um trabalho que critica a sociedade contemporânea por obrigar seus membros a escolherem personas e estereótipos a serem vividos diariamente ao invés de estimulá-los na busca por sua verdadeira identidade."
( http://foto.espm.br/index.php/referencias/a-fabrica-de-mulheres-de-cindy-sherman/)


Que o trabalho dela  (Amalia Ulman) "critica a sociedade contemporânea por obrigar seus membros a escolherem personas e estereótipos a serem vividos diariamente ao invés de estimulá-los na busca por sua verdadeira identidade." não tenho dúvida, mas não chamaria nunca de arte, mas cada um tem um conceito de arte.

O trabalho da Cindy Sherman é mais que a simples "crítica a..." os autoretratos dela são bem mais que selfies que vemos todos os dias nas redes sociais (que a Amalia Ulman procurou fazer igual), mas isso não desmerece o trabalho dela, só não chamaria de arte.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2016, 23:54:53 por Marcelo Almeida »


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2016, 23:57:25
Que o trabalho dela  (Amalia Ulman) "critica a sociedade contemporânea por obrigar seus membros a escolherem personas e estereótipos a serem vividos diariamente ao invés de estimulá-los na busca por sua verdadeira identidade." não tenho dúvida, mas não chamaria nunca de arte, mas cada um tem um conceito de arte.

O trabalho da Cindy Sherman é mais que a simples "crítica a..." os autoretratos dela são bem mais que selfies que vemos todos os dias nas redes sociais (que a Amalia Ulman procurou fazer igual), mas isso não inviabiliza o trabalho dela, só não chamaria de arte.

Mas talvez essa diferença conceitual entre o trabalho das duas seja pela diferença de épocas, mídias e a velocidade de divulgação. Que tipo de estereótipo feminino se tinha e qual se tem agora?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2016, 11:53:42
Eu considero tão arte quanto Trabalhadores de Salgado.
Ambos utilizaram a fotografia como meio de fazer uma critica.

Ta certo que a matéria não ajuda a entender, mas pular no insta dela sem saber o contexto realmente não ajuda.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2016, 12:01:27
Concordo com vcs que ela utilizou a fotografia como meio de fazer crítica, o problema é o conceito de arte, para mim isso não basta para considerar o trabalho dela como arte.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2016, 12:24:48
a pessoa cria e interpreta um personagem, registra seu cotidiano, consegue a interação de outras pessoas com o personagem..... pra mim é arte
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


afelipe

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • Flickr
Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2016, 12:42:17
a pessoa cria e interpreta um personagem, registra seu cotidiano, consegue a interação de outras pessoas com o personagem..... pra mim é arte

2x
Fuji HS50EXR | Nikon D7200 + 35mm + 18-300mm | Sony HX50v | Meu celular | (não necessariamente nessa mesma ordem)


afelipe

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • Flickr
Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2016, 12:48:17
AVISO OFF-TOPIC:

Ao responder o colega acima, o site me mandou um arquivo afr.php, para download. Imagino que seja virus ou Trojan. Enfim, tenham cuidado. E se algum administrador estiver ouvindo poderia investigar. Se não tiver nada a ver com este site, peço desculpas.


Fuji HS50EXR | Nikon D7200 + 35mm + 18-300mm | Sony HX50v | Meu celular | (não necessariamente nessa mesma ordem)


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 24 de Janeiro de 2016, 13:15:56
A repercussão foi além do instagram...

"Now, a year and a half on, several of the 175 photographs that Ulman created for Excellences & Perfections will be shown in two new exhibitions: Electronic Superhighway, at the Whitechapel Gallery in east London, which will trace the impact of computerised technology on artists from the Sixties to today; and Tate Modern’s Performing for the Camera, which will examine the relationship between artistic performance and photography."

http://www.telegraph.co.uk/photography/what-to-see/is-this-the-first-instagram-masterpiece/


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #14 Online: 24 de Janeiro de 2016, 13:17:33
a pessoa cria e interpreta um personagem, registra seu cotidiano, consegue a interação de outras pessoas com o personagem..... pra mim é arte

Como eu disse o conceito de arte é muito discutível, se criar um personagem,registrar seu cotidiano e conseguir interação é arte, o face e instagram está repleto de artistas. Eu sou daqueles mais chatos que vê quatro folhas de caderno em branco, uma do lado da outra ou várias bonecas sem cabeça jogadas no chão e não considera arte.