Autor Tópico: vivendo e aprendendo  (Lida 3486 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 26 de Janeiro de 2016, 18:42:38
....Já vi vários casos do cara que pergunta qual comprar entre X e Y, e o pessoal do fórum sugere a Z e o cara C@#A pro que eles falaram...

E quem opinou tampouco está nem aí para o que o fulano comprou, portanto sem problemas...  ;)


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #16 Online: 26 de Janeiro de 2016, 19:14:16
Hoje em dia parece que acontece tudo isso porque os mais velhos, não digo no forum, digo os mais experientes na fotografia, parece as vezes com medo de mostrarem seu trabalho e depois alguém perguntar como foi feito e ele ter que ensinar, é tipo assim: eu sei fazer porém quero que só eu saiba assim vou ter mais trabalho, acredito que o ramo da fotografia é um dos ramos mais disputados, porém se caso se formar 1000 fotografos hoje, terá trabalho para todos eles com certeza, lógico uns com mais trabalhos e outros com menos, eu não coloco no forum número de contato, também não divulgo tanto meu trabalho, pois sei que ainda estou gatiando, porém mesmo assim me aparece trabalhos, quando comecei na fotografia coloquei por objetivo trabalhar com eventos de crianças, porém o meu primeiro trabalho foi casamento, e um indicando, outro e outro, hoje só fotografei casamentos, único niver que fiz, fiz de graça kkkkkk, hoje sei que não sou tão experientes como muitos, mas já dei chances de pessoas do forum que nem conheço me acompanhar em casamentos para adquirir portfolio, não quiz nenhuma foto que a pessoa fotografou, não porque era ruim, mas sim porque não achei justo sendo que não paguei para estar lá, mas e aí você, faria a mesma coisa? levaria um desconhecido para seu evento, ou ficaria cheio de soberba dizendo que ele vai atrapalhar, que vai disparar flash em sua direção, que vai "queimar seu filme" infelizmente o mundo está cheio de egoístas que se acham insubstituíveis mas que são tão inseguros como medo de perder o pouco trampo que tem que da pena, não atacando ninguém, apenas dizendo a realidade de muitos, não de todos é claro, lembrando o cara foi comigo, fotografou, ficou super feliz, não me atrapalhou em momento nenhum pois expliquei como atuo e como ele teria que atuar, e lógico, tudo com permissão dos noivos, mas acho que por tudo isso, que tem mais debates sobre equipamentos kkkkkk, mas também não to nem aí, eu participo também, e já deixa eu olhar os posts para ver se tem algum tópico novo com alguém com dúvida no que comprar kkkkkk, e alguém quizer me chingar kkkkkk, a vontade, todos tem liberdade de expressão, e bora fotografar.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #17 Online: 27 de Janeiro de 2016, 09:39:50
mas e aí você, faria a mesma coisa? levaria um desconhecido para seu evento, ou ficaria cheio de soberba dizendo que ele vai atrapalhar, que vai disparar flash em sua direção, que vai "queimar seu filme" infelizmente o mundo está cheio de egoístas que se acham insubstituíveis mas que são tão inseguros como medo de perder o pouco trampo que tem que da pena, não atacando ninguém, apenas dizendo a realidade de muitos

Claudio, creio que essa seja uma questão bem delicada, que não tem como generalizar.

Sim, o mundo está cheio de egoístas que se acham insubstituíveis, alguns até mais acham que tem conhecimento do que tem realmente, mas paciência.

Levar alguém junto, passar conhecimento, revelar a outras pessoas coisas que as vezes vc levou anos pra entender - prq teoria e receitas tem aos montes, mas as variáveis e imprevistos que surgem é que nos dão o mais importante: experiência - eu penso que somente se, ou for alguém com quem vc realmente quer dividir esse conhecimento, ou então que vc ganhe para isso.

E não acho que isso seja errado ou egoísta, acho que é o justo. Principalmente se vc vive profissionalmente disso, pague as contas e se sustente, não da pra vc bancar o bonzinho e dar um tiro no pé.

Ai lá na frente, se algum outro profissional te superar, roubar os teus cliêntes, o problema é a sua capacidade ou sua vontade de fazer as coisas que ficaram aquém. Mas esse é o mundo, lei de seleção natural.

Postar a foto com o exif, comentar ou explicar as técnicas utilizadas?....hahaha...isso não garante nada que os que lerem vão conseguir fazer a mesma coisa ou melhor.

Acho bobagem esconder o jogo, prq tem muuuiiittaaa gente fazendo tbm, e fazendo melhor, mas se vc tem um jeitinho seu de fazer, que tras um diferencial, acho sinceramente que vc deve guardar.

Isso se chama identidade! :ok:


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #18 Online: 27 de Janeiro de 2016, 19:02:47
no caso do youtube pode até ter muitos videos assim, mas tem também muitos videos bons para quem tem paciência de aprender, tido: escolar pública de fotografia, o cara que faz os videos, se for falar de fotômetro ele diz até quem foi que inventou, mostra desde os primeiros modelos até os mais sofisticados para depois explicar para que são usados.


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #19 Online: 27 de Janeiro de 2016, 19:06:31
Claudio, creio que essa seja uma questão bem delicada, que não tem como generalizar.

Sim, o mundo está cheio de egoístas que se acham insubstituíveis, alguns até mais acham que tem conhecimento do que tem realmente, mas paciência.

Levar alguém junto, passar conhecimento, revelar a outras pessoas coisas que as vezes vc levou anos pra entender - prq teoria e receitas tem aos montes, mas as variáveis e imprevistos que surgem é que nos dão o mais importante: experiência - eu penso que somente se, ou for alguém com quem vc realmente quer dividir esse conhecimento, ou então que vc ganhe para isso.
Mas no caso é normal discordar, o anormal seria alguém dizer que concorda kkkkkk, eu sei disso porque quando começei ralei muito e me ofereci até de graça para estar como auxiliar de alguém, mas ninguém quiz kkkkkk, só sei de uma coisa levando eu ou não, eu lutei e aprendi, tenho meus clientes, e eles me indicam mais, e no caso continua um monte de gente precisando urgente de fotógrafos, como também muitos fotógrafos precisando usando de trabalhos, por que? sei lá. :ok:
E não acho que isso seja errado ou egoísta, acho que é o justo. Principalmente se vc vive profissionalmente disso, pague as contas e se sustente, não da pra vc bancar o bonzinho e dar um tiro no pé.

Ai lá na frente, se algum outro profissional te superar, roubar os teus cliêntes, o problema é a sua capacidade ou sua vontade de fazer as coisas que ficaram aquém. Mas esse é o mundo, lei de seleção natural.

Postar a foto com o exif, comentar ou explicar as técnicas utilizadas?....hahaha...isso não garante nada que os que lerem vão conseguir fazer a mesma coisa ou melhor.

Acho bobagem esconder o jogo, prq tem muuuiiittaaa gente fazendo tbm, e fazendo melhor, mas se vc tem um jeitinho seu de fazer, que tras um diferencial, acho sinceramente que vc deve guardar.

Isso se chama identidade! :ok:


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 27 de Janeiro de 2016, 20:43:27
Youtube... tutoriais... receitas de bolo... como fazer, mas sem precisar saber o porquê... sério que acham isso bom? Que consideram mais isso do que boas páginas com conteúdo teórico explicando o porquê das coisas? Procurar receita de bolo no youtube, para mim, não é muito diferente do que criar aqui no forum um tópico perguntando "como eu consigo esse efeito na foto???" Reclamam disso, mas buscam por isso... querem mais temas sobre arte, mas os temas existentes morrem à míngua e vão parar na página 200...  não entendo...
 


Bem por aí mesmo, mas parece uma praga da geração atual, ou do atual estágio da humanidade já que tem muito velho que também quer tudo mastigado.

Parece que todo mundo está com preguiça de ler, se não tiver um vídeo de 5 minutos contando o milagre ou uma lista estilo Buzzfeed o sujeito já acha super difícil.
 


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #21 Online: 27 de Janeiro de 2016, 21:28:34
bom,nem todos os videos dao a receita de bolo,no entanto,dao dicas muito valiosas!Para algumas pessoas,parece ridiculo,para outros,mais uma forma de pescar algo.Geralmente tambem ha os exifs das fotos em livros de fotografia,tenho dois,entao afirmo,os livros tambem sao receita de bolo kkkkk
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 28 de Janeiro de 2016, 01:01:23
bom,nem todos os videos dao a receita de bolo,no entanto,dao dicas muito valiosas!Para algumas pessoas,parece ridiculo,para outros,mais uma forma de pescar algo.Geralmente tambem ha os exifs das fotos em livros de fotografia,tenho dois,entao afirmo,os livros tambem sao receita de bolo kkkkk

Hum... isso depende do livro, do site, do vídeo, do fórum e, sobretudo, do interesse de cada um. E me desculpe, afirmar o que diz baseado em apenas 2 livros, não posso considerar... não que não existam livros de noções básicas, mas eles servem para iniciar o caminho da leitura, da busca... não são um fim em si próprios...


Jux Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 28 de Janeiro de 2016, 09:02:54
Na minha opinião, humanos tem a tendência de criarem problemas que não existem... Todos nós passamos por isso; dúvidas e ânsia de aprender.

Fica nervoso quando o carro de auto-escola murrinha na sua frente? Era VOCÊ antes...

Se este fórum existisse nos anos 80, vários dos deuses da fotografia aqui existentes postariam as mesmas perguntas que os novatos postam:

"Sugestão para primeira câmera
« Online: Ontem às 18:53:40 - 1985»

Bom dia camaradas!
Qual a diferença entre a Zenit-E e a TLL?
Quem usa Pentax na Zenit-122K? É supimpa o sistema de montagem?"
Problema no fotômetro de célula de selênio da Zenit-E. Quem ajuda?"

O que nos falta é EMPATIA.. Concordo que uma parcela atual dos jovens fotógrafos tem preguiça de procurar a informação, visto que para alguns as explicações técnicas são bem complicadas. Mas isso não é motivo pra dizer que o fórum está morrendo e a cada dia se tornar mais ranzinza, não contribuir, escrotizar quem procura ajuda (caso da menina que sonhava em ser fotógrafa e alguém falou que ela era fake) ou simplesmente abandonar o fórum ou conversar somente em tópico divinos da filosofia fotográfica.

Eu gosto daqui e quero aprender e contribuir mais. O fórum vai morrer, mas quem está matando ele? Os novatos tem conhecimento para matá-lo? Quem são os líderes? A responsabilidade é de TODOS, mas principalmente de quem está na cabeceira.

Paciência e empatia. A parcela dos que querem aprender é muito maior, te garanto.


||Canon EOS 5D Mark II & Canon BG-E6 || Canon EF 35mm f/2 IS USM || Canon Speedlite 580 EX II || RT YN-622c & 622c TX || Lightsphere Gary Fong || Kingston FCR-HS4

https://www.instagram.com/juxmendez/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 28 de Janeiro de 2016, 09:09:48
Jux, não vejo por esse lado não. Eu não acho ruim que as pessoas ajudem os outros, não acho ruim que postem em tópicos de equipamento. Eu mesmo estou sempre respondendo e ajudando o quanto posso.

O que eu acho ruim é que as pessoas não participem dos tópicos de arte fotográfica, ou qualquer outro que não seja só de equipamentos. Quando o interesse fica apenas na questão de qual câmera comprar é que eu acho ruim.

E concordo contigo, a responsabilidade é de todos, mas principalmente dos mais antigos do fórum. Somos nós que temos que participar mais de tópicos sobre arte e técnica, e ver se com isso atrai o interesse dos outros. Mas o que se vê aqui é gente que já tem anos de fórum e ainda fica discutindo Canon x Nikon, DSLR x Mirrorless, fixa x zoom, e por aí vai...


Jux Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 28 de Janeiro de 2016, 09:22:26
Mas o que se vê aqui é gente que já tem anos de fórum e ainda fica discutindo Canon x Nikon, DSLR x Mirrorless, fixa x zoom, e por aí vai...

Concordo com você, mas vamos tentar enxergar o fluxo futuro disso:

O cara perguntou sobre "Canon x Nikon, DSLR x Mirrorless, fixa x zoom.." Depois que recebeu ajuda, ele evoluiu.. Daí pra frente, qual o caminho ele provavelmente seguirá? Acredito que seja o da Arte Fotográfica. Precisamos garimpar isso...

A única coisa que não gosto é que o cara não faz busca. Muitas perguntas, talvez 30 a 40% sobre equipamentos poderiam ser suprimidas se o cara pesquisasse. Duas das lentes que eu tenho foram compradas depois de pesquisar fóruns sobre ela aqui; não precisei perguntar ou abrir tópico.

Acho que o foco é reforçar a ideia da busca da informação.
||Canon EOS 5D Mark II & Canon BG-E6 || Canon EF 35mm f/2 IS USM || Canon Speedlite 580 EX II || RT YN-622c & 622c TX || Lightsphere Gary Fong || Kingston FCR-HS4

https://www.instagram.com/juxmendez/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #26 Online: 28 de Janeiro de 2016, 09:28:05
Concordo com você, mas vamos tentar enxergar o fluxo futuro disso:

O cara perguntou sobre "Canon x Nikon, DSLR x Mirrorless, fixa x zoom.." Depois que recebeu ajuda, ele evoluiu.. Daí pra frente, qual o caminho ele provavelmente seguirá? Acredito que seja o da Arte Fotográfica. Precisamos garimpar isso...

Sim, mas no caso, estou me referindo ao pessoal mais antigo do fórum mesmo. Aqueles que já têm anos de casa e ainda assim ficam apenas nas brigas de equipamentos, marcas, etc. Isso que eu acho prejudicial ao fórum, bem mais do que os iniciantes que perguntam de equipamentos...



Jux Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 28 de Janeiro de 2016, 09:49:28
Sim, mas no caso, estou me referindo ao pessoal mais antigo do fórum mesmo. Aqueles que já têm anos de casa e ainda assim ficam apenas nas brigas de equipamentos, marcas, etc. Isso que eu acho prejudicial ao fórum, bem mais do que os iniciantes que perguntam de equipamentos...

Ah sim, você se refere aos fanboys..  :hysterical:
Bom, estes eu ignoro.
||Canon EOS 5D Mark II & Canon BG-E6 || Canon EF 35mm f/2 IS USM || Canon Speedlite 580 EX II || RT YN-622c & 622c TX || Lightsphere Gary Fong || Kingston FCR-HS4

https://www.instagram.com/juxmendez/


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #28 Online: 28 de Janeiro de 2016, 09:56:26
Sim, mas no caso, estou me referindo ao pessoal mais antigo do fórum mesmo. Aqueles que já têm anos de casa e ainda assim ficam apenas nas brigas de equipamentos, marcas, etc. Isso que eu acho prejudicial ao fórum, bem mais do que os iniciantes que perguntam de equipamentos...

Verdade! Então vamos nós e quem mais que tiver disposição, seja antigo, novo, com muito ou pouco conhecimento, fazermos a nossa parte, contribuindo, expondo opinião, questionando mas com educação e respeito, enfim, com a empatia que o Jux citou e que anda meio escondida no mundo, principalmente nas redes sociais.

Discordar e argumentar é fantástico! Acho muito legal quando alguém expõe uma ideia que eu concordo plenamente e logo abaixo um outro rebate discordando e com argumentos totalmente plausíveis.... isso faz a gente pensar, perceber que as coisas podem e tlvz sejam diferentes do que tínhamos quase certeza.

E quem quiser ficar de ranço, rosnando ou tirando sarro, sentindo-se o dono da verdade, ok!
Tenho pena de gente assim. :(


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #29 Online: 28 de Janeiro de 2016, 10:04:09
:shock:

"...vários dos deuses da fotografia aqui existentes..."
"...ou conversar somente em tópico divinos da filosofia fotográfica."
"O cara perguntou sobre "Canon x Nikon, DSLR x Mirrorless, fixa x zoom.." Depois que recebeu ajuda, ele evoluiu.. Daí pra frente, qual o caminho ele provavelmente seguirá? Acredito que seja o da Arte Fotográfica."

 :ponder:

Hum... estou vendo uma nova rivalidade conceitual: novatos x veteranos... por que você acha que só veteranos entram nas salas de arte fotográfica ou que novatos só entram nelas após sua evolução??? E por que achar que não se pode entrar só na sala de equipamentos se é disso que a pessoa gosta??? Entra e frequenta essas salas quem quer e quem gosta. Se não tem interesse ou não gosta, entrar para quê? Para ver que tem muita gente discutindo sobre equipamento? Não consigo ver problema nisso.
Meu questionamento é sobre quem levanta esses questionamentos mas não vê que não faz também o que afirma ser importante.  Meu problema é com a reação das pessoas, sejam novatos ou veteranos (  :shock: ) quando alguém resolve falar criticamente e educadamente sobre uma foto postada onde todos elogiaram... o melindre de quem recebe a crítica é que faz muitos dos "veteranos" se afastarem do forum.