Autor Tópico: vivendo e aprendendo  (Lida 3528 vezes)

marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #30 Online: 28 de Janeiro de 2016, 10:15:06
Na verdade Cláudio e amigos do MF, o que vejo hoje é que está acontecendo com a profissão de fotografia o mesmo que estava acontecendo na década passada com desenvolvedores de web: a galera aprendia a utilizar um software de criação de site e já partia para a carreira de desenvolvedor web, sem nunca ter passado por um departamento de marketing de empresa ou agência.

Resultado: uma penca de empresas tinham site (o lance era estar na rede, não importa como), mas não tinham relação nenhuma com a empresa, pois quem criou, sabia apenas manipular um software - não teve o cuidado de aprender o que a empresa fazia, para depois criar o site.

Hoje ocorre o mesmo com fotografia: as pessoas fazem ótimas fotografias em casa, em momento em família, nos aniversários de parentes, etc. e o avanço da tecnologia está fazendo com que as marcas lancem modelos com mais frequência, o que barateia o equipamento e desta forma, qualquer um pode comprar uma DSLR e sendo assim, tendo o equipamento, sou profissional e posso trabalhar - nada contra isso, se a pessoa é boa no que faz, é justo que se profissionalize, mas o faça em todos os termos.

Desta forma, o que vejo é que as pessoas estão pulando de uma "câmera de bolso" para uma câmera de lentes intercambiáveis e, como não sabem nada sobre lentes, mas apenas sobre apertar o botão, vira essa enxurrada de perguntas sobre qualquer equipamento é melhor, qual lente custa menos, qual isso ou qual aquilo.

Porém, apesar de tudo isso, o fórum é maravilhoso, pois temos a oportunidade de discutir diversas outras coisas, que ao meu ver são importante - recentemente eu postei uma mensagem perguntando sobre os flashs Youngnuo, pois nunca os utilizei e nem conheço ninguém que tenha um - foi super legal e importante pra mim, pois descobri que são bons e sendo assim, ao invés de gastar um dinheiro maior em um flash das marcas tradicionais e conhecidas, poderei poupar tendo um equipamento de nível similar.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #31 Online: 28 de Janeiro de 2016, 10:33:43
Hum... isso depende do livro, do site, do vídeo, do fórum e, sobretudo, do interesse de cada um. E me desculpe, afirmar o que diz baseado em apenas 2 livros, não posso considerar... não que não existam livros de noções básicas, mas eles servem para iniciar o caminho da leitura, da busca... não são um fim em si próprios...
kkkk na verdade estava zuando,realmente,nw da pra levar em consideracao 2 livros apenas!Mas enfim,a fotografia eh bem complexa,na correria da vida,falta de bons cursos,etc..qualquer fonte onde possamos pescar alguma coisa eh valido..ao menos para mim,eh claro..abracos..
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #32 Online: 28 de Janeiro de 2016, 10:44:49
Ah sim, você se refere aos fanboys..  :hysterical:
Bom, estes eu ignoro.

Isso! Kkk
Eu também ignoro, mas não dá pra negar que isso é chato e uma hora cansa.


Jux Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 28 de Janeiro de 2016, 10:55:36
:shock:

"...vários dos deuses da fotografia aqui existentes..."
"...ou conversar somente em tópico divinos da filosofia fotográfica."
"O cara perguntou sobre "Canon x Nikon, DSLR x Mirrorless, fixa x zoom.." Depois que recebeu ajuda, ele evoluiu.. Daí pra frente, qual o caminho ele provavelmente seguirá? Acredito que seja o da Arte Fotográfica."

 :ponder:

Hum... estou vendo uma nova rivalidade conceitual: novatos x veteranos... por que você acha que só veteranos entram nas salas de arte fotográfica ou que novatos só entram nelas após sua evolução??? E por que achar que não se pode entrar só na sala de equipamentos se é disso que a pessoa gosta??? Entra e frequenta essas salas quem quer e quem gosta. Se não tem interesse ou não gosta, entrar para quê? Para ver que tem muita gente discutindo sobre equipamento? Não consigo ver problema nisso.
Meu questionamento é sobre quem levanta esses questionamentos mas não vê que não faz também o que afirma ser importante.  Meu problema é com a reação das pessoas, sejam novatos ou veteranos (  :shock: ) quando alguém resolve falar criticamente e educadamente sobre uma foto postada onde todos elogiaram... o melindre de quem recebe a crítica é que faz muitos dos "veteranos" se afastarem do forum.


Quis dizer que depois que a pessoa decidiu seu equipamento, basicamente ela não tem mais essa preocupação e pode-se dedicar ao olhar dela.. está mais livre para apreciar outras coisas... acho que você distorceu um pouco o que eu disse...
E também não acho que há rivalidade novatosXveteranos.. o que é irritante é a ignorância ao tempo... tem veterano que acha que ninguém será como ele, sendo que para o novato alcançá-lo, é meramente questão de tempo... tem gente que não aceita isso... e assim ele deprecia o novato... só se alguma divindade desceu dos céus e lhe agraciou com um conhecimento único... aí sim é outra estória...

Eu não tenho problema com isso. Nenhum.
E não estou generalizando. Mas não vejo novato escrotizando veterano.

||Canon EOS 5D Mark II & Canon BG-E6 || Canon EF 35mm f/2 IS USM || Canon Speedlite 580 EX II || RT YN-622c & 622c TX || Lightsphere Gary Fong || Kingston FCR-HS4

https://www.instagram.com/juxmendez/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #34 Online: 29 de Janeiro de 2016, 01:08:10
Criem topicos com conteudos que lhes interessem.

E parem de abrir topicos para reclamar de conteudos que nao lhes interessam.

Se nao tem ideias para abrir topicos com conteudos que lhes interessem. Parem de ficar se frustrando vendo conteudos que nao lhes interessam e usem esse tempo para fotografarem, planejarem uma serie fotografica, fazerem estdudos fotograficos, apreciarem as proprias fotos. E voltem para abrirem topicos falando disso. Trazendo o aprendizado, duvidas e observacoes de conteudos que lhes interessam.

Vcs estao muito atoa...  :D


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #35 Online: 29 de Janeiro de 2016, 07:57:51

Criem topicos com conteudos que lhes interessem.

E parem de abrir topicos para reclamar de conteudos que nao lhes interessam.


X 1000
D600 - E-M10


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 29 de Janeiro de 2016, 12:33:14
Criem topicos com conteudos que lhes interessem. ...
E parem de abrir topicos para reclamar de conteudos que nao lhes interessam.

Pois é, essa posição de abrir tópico para julgar é estranha. Como nada têm a colaborar ou, se tendo, não atraindo a atenção esperada ("herói local" é uma espécie de "auto-fanboy"), sobem no banquinho e começam a criticar, pois nada mais lhes resta. Deixem o pessoal curtir o barato deles, uai...  ;)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #37 Online: 29 de Janeiro de 2016, 15:11:03
Criem topicos com conteudos que lhes interessem.

E parem de abrir topicos para reclamar de conteudos que nao lhes interessam.


Kkkkk, tem razão!


Jux Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 29 de Janeiro de 2016, 15:27:26

Kkkkk, tem razão!

Isso, fotografar é melhor!  :ok:
||Canon EOS 5D Mark II & Canon BG-E6 || Canon EF 35mm f/2 IS USM || Canon Speedlite 580 EX II || RT YN-622c & 622c TX || Lightsphere Gary Fong || Kingston FCR-HS4

https://www.instagram.com/juxmendez/


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #39 Online: 29 de Janeiro de 2016, 18:30:07
Criem topicos com conteudos que lhes interessem.

E parem de abrir topicos para reclamar de conteudos que nao lhes interessam.

Se nao tem ideias para abrir topicos com conteudos que lhes interessem. Parem de ficar se frustrando vendo conteudos que nao lhes interessam e usem esse tempo para fotografarem, planejarem uma serie fotografica, fazerem estdudos fotograficos, apreciarem as proprias fotos. E voltem para abrirem topicos falando disso. Trazendo o aprendizado, duvidas e observacoes de conteudos que lhes interessam.

Vcs estao muito atoa...  :D Croix, na verdade esse tópico não é uma reclamação e sim uma obeservação que fiz kkkkkk, só reclamaria se fosse algo que eu não participasse de maneira nenhuma, e pelo contrário onde tem pessoas em dúvidas de equipamento, se eu posso ajuda em minha pouca experiência eu faço, mas esse tópico rendeu bastante comentários e ainda que não pareça, aprendo com ele, e no caso de abrir tópicos com outros conteúdos até penso, porém não o faço, pois estou sem pc e só usando da firma, então fico sem tempo para acompanhar, e fico restrito a algumas coisas, tanto é que fiquei alguns meses fora do forum, voltei agora, porém com esse pc, o máximo que consigo são comentários  :ok: