Autor Tópico: vivendo e aprendendo  (Lida 3485 vezes)

claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Online: 24 de Janeiro de 2016, 18:09:21
Pesquisando no fórum para achar algo interessante, achei mais tópicos de qual equipamento é melhor ou qual comprar, qual lente é melhor, tenho x qual equipamento vale mais a pena kkkkkk, hoje pessoas que estão iniciando por mais que dizemos que o equipamento não faz tanta diferença eles não acreditam, e vejo que quando a pessoa pergunta qual equipamento comprar, na verdade ela já tem um equipamento em vista, que por mais que você fale outro ela vai aceitar comprar, vai entender o povo, eu fui assim, hoje tenho uma 60d, 70d e uma 6d, comecei com nikon d3100, passei para d7000, e vou ser sincero, muitas fotos que fiz com d7000 prefiro do que muitas feitas com full frame, é igual aquela baita foto que você de alguém, aí pensa logo que foi um equipamento top, aí conversa com a pessoa e ela diz: foi com uma 50d e lente 18-55 aí vc diz: caramba kkkkkk, mas achei também sim muitas coisas interessantes no fórum, posts antigos com dicas, técnicas usadas, fotos de exemplo etc....


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2016, 10:37:21
eh por conta disso que o forum esta "morrendo" aos poucos!Eu ainda entro com frequencia por estar na ansiedade de aprender mais,mas sempre sei que o assunto que encontrarei aqui serao quase que todos sobre equipamento.Sao poucos os topicos sobre outros assuntos
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2016, 10:38:48 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2016, 23:24:23
eh por conta disso que o forum esta "morrendo" aos poucos!Eu ainda entro com frequencia por estar na ansiedade de aprender mais,mas sempre sei que o assunto que encontrarei aqui serao quase que todos sobre equipamento.Sao poucos os topicos sobre outros assuntos
Verdade, porém não podemos desistir, creio que o fórum já me ajudou bastante em dúvidas que tinha, hoje ainda são muitas, mas nem sempre as expresso no fórum, e sabendo que já me ajudou, hoje tento ajudar aqueles que tem mais dúvidas que eu, porém só em questões de equipamentos que não me envolvo tanto  :ok:


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2016, 08:26:00
Pra mim o fórum está em segundo plano.
Não o utilizo mais para ser minha primeira/principal fonte de aprendizagem. Se quero aprender, recorro ao Youtube e Eduk.

O fórum me ajudou muito, mas hoje já estou de saco cheio de ler tópicos sobre "qual câmera ou lente comprar?" sendo criados quase que diariamente.  :aua:
Em quase 100% dos casos, poderiam tirar essas dúvidas clicando na lupa ou lendo o manual da câmera.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2016, 09:26:04
Boas observações.

Todos iniciamos acreditando mais no equipamento do que no fotografo, mas isso em parte é originado no marketing que as marcas criam ( pois elas querem e precisam vender a nova versão ) e até alguns fotografos que consideramos referencia ( alguns que, ou são patrocinados, ou mesmo são fans-boy ).

Eu acesso o Fórum todos os dias, mais de uma vez, não só pra aprender ( pois realmente existem outros modos mais focados e didáticos, tlvz ) mas prq acredito que coisas novas podem ser comentadas e discutidas.

Sinceramente acho que o Fórum não está morrendo, ele vai se modificando por ser assumido por outros usuários mais assíduos ( novatos ), ao mesmo tempo em que vai sendo largado pelos mais antigos, justamente pelos assuntos abordados, que antes eram novidade mas agora já cansaram, mas que pros novos ainda é a novidade.

Assim, se pararmos pra pensar, isso é o que contribui para que o nível mantenha-se baixo, de iniciante, pois são esses frequentadores que mantém o Fórum vivo, e seguem abordando e discutindo assuntos mais iniciantes.

Cabe aos mais experientes e com maior conhecimento a responsabilidade de elevar o nível do conteúdo, mas o que se vê, infelizmente ( podem berrar os que quiserem ) é uma briga de egos e vaidade quando os debatentes são ou consideram-se com mais conhecimento, quase sempre terminando em brigas e desavenças.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2016, 09:33:59
Cabe aos mais experientes e com maior conhecimento a responsabilidade de elevar o nível do conteúdo, mas o que se vê, infelizmente ( podem berrar os que quiserem ) é uma briga de egos e vaidade quando os debatentes são ou consideram-se com mais conhecimento, quase sempre terminando em brigas e desavenças.

Bem por aí. Cabe mesmo a nós, mais antigos no fórum, trazer a discussão mais para o lado da arte e até mesmo da técnica do que para o lado do equipamento. Trazer a discussão mais para o lado da conversa e troca de informações do que para o lado da briga de egos e conhecimento.

Se os "veteranos" parassem de brigar por marcas ou formato de câmera, acredito que o foco geral do fórum poderia ser melhor encaminhado.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2016, 09:34:23
Pra mim o fórum está em segundo plano.
Não o utilizo mais para ser minha primeira/principal fonte de aprendizagem. Se quero aprender, recorro ao Youtube e Eduk.

O fórum me ajudou muito, mas hoje já estou de saco cheio de ler tópicos sobre "qual câmera ou lente comprar?" sendo criados quase que diariamente.  :aua:
Em quase 100% dos casos, poderiam tirar essas dúvidas clicando na lupa ou lendo o manual da câmera.
o youtube eh nota 1000,pena eu nw entender nada de ingles,tem muita coisa a respeito e muitos feras com seus videos
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2016, 09:35:11 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2016, 15:22:04
o youtube eh nota 1000,pena eu nw entender nada de ingles,tem muita coisa a respeito e muitos feras com seus videos

Aproveito o ensejo pra dar um toque pro pessoal: No canal da B&H, no youtube tem palestras sobre fotografia muito interessantes, só que claro, todas em ingles.

Mas mesmo que não entende nada, vale ver as fotos apresentadas como exemplo e inspiração :ok:


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2016, 15:28:37
Isso quer dizer que existe um nicho a ser explorado: bons tutoriais de fotografia no Youtube...

 :ponder:
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 26 de Janeiro de 2016, 15:55:25
Youtube... tutoriais... receitas de bolo... como fazer, mas sem precisar saber o porquê... sério que acham isso bom? Que consideram mais isso do que boas páginas com conteúdo teórico explicando o porquê das coisas? Procurar receita de bolo no youtube, para mim, não é muito diferente do que criar aqui no forum um tópico perguntando "como eu consigo esse efeito na foto???" Reclamam disso, mas buscam por isso... querem mais temas sobre arte, mas os temas existentes morrem à míngua e vão parar na página 200...  não entendo...

Editando para comentar que acho o youtube excelente para buscar qq coisa... adoro ver entrevistas com grandes fotógrafos ou algo sobre história... mas, buscar apenas tutoriais de 5 minutos de duração mostrando de forma muito personalizada, como se faz a iluminação de algo, ou foto high key ou low key, etc, muito pouco...
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2016, 15:58:53 por Pris WerSo »


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2016, 16:05:16
Youtube... tutoriais... receitas de bolo... como fazer, mas sem precisar saber o porquê... sério que acham isso bom? Que consideram mais isso do que boas páginas com conteúdo teórico explicando o porquê das coisas? Procurar receita de bolo no youtube, para mim, não é muito diferente do que criar aqui no forum um tópico perguntando "como eu consigo esse efeito na foto???" Reclamam disso, mas buscam por isso... querem mais temas sobre arte, mas os temas existentes morrem à míngua e vão parar na página 200...  não entendo...

Editando para comentar que acho o youtube excelente para buscar qq coisa... adoro ver entrevistas com grandes fotógrafos ou algo sobre história... mas, buscar apenas tutoriais de 5 minutos de duração mostrando de forma muito personalizada, como se faz a iluminação de algo, ou foto high key ou low key, etc, muito pouco...

boas paginas de conteúdo teorico de qualquer forma tambem nw seria uma "receita de bolo"???Considerando que "alguem" fez as pesquisas/estudos para que "interessados aprendam"????Eu nw vejo problema em assistir videos do youtube,sempre podemos "pescar" uma coisa ou outra!!!E morando fora,onde a falta de bons cursos impedem o aprendizado de forma mais rapida,qualquer coisa eh valido kkk
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2016, 16:07:56 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #11 Online: 26 de Janeiro de 2016, 16:10:23
Acho que o que houve foi um aumento do acesso às câmeras digitais. Hoje, com pouco mais de mil reais você consegue equipamentos razoáveis.

 E com esse aumento, cresce também a procura pelos melhores equipamentos, e quanto mais você procura, mais dúvidas surgem com relação a estes equipamentos. Então, fazendo boa parte das pesquisas sobre esse assunto acabam sendo redirecionadas para aqui. E os novatos finalizam iniciando novos tópicos sobre equipamentos...

Infelizmente, não há como controlar ou reduzir isso. A maioria não quer pesquisar, que o modo mais fácil, perguntando para os membros sobre sua experiência ao invés de olhar os tópicos antigos do fórum.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 26 de Janeiro de 2016, 16:28:31
Volta e meia esse assunto surge em questão e as coisas continuam sempre como foram... por que?
Primeiro temos que levar em conta que a dinâmica e o conteúdo de um fórum depende apenas de quem participa dele, muito se fala dos novatos interessados apenas em saber de equipamento, mas se formos olhar os tópicos sobre equipamento versus algum outro tópico que trate de fotografia em si, podemos observar que até mesmo os mais velhos do fórum (mais velhos no sentido de participar há mais tempo daqui) comentam muito mais em tópicos de equipamentos do que em outros, estão sempre buscando a lente mais nítida, e etc. Reclamam de sempre ter que responder perguntas sobre equipamentos mas estão sempre lá respondendo, criando debates sobre os equipamentos e etc.

Fato é: novatos sempre vão se sentir maravilhados por equipamentos, "qual câmera comprar" sempre vai ser primeiro ou um dos primeiros questionamentos que eles terão, e por estarem empolgados vão ser quem mais criarão tópicos para sanar as dúvidas que tem. Cabe a quem está mais tempo na área e já está cansado desse papo de equipamento criar e trazer conteúdos que não tratem sobre isso no fórum. Não esperem que os novatos criem sozinhos a consciência de que equipamento não é tudo quando você fotografa há anos e ainda está mais preocupado com a nitidez na hora de analisar uma foto na galeria do que com todo o resto do contexto da foto.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 26 de Janeiro de 2016, 16:29:03
boas paginas de conteúdo teorico de qualquer forma tambem nw seria uma "receita de bolo"???Considerando que "alguem" fez as pesquisas/estudos para que "interessados aprendam"????Eu nw vejo problema em assistir videos do youtube,sempre podemos "pescar" uma coisa ou outra!!!E morando fora,onde a falta de bons cursos impedem o aprendizado de forma mais rapida,qualquer coisa eh valido kkk

Não acho Silvio... receita de bolo é: pegue o flash tal, coloque no ângulo tal, com fundo tal e pronto! É só clicar com abertura tal e velocidade tal e faz uma foto como a minha...
Quando busca conhecimento teórico em mais de uma fonte, buscando porque colocar a luz a tal distância do fundo, o porquê de tal abertura, busca entender o mecanismo por trás daquilo para saber fazer, pensar em condições diferentes das que estão no vídeo e até saber fazer de outra forma com resultado semelhante ou oposto... mas... se qq coisa é válida, então qq coisa serve...  ;)


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2016, 16:52:27
Olha, vou ser bem sincero e dizer que SIM, as opiniões dos colegas aqui influenciam MUITO na minha fotografia.
Principalmente quanto à equip.

Uma vez postei perguntando sobre qual lente seria uma boa pra mim. Tinha 2 em mente e me chegaram indicando a 30mm ART da Sigma. Confiei nos colegas e gastei uma graninha considerável pro meu orçamento nela. Resultado? Apaixonado por ela e pelos resultados dela  :wub:

Depois vim com outra dúvida, agora quanto à câmera de backup. Citei modelos que eu estava vendo e, novamente, os colegas do fórum me deram outras alternativas que julgavam serem melhores. Confiei na opinião dos colegas e comprei a sugestão deles, logo logo saberei se foi um bom investimento.

Se todos fazem isso que eu fiz? Certeza que não. Já vi vários casos do cara que pergunta qual comprar entre X e Y, e o pessoal do fórum sugere a Z e o cara CAGA pro que eles falaram.

Mas eu sempre acompanho esse tipo de discussão, acho bem saudável ouvir a opinião das outras pessoas
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket