Autor Tópico: Por que a Cânon é melhor para vídeos do que a Nikon?  (Lida 2211 vezes)

gfreire57

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Online: 24 de Janeiro de 2016, 19:49:24
Olá pessoal, blz. Bom, faz tempo que leio que Canon é melhor que Nikon em questão de vídeo, mas sempre quis saber o porquê disso, vocês podem me explicar? (OBS: não expliquem tipo "ah a organização dos botões é melhor" ou "os profissionais usam as Canon", quero saber do ponto de vista prático, não pessoal, ou seja,quero saber se há diferença por exemplo na qualidade de imagem, cores mais vivas, etc, esse tipo de coisa).
Obrigado


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2016, 22:34:57
Permite regular a abertura durante o vídeo, pode instalar Magic Lantern que traz outras funcionalidades.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2016, 23:20:05
Permite regular a abertura durante o vídeo, pode instalar Magic Lantern que traz outras funcionalidades.
Também permite ajustar os níveis de áudio durante a gravação, ou seja está a anos luz da nikon no quesito vídeo.
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2016, 23:23:55
Citar
Também permite ajustar os níveis de áudio durante a gravação, ou seja está a anos luz da nikon no quesito vídeo.

Depende da Canon x Nikon

Uma filmagem com uma D800 por exemplo, é melhor que com uma T4i, T5i, T6i e assim vai... na verdade a  vantagem  é a abertura durante o video, o que pode ser solucionado com o uso de lentes manuais na Nikon.

Quanto ao audio, a D800, D7100, D7200 e outras tambem permitem monitorar e ajustar o audio.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2016, 23:25:29 por pedromartins021 »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2016, 12:54:28
Depende da Canon x Nikon

Uma filmagem com uma D800 por exemplo, é melhor que com uma T4i, T5i, T6i e assim vai...

Mas ai você está comparando uma câmera de 8 mil com uma de 2 mil. É uma comparação injusta.

Vou dar um exemplo, não sou vídeo maker, nem gosto de filmar, mas as vezes brinco minha filha, antes quando eu ia fazer alguma coisa com ela, usava a T3, a mais barata da Canon, e tinha umas qualidade bacana para o meu propósito, esses dias fui brincar com ela e usei a D7000, meus amigos, que merd* de vídeo, talvez eu não tenha configurado direito, mas a qualidade ficou horrível, parecia que tinha uma arvore de natal piscando no ambiente. Com a D7100 não testei ainda, mas a D7000 é uma porcaria para vídeo.


gfreire57

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2016, 15:15:36
Provavelmente vou usar uma Nikon d5300 com um gravador externo independente. Comparando com uma câmera de preço equivalente, como a t5i, o que vocês tem a dizer?


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2016, 16:19:11
...na verdade a  vantagem  é a abertura durante o video, o que pode ser solucionado com o uso de lentes manuais na Nikon...

Ou usando uma Nikon D750, que permite alterar a abertura do diafragma durante a filmagem...  :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2016, 16:36:01
Talvez com a D5 a Nikon consiga ter uma câmera que filme pelo menos igual a uma Panasonic LX100 ...


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2016, 17:45:55
Eu trabalho com video, nunca usei nenhuma das duas marcas, mas vou dar meu pitaco. Antigamente Canon era melhor sim, mas a Nikon evoluiu. A D750 já é bem vista pelos videomakers, bem como D5XXX numa linha mais acessível.

Esse site é voltado pra video, veja exemplos de tópicos relacionados:

http://www.eoshd.com/2013/02/nikon-d5200-review/
http://www.eoshd.com/2013/02/nikon-d5200-vs-canon-5d-mark-iii/
http://www.eoshd.com/2015/05/nikon-hacker-gets-raw-video-from-d5100/
http://www.eoshd.com/2016/01/nikon-d500-with-super-35mm-4k-video/
http://www.eoshd.com/2014/09/nikon-d810-video-quality-leapfrogs-canon-5d-mark-iii/
http://www.eoshd.com/comments/topic/7816-nikon-d5300-vs-sony-a6000/
http://www.eoshd.com/comments/topic/4246-canon-70d-or-nikon-d5300-or-something-else-for-video/

É uma boa fonte de informação, não que eu concorde com tudo...  :)
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2016, 17:49:00 por Rinaldo »
  vimeo     flickr     insta


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2016, 17:49:39
Talvez com a D5 a Nikon consiga ter uma câmera que filme pelo menos igual a uma Panasonic LX100 ...

Aproveitando o comentário, um dos motivos de eu ter trocado Olympus por Panasonic (a E-M10 está de corpo backup) foi ler a respeito do vídeo da D750, que eu realmente nunca usei. O artigo falava que, detalhes técnicos digitais à parte, a Nikon tinha conseguido obter uma qualidade de imagem admirável na D750. Acostumado com o vídeo da E-M10, fiquei surpreso com a imagem do vídeo da Nikon: qq filmeco era muito mais bonito do que eu conseguia na Olympus.

Apenas uma coisa "matava" o vídeo da Nikon para meu uso (sem tripé e outros recursos de quem é entusiasmado pela coisa): a falta do Focus Peaking. Nunca uso AF em vídeo, pois o "vai e volta" do foco eu acho muito desagradável e tentar acertar o foco no display LCD "no olho" é infernal. Por mais nítido e brilhante que seja o display da D750, um auxílio visual faz falta para o foco manual.

Nas mirrorless com Peaking é muito fácil acertar o foco no display, a Panasonic inclusive dando a dica para que lado vc está girando o anel de foco (sentido infinito ou close up). Aí eu passei para Panasonic: além da qualidade do still do m4/3, os auxílios de peaking e zebra tornam viável usar foco manual em vídeo sem suporte.   

Como o Magic Lantern permite obter Focus Peaking nas Canon, eu acho uma vantagem enorme para a marca em relação à Nikon...    :ok:
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2016, 17:52:00 por efilho »


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2016, 18:21:56
Será que é pq a Nikon se preocupa mais em ser a melhor na fotografia.... (brincadeirinha pessoal)


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2016, 18:55:30
na verdade a canon te da a oportunidade de chegar em bons resultados mais fácil, não que a Nikon seja ruin mas para ter um video com a mesma qualidade tera muito mais trabalho, como já dito, colocar lentes manuais, já que não consegue regular a abertura, fazer uso de iluminação extra, mas a canon na verdade é mais praticidade, é igual comparar ela em fotografias, no caso com a canon chegará no mesmo resultado mas as vezes tera o trabalho de editar um pouco mais as cores para chegar no mesmo resultado, mas não que não consiga, não defendo nem uma nem outra, só dizendo pois já tive Nikon, hoje tenho canon, e sei dizer que as duas são ótimas, mas e aí ajudou?


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2016, 21:02:09
Sábado agora fiz um evento e tinha um Cinegrafista com D7100, perguntei se ele gostava...Disse que adorava, contou um pouco da história dizendo que veio das filmadoras mini DV direto pra Nikon.

Ele usava em sua D7100 uma Sigma 24-70mm sempre Manual.

Acredito que seja uma questão de praticidade, como o Claudio comentou. Mas sei lá, não manjo nada de filmagens kkkk


gfreire57

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2016, 23:10:43
O que é essa "zebra" e o focus peaking?


gfreire57

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2016, 23:15:06
E pessoal ta ajudando bastante vlw ;) eu acho q vou continuar com a ideia de pegar a d5300, mesmo sendo menos prática, como disseram, embora seja menos cara que sua concorrente, a t5i. Ai vou pegar uma primeiro tb, será que ajuda um pouco na resolução desses problemas? E quais lentes oferecem essa "exposição manual" para as Nikon? (Se puderem mandar fotos ou links ;) )