Autor Tópico: Lente 18-135mm vs 55-250mm  (Lida 5040 vezes)

andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Online: 24 de Janeiro de 2016, 23:43:08
Tenho uma T5 com lente do kit 18-55mm IS II e uma 50mm 1.8 STM.
Acontece que tenho tido dificuldade para fotografar eventos noturnos (igrejas, aniversários, casamentos) com luz ambiente, saindo fotos com qualidade questionável.
Como quase sempre, e todo o tempo, o espaço é limitado, não dá pra usar a 50mm, e com a 18-55mm tem que subir o ISO sempre a pelo menos 1600, fazendo com as imagens percam muito a qualidade.

Pesquisei sobre minha dúvida mas as poucas coisas que encontrei são bem antigas de tópicos mortos.

A dúvida é qual das duas lentes são melhores e vai me entregar melhor qualidade de imagem??

Obrigado desde já!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2016, 08:39:51
Para eventos noturnos, nenhuma destas lentes vão facilitar sua vida pois ambas são escuras e continuara tendo que subir bem o iso. Para te ajudar terá que comprar lentes claras/rápidas como a EF-s 17-55 f2.8 is ou partir para primes grande angulares, uma vez que, mencionou que os espaços são limitados. :ok:
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


Jux Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2016, 09:00:30
Para eventos noturnos, nenhuma destas lentes vão facilitar sua vida pois ambas são escuras e continuara tendo que subir bem o iso. Para te ajudar terá que comprar lentes claras/rápidas como a EF-s 17-55 f2.8 is ou partir para primes grande angulares, uma vez que, mencionou que os espaços são limitados. :ok:

Assino! Tenho ela no meu set e foi a melhor escolha pra mim... Já fiz muitos eventos noturnos e junto com um flash de preenchimento (se for viável) são a combinação perfeita pra não tirar fotos estilo bat-caverna (motivo claro e fundo escuro..). Se a grana estiver curta, vai de Tamrom 17-50...
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2016, 09:01:50 por Jux Mendez »
||Canon EOS 5D Mark II & Canon BG-E6 || Canon EF 35mm f/2 IS USM || Canon Speedlite 580 EX II || RT YN-622c & 622c TX || Lightsphere Gary Fong || Kingston FCR-HS4

https://www.instagram.com/juxmendez/


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2016, 09:15:13
Hummm, está fazendo falta um tanto de fundamentos...

Se a 50mm não dá para usar por causa do espaço limitado, por que você sequer cogitou a 55-250mm?
A 18-135mm tem basicamente as mesmas aberturas para o range da 18-55mm, e a qualidade ótica é um tiquinho (dizem) menor, então também não vai te ajudar...

Algumas alternativas para tentar contornar a falta de luz é usar lentes com aberturas maiores (lembre que você sacrifica profundidade de campo), ISOs maiores (lembre que você sacrifica aumentando o ruído), ou acrescentando mais Luz com o uso de flash, o que nem sempre é permitido.

Boa sorte


Tenho uma T5 com lente do kit 18-55mm IS II e uma 50mm 1.8 STM.
Acontece que tenho tido dificuldade para fotografar eventos noturnos (igrejas, aniversários, casamentos) com luz ambiente, saindo fotos com qualidade questionável.
Como quase sempre, e todo o tempo, o espaço é limitado, não dá pra usar a 50mm, e com a 18-55mm tem que subir o ISO sempre a pelo menos 1600, fazendo com as imagens percam muito a qualidade.

Pesquisei sobre minha dúvida mas as poucas coisas que encontrei são bem antigas de tópicos mortos.

A dúvida é qual das duas lentes são melhores e vai me entregar melhor qualidade de imagem??

Obrigado desde já!
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2016, 12:14:15
Hummm, está fazendo falta um tanto de fundamentos...

Se a 50mm não dá para usar por causa do espaço limitado, por que você sequer cogitou a 55-250mm?
A 18-135mm tem basicamente as mesmas aberturas para o range da 18-55mm, e a qualidade ótica é um tiquinho (dizem) menor, então também não vai te ajudar...


Fiquei na mesma dúvida aqui, sem saber o que você queria também. Se o problema é a falta de espaço de forma que 50mm é difícil de usar, por que cogitar a 55-250? Se o problema é a luz escassa, porque cogitar a 18-135mm, cuja abertura mínima é f/3.5 a 5.6, dependendo da distância focal?

Sugiro o mesmo que já foi sugerido aí: uma lente mais clara e um flash. Estas duas que você citou serviriam para outras coisas.

Abraço!
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2016, 12:16:35 por aanogueira »
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2016, 12:15:41
Por que não usa um flash?

Uma T5 para fazer eventos noturnos sem flash, acho que nem com uma 50 F1.2 resolve o seu problema.


Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2016, 14:03:38
Tenho uma T5 com lente do kit 18-55mm IS II e uma 50mm 1.8 STM.
Acontece que tenho tido dificuldade para fotografar eventos noturnos (igrejas, aniversários, casamentos) com luz ambiente, saindo fotos com qualidade questionável.
Como quase sempre, e todo o tempo, o espaço é limitado, não dá pra usar a 50mm, e com a 18-55mm tem que subir o ISO sempre a pelo menos 1600, fazendo com as imagens percam muito a qualidade.

Pesquisei sobre minha dúvida mas as poucas coisas que encontrei são bem antigas de tópicos mortos.

A dúvida é qual das duas lentes são melhores e vai me entregar melhor qualidade de imagem??

Obrigado desde já!

Boa tarde. Acho que vc já tem um equipamento para lhe atender. Na assinatura vc colocou o YN468II. Ele tem TTL e ja vai te ajudar muito a fazer os eventos. Usa rebatido e seja feliz. Tenho quase o mesmo equipamento que o seu e ta atendendo bem à experiencias que estou me jogando (por enquanto nada remunerado, somente eventos da família e ensaios da esposa, irmã, cunhada, prima e etc). Tenho a 55-250 e quase não uso. Em relação a sua pergunta qual das duas ser a melhor, acho (nao tenho certeza pq nao usei a 18-135) que a 55-250 tem uma qualidade superior leve, mas perceptível. Nenhuma das duas irá resolver seu problema. As opções que os colegas colocaram resolveriam.
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2016, 14:06:16
Tamron 17-50 + flash Yongnuo. ótimo custo benefício


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2016, 14:25:56
Fiquei na mesma dúvida aqui, sem saber o que você queria também. Se o problema é a falta de espaço de forma que 50mm é difícil de usar, por que cogitar a 55-250? Se o problema é a luz escassa, porque cogitar a 18-135mm, cuja abertura mínima é f/3.5 a 5.6, dependendo da distância focal?

Sugiro o mesmo que já foi sugerido aí: uma lente mais clara e um flash. Estas duas que você citou serviriam para outras coisas.

Abraço!

Eu já tive um problema parecido do dele. Em algum evento noturno o problema de espaço aparece quando as pessoas decidem de empilhar na tua frente e a cada pessoa (utilizando a 50mm) o fotografo tem q dar um passo pra trás e mais um... até o ponto que vc está a meio salão daquele bando de 20 pessoas, e ai fica impossível controlar as pessoas passando na frente, fica uma confusão. Mesmo sendo a 50, vc precisa usar iso alto, abertura grande e baixa velocidade, a distancia do objeto acaba potencializando a possibilidade de ficar tremido ou desfocado.

Acredito que o melhor seja utilizar o material que já tem, mesmo a 18-55 serviria, por causa do grande ângulo de abertura, e o flash.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2016, 14:35:29
Antecipo os agradecimentos a todos pelas respostas e peço desculpas pelas confusões nas informações...

Apesar da 17-55 2.8 resolver em parte meu problema (pq há vários momentos que 55mm não são suficientes) está fora de cogitação devido ao preço (não vivo de fotografia, é mais um hobby e comecei há pouco tempo) - mesmo a Tamrom.

Sobre o motivo de cogitar a 55-250mm é pq tem situações que 55mm não resolve, além de ser uma tele com ótimo CxB que serve pra outras situações.

Eu uso flash mas de nada adianta em ambientes grandes e cheio de pessoas.  Acaba, em certos momentos, até piorando o que já não está bom. E desculpe, mas é um tremendo exagero dizer que nem uma 50mm 1.2 adiantaria. Fotógrafo eventos noturnos e não no escuro. Sábado mesmo fiz um teste com a 1.8 e nem precisou de flash.

Como disse, uso o flash (TTL) sim mas sem rebatedor externo. Apenas com os internos (usava, pq estragaram e agora só tenho aquele difusor de caixinha). Mesmo com flash e ISO alternando entre 800 e 1600 as fotos ficam sem definição e com ruído. Sem falar que acho que às vezes o flash não comunica direito com a câmera pq ou fica estourado ou um pouco subexposto.
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2016, 17:31:38
Antecipo os agradecimentos a todos pelas respostas e peço desculpas pelas confusões nas informações...

Apesar da 17-55 2.8 resolver em parte meu problema (pq há vários momentos que 55mm não são suficientes) está fora de cogitação devido ao preço (não vivo de fotografia, é mais um hobby e comecei há pouco tempo) - mesmo a Tamrom.

Sobre o motivo de cogitar a 55-250mm é pq tem situações que 55mm não resolve, além de ser uma tele com ótimo CxB que serve pra outras situações.

Eu uso flash mas de nada adianta em ambientes grandes e cheio de pessoas.  Acaba, em certos momentos, até piorando o que já não está bom. E desculpe, mas é um tremendo exagero dizer que nem uma 50mm 1.2 adiantaria. Fotógrafo eventos noturnos e não no escuro. Sábado mesmo fiz um teste com a 1.8 e nem precisou de flash.

Como disse, uso o flash (TTL) sim mas sem rebatedor externo. Apenas com os internos (usava, pq estragaram e agora só tenho aquele difusor de caixinha). Mesmo com flash e ISO alternando entre 800 e 1600 as fotos ficam sem definição e com ruído. Sem falar que acho que às vezes o flash não comunica direito com a câmera pq ou fica estourado ou um pouco subexposto.

Assim, já usei muito a 55-250 e sinto te informar que para o problema que vc nos posicionou ela não serve. Vai tremer, vai desfocar. Mesmo ela sendo estabilizada, ela só consegue 1 ou 2 stops de velocidade. Por exemplo, a 200 mm provavelmente não conseguirá fotografar  a menos de 1/200 de velocidade sem tremer. Note que estou me referindo a clareza e nitidez, pq em 1/30 tb da para fotografar, mas nada garante que o resultado será útil.
Quando eu tive essa lente, ela só serviu para situações de luz ou com tripé.

A questão do ruído é uma característica do sensor da T5.

http://cameradecision.com/compare/Canon-EOS-1200D-vs-Canon-EOS-600D
Veja que em Reasons to choose 600D (t3i), o low light iso é superior ao da 1200D (T5)

http://cameradecision.com/compare/Canon-EOS-1200D-vs-Canon-EOS-6D
http://cameradecision.com/compare/Canon-EOS-1200D-vs-Canon-EOS-5D

Agora compara com a 6D e a 5D Clássica (não é Mark 3 e nem Mark 2). O low light ISO é bem mais elevado, inclusive na 5d clássica. Talvez o que você esteja buscando na verdade é um sensor melhor e não uma lente melhor. O ruído elevado em 1600 vai ser o mesmo na T5, não importa a lente que você usar. Tua busca será sempre utilizar o menor ISO possível.

Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2016, 19:43:31
Se usar qualquer lente em f1.2 sendo essa a abertura máxima e para a situação que você mencionou (pouca luz, espaço pequeno, sem uso do flash) nao vai resolver a situação. Fotografar no primeiro stop da lente vai te dar uma nitidez maxima no ponto focal, será bacana fotografando até no máximo 1 pessoa com o rosto focado e nítido e o restante perdendo nitidez quanto mais distante do foco. Teria que trabalhar 2 stops acima pra começar a melhorar. Nao sei se o custo compensa. O ISO na T5 é aceitável até 1600 fotografando em RAW. Acima disso não gosto. O flash rebatido em TTL se bem fotometrado nao vai estourar, somente em situações especificas com motivo preto (o fotômetro da câmera sempre tende a clarear demais) ou branco (a câmera tende a escurecer a cena) e ai é só corrigir. Aqui no forum tem muitos tópicos falando sobre uso do flash.


Galera mais experiente me corrijam se falei alguma coisa errada. To lendo e aprendendo muito aqui no forum e posso ter me atrapalhado um pouco. Corrigindo vai ajudar o colega e a mim tb.

Vlw!!!
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2016, 23:34:17
Se alguém quiser dar uma olhada nas fotos dos dois últimos eventos que fotografei, os links estão abaixo:

https://www.flickr.com/photos/82010750@N06/sets/72157663366452640

https://www.flickr.com/photos/andreluigo/albums/72157661535911923

Em praticamente todas tive que fazer correções (ruído e exposição) no LR... Todas clicadas com a 18-55mm.
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


N3SSO

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Janeiro de 2016, 11:25:54
Confesso que lí tudo e fiquei confuso.

Vc diz q tem dificuldade de fotografar eventos com suas atuais lentes, mas quer comprar uma tele? oO

Ai depois, pelo q pude entender os 55mm tbm não são suficientes em eventos?

Bom, eu só vejo uma saída, 2 câmeras, uma com um 17-50 2.8 e outra com uma 70-200 2.8.

Ou vc compra uma 6D e joga o ISO lá em cima, pq na 6D vc pode fazer isso.

Infelizmente, não tem milagre cara.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2016, 11:26:41 por N3SSO »
5Dc + EF 17-40L F4 + EF 50 1.8 II + EF 70-200L F4
YN-568EX II + YN622c



andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2016, 11:45:29
Confesso que lí tudo e fiquei confuso.

Vc diz q tem dificuldade de fotografar eventos com suas atuais lentes, mas quer comprar uma tele? oO

Ai depois, pelo q pude entender os 55mm tbm não são suficientes em eventos?

Bom, eu só vejo uma saída, 2 câmeras, uma com um 17-50 2.8 e outra com uma 70-200 2.8.

Ou vc compra uma 6D e joga o ISO lá em cima, pq na 6D vc pode fazer isso.

Infelizmente, não tem milagre cara.

Você leu tudo mas acho que não prestou muita atenção! rsrs
Eu não disse que a tele seria só para eventos e nem disse que os 55mm NUNCA são suficientes. Disse que em algumas situações não suficientes.
E como disse também, em outra resposta, infelizmente nenhuma das suas sugestões/soluções (totalmente válidas) se encaixam no meu orçamento.

Mas de qualquer forma, muito obrigado pelas dicas!

Abraço...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm