Autor Tópico: Devo desistir de meu sonho de ser fotógrafa? (problemas financeiros).  (Lida 4812 vezes)

Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #30 Online: 26 de Janeiro de 2016, 03:09:11
Antes de tomar a decisão de viver de fotografia, considere que raramente o tipo de foto em que vc será paga pra fazer vai ser aquele que te dá prazer.

Paisagens, objetos, lua, composições que vc tem em mente...nenhuma dessas fotos vai te dar lucro algum. Niguém vai pagar 1 centavo por elas por melhores que sejam. O que vai dar algum retorno são alguns tipos de retratos, festa de criança (que deve ser um porre fazer), casamentos (porre tb, mas pelo menos paga até que bem)...com sorte fotos de imóveis ou comida.

Artisticamente, as minhas melhores fotos saíram nos meus momentos de inatividade ou lazer, fiz as fotos que gosto mas não recebi nada.

Portanto, sugiro que vc repense a carreira de fotógrafa. Nada impede que vc tenha uma outra profissão e que tire as fotos por hobby, assim vc teria uma fonte de renda e nas horas vagas poderia tirar essas fotos que vc tanto gosta.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #31 Online: 26 de Janeiro de 2016, 09:11:38
Penso similar ao que o amigo posto acima, eu sempre gostei muito de fotografia e sempre pensei em trabalhar com isto.

Mas após vários anos, a conclusão que chego é que o que eu realmente gosto é inserir em uma viagem, paisagem natural, momento zem que aguça a criatividade, trabalha com o outro lado da mente, subjetivo... ae sim gosto de tirar fotos por prazer.

Mas a profissão de fotografo na maioria das vezes não é isso (tirando o pessoal da NatGeo  :D ), na maioria das vezes é eventos ou ensaios, ou publicidade especializada de algum produto.

Então eu posso trabalhar em uma profissão e de final de semana, relaxar no interior de SP, caminhando, meditando e tirando umas fotos, por prazer.

Isto é muito pessoal, não existe certo ou errado, para mim descobri que gosto de fotografia como hobby... para você pode ser muito bem uma profissão.

Eu conheço gente que mora em área rural, realmente é outra realidade da cidade e existe uma certa dificuldade na obtenção de emprego, pois, além da distancia entre o rual e a cidade próxima, na maioria das vezes o comércio da cidade é muito tímido, não gerando a principio muita oferta de empregos.

O ponto principal é você criar uma forma de pensar focando no seu objetivo e com a confiança que vai alcança-lo. Não fique preocupada em como você vai conseguir, pois a partir do momento que você definir seu objetivo e não economizar esforços para atingi-lo, acontecerão fatos que levarão ao que você quer.

Não pense no que você não quer... e sim no que você quer.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2016, 09:13:09 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #32 Online: 26 de Janeiro de 2016, 09:19:55
Os colegas levantaram pontos muito importantes. Trabalhar com fotografia, na maioria dos casos, significa trabalhar com prestação de serviços. Pra sobreviver da fotografia apenas como arte é muito mais difícil, leva muito mais tempo e precisa dar muita sorte no meio do caminho.

Todo mundo vê por aí fotografias sendo vendidas a milhares de reais e sonha com o dia em que vai vender uma dessas, mas é quase como ganhar na loteria mesmo.

Mas se não se incomodar em trabalhar como prestadora de serviços, o mercado é mais "amigável". Ao contrário do Intrepid, eu gosto muito de trabalhar com casamentos e festas infantis, gosto de lidar com as pessoas e gosto do resultado. E, sinceramente, precisa gostar mesmo pra encarar como uma profissão. E precisa entender que, em, termos gerais, o que você está vendendo não é a sua arte, e sim a sua prestação de serviços.

 :ok:
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2016, 09:20:34 por Humberto Yoji »


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #33 Online: 26 de Janeiro de 2016, 09:34:47
Neste caso, disse ter começado com uma kodak simples com gambiarras, depois um celular, no caso para ser a um sonho não é necessário ir direto ao alto, disse ter visto a t3i e se encantou, porém não tem o dinheiro, pode pode pegar uma câmera mais em conta que não seja dslr, tem umas da nikon, fuji, sony, canon, ou seja várias, que usadas tem um preço bem mais acessíveis, como não é para trabalho e sim por hobby e arte, então da para começar assim, e depois quando as coisas mudarem pegar uma melhor


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #34 Online: 26 de Janeiro de 2016, 09:57:12

Obrigadíssima por postar o print  :D


E pessoal, por que eu inventaria uma história dessas? Por que é tão estranho acreditar que existe gente que mora no interior em área rural e que existe gente que não tem tudo fácil na vida?


Olha, agradeço muuuito a quem quis ajudar, gostei da ideia dos classificados. Mas fiquei muito chateada com quem acha que é invenção minha. A essas pessoas só digo que deveriam sair um pouco do mundinho perfeito de vocês e ver que existem MUITAS pessoas que tem sonhos e não conseguem fácil, que tem gente que tem disposição, mas não tem oportunidade. E eu sou uma dessas pessoas, disse onde moro, meu nome, dei meus dados, e ainda acham que sou uma espécie de fake!? Por que eu faria isso? Não to pedindo dinheiro, doação nem nada, só pedindo palavras que me convenção de que não é hora de desistir.  Mas com gente achando que sou uma farsante (sem motivo algum) acabou por me desanimar mais ainda.
  Me abri aqui, contei minhas dificuldades. Não queria que duvidassem, isso me chateou muito mesmo.

Vou falar com o moderador pra fechar o tópico. Fiquei até envergonhada de ter desabafado tanta coisa pessoal e não ser levada a sério.

Mais uma vez obrigada a quem ajudou.




Já pedi desculpas quando levantei a dúvida, porque sabia do risco de a história ser verdadeiras.. Olha, você, uma menina de 19 anos do interior, jamais inventaria isso.. Por outro lado não duvido nadinha de um malandro querendo dar uma de esperto, esperando alguma doação para renvender, que inventasse uma história dessas a fim de levar vantagem em cima de alguém com bom coração.
Semana passada uma amiga que é fisioterapeuta em UTI contou de uns caras que estavam ligando para familiares de doentes de UTI pedindo dinheiro para algum procedimento mega urgente que o SUS não cobre.. Tudo golpe. Então, só como exemplo, se tem gente que se aproveita de familiares de doente grave (e outras tantas por aí que nem da para acreditar), tentar um golpe com uma história bonita não é tão incomum assim.
De qualquer forma peço desculpas, parece não ser o caso... Só peço que não se ofenda e compreenda os motivos de eu ter levantado a dúvida. Não da pra confiar em ninguém cegamente hoje em dia.

Anyway, tua história é bem interessante.. é um soco de realidade na cara da maioria das pessoas (especialmente  na minha cara).

Vou te dar uma idéia: tem quatrocentos mil vídeos ensinando a trabalhar com Lightroom e Photoshop no youtube.. dado que esse é um conhecimento bem essencial na vida de um fotógrafo, e tu tem internet aí, te sugiro baixar os programas piratões mesmo num site de torrent qualquer (grátis), e debulha uns bons meses vendo vídeos e aprendendo a lidar com eles (grátis).. Quando estiver razoavelmente boa, começa a oferecer para fazer tratamentos e edições para outros fotógrafos.. Tua história é boa, tenho certeza que além do serviço em sí, vários comprariam esse serviço de você até como forma de te ajudar. É um jeito bom de não pedir doação, afinal estarias oferecendo um serviço... E aos poucos chegas lá. De quebra vais aprender a pilotar os programas, coisa que vai te dar um puta adianto na carreira de fotógrafa.

Vou te dizer que fácil não é. A vida não é fácil.. Mas é longe de ser impossível o teu sonho.


Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #35 Online: 26 de Janeiro de 2016, 10:29:10
Concordo com o Teté.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #36 Online: 26 de Janeiro de 2016, 12:02:18
Tarcisio tirou a ideia da minha cartola, seu sem vergonha  :hysterical:

ladyhuntress você já tem uma graaaande ferramenta: A INTERNET. Talvez tu não valorize muito isso, pois tua geração já nasceu conectada.
Na verdade, vi no teu texto outra característica bem marcante da tua geração.. a tendência a desistir..
Percebe que estou falando e tua geração e não direcionando a ti a "crítica", pois sequer te conheço..
Mas vê só.. Quer mesmo trabalhar com fotografia? Estuda muito, principalmente PÓS. Existem inúmeros fotógrafos que não gostam da PÓS, embora ela seja imprescindível.
Trata imagens aleatórias na internet, cria um blog ou algo assim (de grátis tem aos montes por aí) e quando tiveres algum material, começa a oferecer teu trabalho daí mesmo.. Quando estiverem dispostos a pagarem pelo teu serviço, cobra. Se não, oferece uma permuta... uma troca.. "Vc tem alguma câmera jogada aí que não queira mais. Trato "tantas" fotos se você me der ela..."
Algum dia, alguém irá aceitar... E daí sim, você vai poder CORRER ATRÁS do seu sonho..
Não tem mérito sem esforço. Não existe glória sem luta.
Te desejo tudo de bom, mas principalmente força de vontade e perseverança.
Abraço.




Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #38 Online: 26 de Janeiro de 2016, 14:19:56
Já pedi desculpas quando levantei a dúvida, porque sabia do risco de a história ser verdadeiras.. Olha, você, uma menina de 19 anos do interior, jamais inventaria isso.. Por outro lado não duvido nadinha de um malandro querendo dar uma de esperto, esperando alguma doação para renvender, que inventasse uma história dessas a fim de levar vantagem em cima de alguém com bom coração.
Semana passada uma amiga que é fisioterapeuta em UTI contou de uns caras que estavam ligando para familiares de doentes de UTI pedindo dinheiro para algum procedimento mega urgente que o SUS não cobre.. Tudo golpe. Então, só como exemplo, se tem gente que se aproveita de familiares de doente grave (e outras tantas por aí que nem da para acreditar), tentar um golpe com uma história bonita não é tão incomum assim.
De qualquer forma peço desculpas, parece não ser o caso... Só peço que não se ofenda e compreenda os motivos de eu ter levantado a dúvida. Não da pra confiar em ninguém cegamente hoje em dia.

Anyway, tua história é bem interessante.. é um soco de realidade na cara da maioria das pessoas (especialmente  na minha cara).

Vou te dar uma idéia: tem quatrocentos mil vídeos ensinando a trabalhar com Lightroom e Photoshop no youtube.. dado que esse é um conhecimento bem essencial na vida de um fotógrafo, e tu tem internet aí, te sugiro baixar os programas piratões mesmo num site de torrent qualquer (grátis), e debulha uns bons meses vendo vídeos e aprendendo a lidar com eles (grátis).. Quando estiver razoavelmente boa, começa a oferecer para fazer tratamentos e edições para outros fotógrafos.. Tua história é boa, tenho certeza que além do serviço em sí, vários comprariam esse serviço de você até como forma de te ajudar. É um jeito bom de não pedir doação, afinal estarias oferecendo um serviço... E aos poucos chegas lá. De quebra vais aprender a pilotar os programas, coisa que vai te dar um puta adianto na carreira de fotógrafa.

Vou te dizer que fácil não é. A vida não é fácil.. Mas é longe de ser impossível o teu sonho.
concordo 100% com o colega!!!Para mim nao soaria como ofensa,sabemos que no mundo ha pessoas sem escrupulos,ficar com um pe atras nunca eh demais!!!E tambem concordo com o colega nandoespinosa,sem tirar e nem por!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 26 de Janeiro de 2016, 14:20:03
Tarcisio tirou a ideia da minha cartola, seu sem vergonha  :hysterical:

ladyhuntress você já tem uma graaaande ferramenta: A INTERNET. Talvez tu não valorize muito isso, pois tua geração já nasceu conectada.
Na verdade, vi no teu texto outra característica bem marcante da tua geração.. a tendência a desistir..
Percebe que estou falando e tua geração e não direcionando a ti a "crítica", pois sequer te conheço..
Mas vê só.. Quer mesmo trabalhar com fotografia? Estuda muito, principalmente PÓS. Existem inúmeros fotógrafos que não gostam da PÓS, embora ela seja imprescindível.
Trata imagens aleatórias na internet, cria um blog ou algo assim (de grátis tem aos montes por aí) e quando tiveres algum material, começa a oferecer teu trabalho daí mesmo..
Quando estiverem dispostos a pagarem pelo teu serviço, cobra. Se não, oferece uma permuta... uma troca.. "Vc tem alguma câmera jogada aí que não queira mais. Trato "tantas" fotos se você me der ela..."
Algum dia, alguém irá aceitar... E daí sim, você vai poder CORRER ATRÁS do seu sonho..
Não tem mérito sem esforço. Não existe glória sem luta.
Te desejo tudo de bom, mas principalmente força de vontade e perseverança.
Abraço.

Ótima a ideia! É um trabalho que pouco importa se você usa PC de 1200 conto no mato, ou Mac de 9000 na Paulista.... se tiver qualidade, vende.  Eu não (curto, não domino e não) gosto de fazer pós, facilmente pagaria se tivesse um fluxo de trabalho que valesse a pena pagar.....

Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #40 Online: 26 de Janeiro de 2016, 16:03:25
Vou falar uma coisa pra vocês.. Seja a história verdadeira ou falsa, não é fácil encontrar pessoas com empolgação pela fotografia como essa menina tem.
No geral o que eu tenho visto é uma grande preguiça por parte dos mais novos. Claro que existem exceções, mas no geral o que tenho visto é a galera por volta dos 18/20 anos com muita preguiça de trabalhar duro. Querem tudo fácil.
Trabalho com casamentos e já perdi a conta de quantas vezes passei pela experiência de fotógrafo chegando atrasado no evento, reclamando que tá demorando pra acabar, etc.. Querem tudo fácil, acham que a vida é feita de algodão-doce.
Meu conselho: não desista. Sua empolgação é um grande trunfo que você tem. É um diferencial que está em falta. Dê um passo de cada vez, com o que você tem no momento. Não se sobe uma escada dando um pulo até lá em cima. É degrau por degrau. E mesmo que você não faça a menor ideia de como chegar lá em cima e não consiga visualizar o caminho até lá, suba um pequeno degrau de cada vez..
A dica que o amigo deu é boa. Estude lightroom e photoshop. Aprenda a dar um tratamento melhor nas suas fotos de celular. Saia pra fotografar, estude composição, como usar a luz natural, etc. Monte um portfolio. Como vc mora no meio do mato deve ter um monte de paisagens legais e assuntos de natureza pra fotografar.
Eu estou pensando em montar uma equipe daqui uns meses, e se você morasse aqui perto, eu com certeza gostaria de te conhecer, fazer uma entrevista contigo pra ver se daria certo. Te ensinaria, te emprestaria uma câmera e um computador e te colocaria pra trabalhar. Se eu faria isso, você pode encontrar alguém perto de você que faria também. Não desista, pra cada 1 "sim" que ganhamos, recebemos outros 250 "nãos".
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #41 Online: 26 de Janeiro de 2016, 16:21:57
Seja a história verdadeira ou falsa, não é fácil encontrar pessoas com empolgação pela fotografia como essa menina tem.
Sua empolgação é um grande trunfo que você tem. É um diferencial que está em falta.

Concordo plenamente!  :ok:


Eu estou pensando em montar uma equipe daqui uns meses, e se você morasse aqui perto, eu com certeza gostaria de te conhecer, fazer uma entrevista contigo pra ver se daria certo. Te ensinaria, te emprestaria uma câmera e um computador e te colocaria pra trabalhar. Se eu faria isso, você pode encontrar alguém perto de você que faria também. Não desista, pra cada 1 "sim" que ganhamos, recebemos outros 250 "nãos".

 :clap: :clap: :clap:


Jux Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 26 de Janeiro de 2016, 16:57:14
Bom, se ela voltar aqui de novo...
Tomara que esse evento da desconfiança não crie um sistema dinâmico e um efeito borboleta seja desencadeado...

"A culpa dela ter desistido foi por causa de um fórum?" no futuro alguém questionará...

Bom, se a vontade dela for maior do que esse direito adquirido do questionamento de caráter que temos, esta confusão a tornará mais forte. Todos nós passamos por isso; geralmente o ser humano aprende com dor; a força vem do fundo e a superação sobre os obstáculos nos torna vencedores, em todos os âmbitos.

Às vezes alguém amado tem que morrer para nos reinventarmos, não é mesmo?

Como disse Freud: "Todos os homens são heróis.. nos sonhos."
Vou encerrar por aqui; e sorte e força para a jovem Ladyhuntress!

Chega por hoje.

« Última modificação: 26 de Janeiro de 2016, 17:12:35 por Jux Mendez »
||Canon EOS 5D Mark II & Canon BG-E6 || Canon EF 35mm f/2 IS USM || Canon Speedlite 580 EX II || RT YN-622c & 622c TX || Lightsphere Gary Fong || Kingston FCR-HS4

https://www.instagram.com/juxmendez/


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #43 Online: 26 de Janeiro de 2016, 17:37:20

Vou falar com o moderador pra fechar o tópico. Fiquei até envergonhada de ter desabafado tanta coisa pessoal e não ser levada a sério.