Autor Tópico: É possível fotografar espetáculo de dança com 50mm ?  (Lida 4083 vezes)

rafaaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Online: 25 de Janeiro de 2016, 00:08:25
Boa noite, Gostaria de uma ajuda. Pesquisei aqui no fórum e não achei um tópico que respondesse a minha pergunta diretamente. Se tiver algum que responda essa dúvida, peço desculpas..
Sou jornalista (mas não atuo) e bailarina, e atualmente fui convidada para atualizar o blog da escola de dança que faço parte em troca de uma bolsa (quem conhece o mundo da dança sabe que fazer balé é super caro e as roupas/ apresentações são mais ainda, então não poderia deixar essa oportunidade passar).
Como parte do trabalho, tenho que fotografar todas as atividades dos alunos da escola. Possuo uma Nikon D3200 com as lentes 18 55mm e a AF 50mm 1.8d.
Ontem fui fotografar um ensaio e "apanhei" da câmera.  :( Como minhas fotos são de eventos familiares, nunca precisei utilizar os recursos que eu sei que existem nela. Para o ensaio, apenas algumas luzes do palco foram acesas, então o teatro estava escuro. Como eu conheço a peça pq já dancei, sei de cor cada passo e tempo, então sei quais são os momentos ideais para capturar e a hora certinha de clicar.  Aumentei o ISO e baixei a velocidade. Mas não teve jeito. Resultado: fotos tremidas. Outra coisa também foi o foco que estava no lugar errado. Por alguns momentos achei que meus óculos estavam atrapalhando. Ter 4 graus de miopia dá trabalho  :hysterical:
Vocês podem me ajudar? A apresentação será nessa sexta e eu estou perdidinha pq na época em que eu trabalhava na área, usava uma canon e as lentes tinham motor de foco, o que me dava mais precisão.
Ah, no dia da apresentação estarei na platéia e não nas coxias, então vou ter mais trabalho ainda pq estarei distante dos bailarinos, não é?
Vou colocar uma foto para vocês entenderem o que eu estou falando.





Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2016, 01:37:10
Boa noite.

Suas lentes tb tem motor de foco. E nesse caso, a 50mm f/1.8g da Nikon eh muito melhor de foco que a 50mm f/1.8 da Canon.

Se eh possível Fotografar um espetáculo de 50mm? Com certeza. Mas essa iluminação está realmente precária.  Câmera nenhuma do mundo faz foto boa com luz tão ruim.

As fotos ficam tremidas justamente por conta da velocidade baixa. Pra congelar movimentos tem que aumentar a velocidade.

Com relação ao foco, eh bem comum que uma câmera de entrada erre bastante o foco  situação de luz tão baixa. Recomendo utilizar apenas o ponto central  coloca - lo em local de bastante contraste.

Se puder pegar um flash e rebate - lo no teto vai ajudar MUITO.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2016, 01:38:00
E tente sentar na primeira fileira pra conseguir pegar alguma coisa.


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2016, 02:34:50
Qual a velocidade limite nesses espetáculos? Nunca fotografei em nenhum... será que 1/400 basta?


rafaaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2016, 10:42:13
Obrigada pela resposta Rafa_meira.

Citar
Se puder pegar um flash e rebate - lo no teto vai ajudar MUITO.
Em relação ao flash, não dá para usar pq em espetáculos é proibido utilizá-lo. Ele pode atrapalhar a luz que vem do palco pois, muitas vezes, eles compõem a cena, além de também tirar a concentração de quem está em dançando. Aí essa possibilidade está descartada.  :(

Citar
Suas lentes tb tem motor de foco. E nesse caso, a 50mm f/1.8g da Nikon eh muito melhor de foco que a 50mm f/1.8 da Canon.

Mas para fazer o autofoco a minha lente teria que ter a sigla AF-S não é? Só consigo focar a imagem manualmente.

Citar
Recomendo utilizar apenas o ponto central  coloca - lo em local de bastante contraste.
Vou fazer essa modificação.



RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2016, 11:49:20

Mas para fazer o autofoco a minha lente teria que ter a sigla AF-S não é? Só consigo focar a imagem manualmente.


É verdade, a sua lente é 50mm 1.8d, a melhor coisa que você faz é vendê-la e comprar uma 50mm 1.8g. A sua lente não faz foco automático, tem que ser no manual mesmo. Fotografar espetáculo já deve ser difícil no foco automático, imagina no manual...


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2016, 12:09:02
...Possuo uma Nikon D3200 com as lentes 18 55mm e a AF 50mm 1.8d.

Sua lente possui auto foco, porem não tem o motor, e para que ela faça o foco precisa estar acoplada em uma câmera com motor interno, no caso a linha D3x00 e D5x00 Não tem esse recurso.
No caso da sua câmera tem que ser a 50 F1.8G, esta possui motor de foco interno é uma lente muito boa e precisa, e já nítida em sua abertura máxima. Outra coisa, use sempre o ponto central de foco, ele é mais sensível, e se deixar a seleção de pontos de foco no automático e o fundo tiver mais luz e contraste do que o primeiro plano, as chances da câmera focar o fundo é muito grande, o que parece ter ocorrido na sua segunda foto.

Suas lentes tb tem motor de foco. E nesse caso, a 50mm f/1.8g da Nikon eh muito melhor de foco que a 50mm f/1.8 da Canon.

Apenas a lente do kit dela possui motor de foco, a 50 F1.8 D não possui.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2016, 12:48:51
Só reparei que era a D depois. Eh um tanto complicado fazer foco manual com câmeras de entrada. Seria bom se tivesse pelo menos a G.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2016, 12:55:07
Qual a velocidade limite nesses espetáculos? Nunca fotografei em nenhum... será que 1/400 basta?
Usar 1/400 num espetáculo de dança é o melhor dos mundos.. Normalmente tem que usar 1/100 - 1/200 em função da baixa luminosidade (holofotes somente).

Respondendo a pergunta original: Dá pra fazer, mas não recomendo. Imagina a movimentação dos bailarinos e vc penando pra enquadrar na 50tinha, ainda por cima ela errando o foco..
Eu recomendo uma zoom tele curta. Atualmente substitui a lente do kit pela sigma 17-70 e gostei.
Ainda que ela chegue a 2.8 a tendencia é usá-la em 24-35 mm o que faz a abertura diminuir pra 3,5-4,5 (quase a da lente do kit).
Grande abraço.


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2016, 22:32:18
Acredito que a 50mm será curta pra você...

Não sei que tipo de registro você espera conseguir, mas minha sugestão é você fazer um teste.

Do lugar onde você estará no dia da apresentação tire umas fotos e veja os angulos que você conseguirá obter apenas com a 50mm.

Se eles forem suficiente para você ótimo, se não forem, corra pra um plano B!!!

Talvez alugar uma objetiva tipo a 70-200mm f/2.8g. Afinal, se você está ganhando a bolsa, um gasto desses não seja de todo ruim...

 :ok:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #10 Online: 28 de Janeiro de 2016, 09:15:00
Acredito que a 50mm será curta pra você...

Não sei que tipo de registro você espera conseguir, mas minha sugestão é você fazer um teste.

Do lugar onde você estará no dia da apresentação tire umas fotos e veja os angulos que você conseguirá obter apenas com a 50mm.

Se eles forem suficiente para você ótimo, se não forem, corra pra um plano B!!!

Talvez alugar uma objetiva tipo a 70-200mm f/2.8g. Afinal, se você está ganhando a bolsa, um gasto desses não seja de todo ruim...

 :ok:

Quando fotografo espetáculos eu SEMPRE reservo um lugar na frente. a cinquentinha não é curta, mas limita demais o enquadramento. Preferia usar a lente do kit do que a cinquentinha.. Qualquer lugar acima da platéia vai colocar cabeças nas suas fotos. A não ser que o teatro seja bem inclinado. De qualquer forma, em algumas fotos terá que enquadrar vários bailarinos, para que a figura da coreografia seja registrada - como bailarina, sabes como se trabalha nisso... então sigo sugerindo lentes mais curtas  :assobi:
É amanhã, hein... depois queremos ver o resultado...  :snack: Mas sem pressão. :hysterical:


rafaaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #11 Online: 28 de Janeiro de 2016, 19:05:03
Oi gente,
Muito obrigada pela ajuda.
Vou utilizar as dicas de todos vocês. Conversei com um amigo e ele vai alugar uma lente dele.
 Vou juntar uma "graninha" para comprar um lente melhor para essas apresentações e usar também nos registros em sala de aula, pois a escola de dança é meio escura também.
Agradeço mais uma vez por terem tirado um pouco do seu tempo para responder ao tópico.

Beijos


Romulo23bc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #12 Online: 08 de Outubro de 2016, 14:04:54
Quando fotografo espetáculos eu SEMPRE reservo um lugar na frente. a cinquentinha não é curta, mas limita demais o enquadramento. Preferia usar a lente do kit do que a cinquentinha.. Qualquer lugar acima da platéia vai colocar cabeças nas suas fotos. A não ser que o teatro seja bem inclinado. De qualquer forma, em algumas fotos terá que enquadrar vários bailarinos, para que a figura da coreografia seja registrada - como bailarina, sabes como se trabalha nisso... então sigo sugerindo lentes mais curtas  :assobi:
É amanhã, hein... depois queremos ver o resultado...  :snack: Mas sem pressão. :hysterical:


A lente do kit da pro gasto? Sou iniciante e só tenho a 50mm e a 18-55. Sé hei de usar uma lente escura como a 18-55 não seria melhor investir em uma 55-250 ou uma 70-300? O que acha?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #13 Online: 08 de Outubro de 2016, 14:10:37
Rômulo. Acredito que a 55-250 seja escura demais pra fotos em teatro, mais que a 18-55, p ex.
Essa última até dá pro gasto. Mas se vc irá TRABALHAR com isso, acho que deve investir em uma lente melhor.
Não que tenhas que ir pra uma L, mas uma tamrom ou sigma mais claras, pelo menos, acho importante substituires a lente do kit assim que possível.
Sobre a 70-300, já foram bem explicados no tópico os prós e contras de usá-la. Eu tenho cá minhas ressalvas.
Mas aí é muito mais questão de gosto mesmo que propriamente de resultado final.
 :ok:


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #14 Online: 10 de Outubro de 2016, 10:05:02
Fotografo dança em geral (ballet, jazz, etc.). Essa é uma área da fotografia em que equipamento adequado é muuuito importante. Alguns pontos que considero relevantes:

1) Se você quer resultados consistentes, tem que ter câmeras que consigam entregar qualidade em altos ISOS;
2) Lentes claras;
3) Os palcos normalmente tem entre 80cm a 1m de altura, em relação à primeira fileira. Se você se posiciona lá, suas fotos sairão em contra mergulho;
4) A lente que mais uso é a 70-200 (f2.8);
5)Flash NUNCA;
6) Flash NEVER;
7) 1/400 ainda borra pontas de pés em saltos da maioria das bailarinas. (É claro que bailarinas tops conseguem manter a figura do salto por mais tempo no ar, possibilitando que fique sem borrôes nos pés);
8) Baixas velocidades não são proibidas, ao contrário, dão fotos lindas, mas seu uso tem que ser consciente;
9) Qual o propósito de suas fotos? É para vender para os pais? Se sim, concentre-se em momentos mais simples. Pais gostam de fotos basiconas, das filhas sorrindo, carinha bonitinha. Nesse caso, um equipo não tão top dá pra resolver. Agora, se almeja fotos com forte viés artístico, expressivas e tal, aí é que a onça bebe água. Resultados bacanas vão te exigir um equipamento mais top;
10) Tem que conhecer dança. Posturas, preparações, momento correto para fazer a foto...
11) Equipamentos tops são caros. Fato. O retorno financeiro esperado é adequado ao investimento?

« Última modificação: 10 de Outubro de 2016, 10:05:26 por vmarins »
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600