Autor Tópico: Quando e como foi seu primeiro trabalho (remunerado) com Fotografia?  (Lida 3652 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 16 de Janeiro de 2016, 19:03:14
Falando de sorte...

Eu nao sei aqui quem ja teve essa experiencia tambem. Mas mesmo aqueles que nao vivem de fotografia, trabalhando com fotografia apenas finais de semanas ou certas epocas do ano, quando esses tem empregos melhores, eles tendem a conseguirem como fotografos clientes melhores tambem.

O melhor, no caso, me refiro a clientes com maior poder aquisitivo dispostos a pagarem/oferecerem mais pelo seu servico.

Ja quando esses mesmos passa a ter um emprego pior, as chances de conseguirem clientes dispostos a pagarem bem pelos seus servicos fotograficos tambem eh pior.


O fenomeno se da por dois motivos.

Primeiro: Quando a pessoa tem um bom emprego, mesmo ela nao pagando as contas com o dinheiro que ganha fotografando finais de semana, o publico em geral o vera como um fotografo bem sucedido. E bem sucedido significa que outras pessoas estao pagando, e nesse caso elas pensam que por isso vale a pena ela pagar tambem. Repetindo: Mesmo que a atividade do cara como fotografo nao seja sustentavel, pagando as contas com o salario de seu emprego onde quer que for.

Ja quando esse passa a ter um emprego ruim e ganhar mal, viver em um lugar mais distante, etc. O publico passa a ver como alguem que nao eh bem sucedido, e que por isso os servicos dele como fotografo nao tem realmente tanto valor.


Segundo: As pessoas com empregos onde ganham bem, passam a ter (ou tendem a ter) circulos de amizades com demais pessoas que ganham bem. E essas amizades serao os primeiros a solicitarem os servicos fotograficos do conhecido, e por ganharem bem estao mais dispostos a pagarem melhor.

Ja se essa mesma pessoa passa a ter um emprego ruim, onde ganha pouco (digamos em um lugar distante dos seus antigos circulos de amizades que ganham bem), ele passa a ter mais pessoas em ser circulo de amizade na mesma situacao, que ganham pouco tambem. E assim tem menos solicitacao e ofertas de pagamentos que vale a pena, ja que a maioria das pessoas em seu circulo nao tem mais dinheiro e nao podem pagar mais pelas fotografias dele.


Claro que sorte e azar tambem acontecem em tudo. Mas tambem existem mais variaveis, como o famoso estar no lugar certo, entre as pessoas certas e na hora certa, como tambem estar preparado quando a oportunidade acontecer.


Eu ja desapontei centenas de pessoas que ao chegarem na minha casa (onde sempre foi meu estudio) para serem fotografadas, em que tiveram a empolgacao transformada no sentimento "onde eu fui me meter". Tem pessoas que ate perguntaram "mas aquele site eh seu mesmo".  :D


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 16 de Janeiro de 2016, 19:47:51
Curioso, Croix, comigo acontece o oposto, ou quase.

[...]

Mas eu também vivo recebendo propostas que recuso, por irrisórias: é que não fico de fotografia, mas de minha profissão.
Tenho um cargo público que para minhas contas; sou professor universitário já há algum tempo.
Fotografo em meu pouco tempo livre.
Isso parece autorizar amigos e, sobretudo, conhecidos a me pedir para "tirar umas fotos", ora de festas, ora de ocasiões tais ou quais.
Só fiz duas vezes,s sempre de graça e para quem não iria, mesmo, poder contratar um profissional: uma vez foi no aniversário de minha afilhada; outra foi uma servente do órgão público em que trabalho; ela estava grávida e gostaria de ter fotos. Uma colega me pediu; eu fiz.

 

Eu nao sei qual eh realmente a sua relacao com a fotografiaou como vc transmite a sua relacao para as pessoas. Mas no meu caso, eu sempre procuro dizer as pessoas que a minha atividade fotografica eh algo serio.
Por mais que as pessoas saibam que eu nao pago as contas com fotografria.

Eu estou longe dos meus familiares, mas ate eles oferecem alguma forma de pagamento quando dizem que gostariam que eu os fotografassem algum dia.

Ate ja tive parentes que compraram minhas fotos e pagaram muito bem. Se nao forem para oferecerem dinheiro eles nem solicitam, pq na minha familia eh visto como falta de respeito pela atividade e dedicacao da pessoa solicitar algo de graca. O dinheiro para eles eh uma forma de incentivo.

Quando alguem que conheco comeca com o papo de "estou querendo fazer umas fotos e bla, bla, bla", a primeira coisa que faco eh dizer "Legal. Espera um pouco que eu vou te dar o meu cartao. Veja as fotos no meu site e me diga se tem algum tipo de imagem que vc gostaria ser fotografado. E qualquer coisa eh so me ligar, o numero esta no cartao". Pewwwwww! A pessoa assim recebe a mensagem que eu nao estou atoa fotografando qualquer coisa, e sabe que tera que oferecer alguma forma de pagamento se me contactar.


Isso quando eu nao digo a pessoa "desculpe mas eu nao faco tais tipos de fotos", meio que dizendo que eu tenho minhas fotos para fazer e nao quero perder tempo com algo que nao faz parte das minhas inclinacoes fotograficas.


Mas pode ser tambem que as pessoas veem que eu nao aceito qualquer coisa nem para sair da merda que estou. Logo devem pensar que o que eu faco eu levo demasiadamente serio. Talvez...



Não tenho, bem sei, nem a "terça parte da quinta metade" (expressão de minha terra natal) do talento e competência fotográfica que você tem, nossas fotos estão aí para demonstrar.

Sinceramente eu nao sei mais bem o que eh isso.
Eu provavelmente apenas faco algo um pouco diferente e me foco somente nisso, e eh isso.

Me veja fotografando criancas, gestantes, entre outras coisas e vc vai ficar perguntando onde esta meu talento e competencia.  :D


Henrique dPaula

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #32 Online: 21 de Janeiro de 2016, 09:32:47
Esse Sabado fiz meu primeiro trabalho remunerado, estou muito feliz, gostei do resultado (Nada mal para quem pego um DSLR pela primeira vez há 15 dias atrás), cliente tambem adorou! ja ja eu posto algumas fotos.
Iniciando... Canon T5, 18-55 e 55-250.


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 21 de Janeiro de 2016, 19:50:17
Esse Sabado fiz meu primeiro trabalho remunerado, estou muito feliz, gostei do resultado (Nada mal para quem pego um DSLR pela primeira vez há 15 dias atrás), cliente tambem adorou! ja ja eu posto algumas fotos.

Que bacana Henrique. Deve ter ficado bom mesmo... E que ótimo post com estórias deliciosas.
Agora, esperando as fotos que fez...
Sucesso.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #34 Online: 27 de Janeiro de 2016, 16:25:24
Meu primeiro trabalho foi como freela numa colação de grau de uma escola de ensino médio federal. Fui como convidado por uma empresa de fotografia da cidade. Me diverti horrores, fiquei muito ansioso e não confiava tanto no meu taco (e olha que eu sabia fotografar bem, estava estudando há um bom tempo etc).

Resultado: Fotos horríveis. (ao menos para mim)  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Nervosismo atrapalhou e MUITO.

O tempo e a experiência contam muito mais do que sua técnica. Aprendi a duras penas que fotografia exige tempo para se fazer, por menor que seja esse tempo. Colocar o olho no viewfinder sem prévio planejamento é desastre na certa.

Hoje chego nos lugares, contemplo um pouco, penso em algumas coisas, converso com as pessoas, enfim, o amadurecimento é visível na forma com que trabalho e no resultado empregado. Infelizmente  não vivo de fotografia, mas vivo para fotografia!  :hysterical:
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2016, 16:31:10 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure