Autor Tópico: Ensaio em P&B  (Lida 1077 vezes)

Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Janeiro de 2016, 02:38:24
Faço poucos ensaios. Mas gostaria de melhorar nessa área também. Sendo assim, agradeço se alguém se dispuser a criticar as fotos.
Abraços!

1


D7100, 1/2000, F/1.8, 85mm, ISO 100.

2


D7100, 1/30, F/1.8, 85mm, ISO 100.

3


D7100, 1/2000, F/1.8, 85mm, ISO 400.

4


D7100, 1/400, f/1.4, 50mm, ISO 400, Flash.

5


D7100, 1/500, f/1.4, 50mm, ISO 400, Flash.
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.136
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2016, 08:31:12
Muito bom!!! Você conseguiu uma nitidez incrível, mesmo com aberturas tão grandes!!!  :clap: :clap: :clap:


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2016, 08:35:28
Tirando a segunda que pra mim ficou tremida, as outras ficaram bem legais.  :ok:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2016, 09:13:29

gostei muito do seu tratamento - as fotos me parecem um ótimo exemplo de como usar pretos intensos e contraste.

a foto com tratamento separado, a última, ficou excepcional. lindo sorriso, ângulo certo, domínio total da composição. e mesmo sendo o oposto das anteriores, no que tange ao contraste, reflete o bom-gosto e o momentum de mudar o ponto na hora certa.



Marcelguitar

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 527
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2016, 12:05:11
As fotos ficaram bonitas, gostei do tratamento em PB com muito contraste. A segunda foto me parece que saiu um pouco tremida, o tratamento da ultima foto ficou bem "clean", mas eu manteria o tratamento bem contrastado que ficou lindo... Gostei de mais da primeira e terceira foto.
Conheça um pouco das minhas fotos no meu Instagram pessoal:  https://www.instagram.com/marcelmendescarvalho/

Perfil Profissional Instagram: https://www.instagram.com/marcelmendes_fotografia/

Projeto Imigrantes e Casa do Povo https://500px.com/marcelguitar7


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2016, 13:34:55
Acho que a modelo não estava muito a vontade.. ficou a impressão de falta de espontaneidade.
A última foi a que me agradou mais. Uma pena aquela folha pontiaguda do lado direito.


leonardodemacedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
  • leonardodemacedo
    • Aprenda a Usar o Lightroom
Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2016, 16:34:54
Não vi uniformidade nos tratamentos. Algumas parecem mais azuladas, numas o preto parece chegar ao limite do histograma, em outras não, e acho importante que uma série tenha unidade na "revelação".

Agora essa ùltima está um poema. A expressão dela tá ótima e o P&B chiquérrimo!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2016, 02:51:04
Eu sempre digo que P&B é diferente de tons de cinza. Gosto de contraste ou de gradientes nas fotos PB. Nas 1, 3 e 4, vi contraste, embora a roupa dela pudesse ter ganho mais se estivesse mais clara ou mais escura. Na 2, descontando o tremido, a sombra no extremo direito é o único elemento contrastante na foto. Achei que a moça ficou um pouco misturada com a árvore (embora as texturas sejam extremamente diferentes).

Na 5, tem um jogo interessante de foco, mas concordo com o amador47sc que a folha (também em foco) atrapalha a harmonia do conjunto.

Gostei mais das 1, 3 (contraste) e 5 (gradiente).


maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2016, 12:36:52
Achei lindas. Gostei mais da 1 e 5.  :)


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2016, 22:53:42
Agradeço a tod@s pelos comentários!!!  :worship: Realmente, foram muito valiosos. Procurarei ficar atento a esses detalhes no próximo ensaio...  8-)

Abraços!!!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2016, 22:56:40
De uma forma geral ficaram muito boas. A 2 me parece que ficou um pouquinho tremida.
A única coisa que não me agradou em muitas delas é esse P&B esverdeado, mas isso é para o meu gosto.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Janeiro de 2016, 02:34:43
De uma forma geral ficaram muito boas. A 2 me parece que ficou um pouquinho tremida.
A única coisa que não me agradou em muitas delas é esse P&B esverdeado, mas isso é para o meu gosto.

Valeu, Thales!  :ok:

A 2 realmente está tremida.  :doh: Quanto ao "esverdeado", eu tava experimentando P&B diferentes...

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Janeiro de 2016, 19:38:24
Talvez tenha faltado explorar um pouco mais a modelo, sua expressividade. Acho que a última é a que ela está mais expressiva.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #13 Online: 28 de Janeiro de 2016, 17:24:47
faltou consistência na edição

Modelo peca um pouco nas expressões mas tem foto que está com pretos enfraquecidos, outras meio azuladas, outras meio esverdeadas. Virou um carnaval.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com