Autor Tópico: Fotografia Surreal  (Lida 7844 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 27 de Janeiro de 2016, 10:31:33
Amigos, tem um estilo fotográfico, não sei se atual ou não surgindo aqui na região, não deve ser só aqui, mas aqui conheço dois fotógrafos que aderiram a esta fotografia.

Consiste, pelo que pesquisei, em algumas técnicas variadas de se chegar ao resultado, algumas fotos são resultado de fotografia de estúdio inserida em um cenário, outras são fotografias feitas em um cenário parecido e também trocado o fundo, e outras são apenas manipuladas o fundo real. Eu particularmente não gosto do resultado, mas a verdade é que os clientes adoram, e esta vendendo feito "água", por um preço muito acima do praticado por aqui.
A fotografia realmente enche os olhos das pessoas comuns e da maioria dos fotógrafos que estão começando, além da manipulação do fundo, existe um tratamento fortíssimo de pele, cor, e tudo mais.

É realmente uma grande sacada comercial nessa época de crise.

Vou deixar um link para que confiram o trabalho de um dos fotógrafos aqui de Sorocaba que tem feito esse trabalho, e pergunto: Alguém aqui está fazendo esse tipo de fotografia? O que acham do resultado?

http://www.authenticprivilege.com.br/

Abraço a todos.






claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2016, 10:39:05
pelo jeito eles manjam muito de manipulação de imagem através dos tratamentos, e lógico, os clientes gostam de tudo aquilo que um celular não consegue fazer, então por isso chama atenção, e só o fato de sair do padrão também já chama atenção, eu particularmente gostei de algumas, não todas.


Filiphe Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2016, 11:05:14
Esse pessoal ta ganhando o publico. No facebook aparecem sempre com muiita frenquencia
Particularmente não gosto, mais tem atraído uma galera. Como vc disse inciantes na fotografia e clientes.

Ele (Augusto) e o Rodolfo Santos juntaram agora, acho que vai sair coisa legal.
facebook/filiphegomesfotografia
instagram:filiphegomesfotografia


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2016, 11:28:45
Já vi outros fotógrafos fazerem trabalho semelhante. As fotos são boas tecnicamente, gostei de várias, principalmente as das crianças, mas algumas achei bregas, especialmente a do homem com asas...  :shock:


wuerges

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2016, 11:31:10
Olá!

Eu percebi uma certa relação entre esse estilo fotográfico e a arte contemporânea que utiliza a fotografia como linguagem, ao menos em algumas galerias.

Por exemplo, as obras disponíveis na Saatchi (http://www.saatchiart.com/photography/digital) utilizam tanta manipulação que muitas vezes parecem pinturas abstratas. O artista brasileiro Rodrigo Braga criou a série Fantasia de Compensação, em que simulou uma cirurgia em que implantava partes de uma cabeça de cachorro em seu rosto. Causou polêmica, mas era (quase) tudo "photoshop".

Onde eu quero chegar? A manipulação digital, por mais exagerada que seja, é uma forma perfeitamente válida de expressão artística. Na verdade... Em um mundo saturado de imagens, é uma das poucas saídas que temos para chamar a atenção.

Por isso, arrisco dizer... Esses fotógrafos podem estar trazendo algumas ideias da arte contemporânea para a fotografia comercial, mesmo que de forma suavizada e mais palatável.

Abraços,
Artur     

P.S.: mas as fotos do homem com asas são bregas pra caramba... ah, isso sim... hahahaha...     
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2016, 11:32:39 por wuerges »


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2016, 11:54:44
pergunta que nw quer calar:O cara tem que ser bom fotografo ou bom editor?Faz uma foto meia-boca e troca o fundo,vende a mesma como se tivesse usado uma tecnica de outro mundo??O que voces pensam sobre isso?
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2016, 12:52:38
Eu gosto PRA CACETE desse tipo de foto, haha

E ao meu ver são fotos MUITO marcantes, com certeza tem clientes dispostos a pagar mais caro por um resultado desse nível. Eu pagaria...

Apesar de realmente terem umas partes forçadas. Asas? Borboletas em excesso? Folhas repetidas voando?
Tem seus exageros, mas de forma geral eu gosto bastante quando são bem feitas, como essas aí

Edit: eles tem Workshops, pedi + info
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2016, 12:59:38 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2016, 13:07:43
Eu gosto PRA CACETE desse tipo de foto, haha

E ao meu ver são fotos MUITO marcantes, com certeza tem clientes dispostos a pagar mais caro por um resultado desse nível. Eu pagaria...

Apesar de realmente terem umas partes forçadas. Asas? Borboletas em excesso? Folhas repetidas voando?
Tem seus exageros, mas de forma geral eu gosto bastante quando são bem feitas, como essas aí

Edit: eles tem Workshops, pedi + info

Eu gostei também.

Agora, acho que asas, borboletas, etc. são o que o cliente pede... Não creio que alguém iria gostar que lhe desenhasse asas sem ter pedido. O fotógrafo faz o que é pedido, eu acho.


N3SSO

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2016, 13:29:25
Eu, particularmente, não gosto muito de manipulações, mas dou o braço à torcer que as fotos ficam mesmo de encher os olhos.

Mas no portfólio online tem algumas que forçam a barra.
5Dc + EF 17-40L F4 + EF 50 1.8 II + EF 70-200L F4
YN-568EX II + YN622c



wuerges

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2016, 14:07:15
Embora o gosto seja muito pessoal (ainda bem!), acho interessante observar que a maior parte dos fotógrafos têm aversão à manipulação excessiva de imagens. Leio críticas do tipo aqui no fórum e em muitos livros de fotografia, embora sem maiores esclarecimentos...

O autor do tópico perguntou o que achamos do estilo. Mas também é interessante questionar POR QUE esse estilo é tão rejeitado pelos fotógrafos! Acredito que, se explorar bem, tem uma história por trás disso. Desconfio que não é apenas uma questão de gosto. Assim podemos compreender melhor como chegamos até aqui e para onde vamos...

Abraços,
Artur


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2016, 14:23:20
pergunta que nw quer calar:O cara tem que ser bom fotografo ou bom editor?Faz uma foto meia-boca e troca o fundo,vende a mesma como se tivesse usado uma tecnica de outro mundo??O que voces pensam sobre isso?
Tenho um amigo que esta começando na fotografia,
faz uns Raws meia boca, mas no micro faz magica!!!.
Como eu sou fotografo, prefiro que a foto saia quase pronta da maquina,
claro faço uma pos, leve!!!
abs.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #11 Online: 27 de Janeiro de 2016, 14:55:05
Pra mim não serve. Quem vive em cima de Photoshop é desculpa pra não executar um trabalho decente na captação.

E é brega afu.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 27 de Janeiro de 2016, 15:12:09
Pra mim não serve. Quem vive em cima de Photoshop é desculpa pra não executar um trabalho decente na captação.

E é brega afu.

 :ok: :ok:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Janeiro de 2016, 15:22:15
Pra mim não serve. Quem vive em cima de Photoshop é desculpa pra não executar um trabalho decente na captação.

E é brega afu.

Desculpa discordar, mas não acho que as coisas devam ser tão extremas assim, me soa um pouco de conservadorismo seu comentário. Na época do surgimento da fotografia, os pintores brigavam ferrenhamente contra o status de arte que a nova forma de se criar imagens almejava. Acho que as ferramentas devem ser usadas em favor da arte e o que deve prevalecer é o bom gosto. Fotografia pura e simples é uma coisa e montagem em PS é outra, mas podem conviver pacificamente, cada uma com sua aplicação. Mais importantes que a ferramenta é o resultado final, se é bom ou ruim.

Neste trabalho específico, gostei bastante de algumas fotos, mas outras ficaram meio artificiais e não me agradaram


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #14 Online: 27 de Janeiro de 2016, 15:22:57
Resultado bom ( não que seja o do ex citado pelo Roberto ) necessita de um clique bom, essa de transformar uma foto ruim em maravilhosa na pós é lenda.

As do site que o Roberto mencionou eu não gostei, mas acho que eles querem ( só tentam ) é fazer o estilo do Adrian Murray: https://500px.com/adrianmurray e a Elena Shumilova: https://500px.com/elenashumilova, que em minha opinião são muito bons.