Autor Tópico: FLICKR  (Lida 1588 vezes)

Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Online: 13 de Janeiro de 2016, 07:59:55
Bom dia!
Alguém saberia me dizer porque algumas fotos no Flickr mostram os dados (equipamento, lente, abertura, tempo, etc) e outras não mostram essas informações?

Talvez isso já tenha sido perguntado mas não encontrei o tópico.

Obrigado


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2016, 08:13:41
nas suas fotos ou flickr dos outros? .... vc pode apagar o exif da foto antes de postar ou pode bloquear o acesso as informações, vai de pessoa pra pessoa
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2016, 09:33:17
Obrigado Erisson  :ok:!
Nas fotos de outras pessoas...nas minhas simplesmente coloco lá sem restrição alguma.
Sempre quando vejo uma foto que gosto, procuro saber como foi feita, por isso vejo os exifs...chance de aprender algo.
Então é isso: Quem postou fez restrições às informações.
Valeu :worship:
Gustavo


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2016, 13:23:44
Eu não entendo o motivo de algumas pessoas preferirem esconder o EXIF da foto. Porque será?  :ponder:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


digopenna

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2016, 15:07:02
Eu não entendo o motivo de algumas pessoas preferirem esconder o EXIF da foto. Porque será?  :ponder:

esconder uma pós-producao exagerada, talvez?  :D


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2016, 10:31:04
Eu não entendo o motivo de algumas pessoas preferirem esconder o EXIF da foto. Porque será?  :ponder:

Interessante isso. Quando comecei a fuçar o 500px, em início de 2013, pude aprender muito lendo as configurações técnicas utilizadas para aquelas imagens que considerava uma inspiração para mim, e acho que realmente isso é bem legal para quem está começando.

Com o passar do tempo foi aumentando o número de adeptos a "esconder o jogo", ao deixar à mostra simplesmente a informação da categoria: Paisagens, Natureza ou Pessoas ( por ex ).

Como se existisse uma mágica secreta para se conseguir uma boa imagem, aliás, na verdade existe: Um bom olhar, capaz de perceber algo interessante e que saiba como adequa-lo dentro do quadro a fim de que transmita a mensagem corretamente, ou o melhor possível, e conhecimento técnico para fazer com que o equipamento usado capte-o tbm da melhor forma.

Claro, conhecer os limites do equipamento e capturar a foto pensando em como e o que fazer na pós tbm é um fator importante. 

E deu...


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2016, 21:41:17
Eu não entendo o motivo de algumas pessoas preferirem esconder o EXIF da foto. Porque será?  :ponder:

Também não entendo.
Reconheço que cada pessoa tem o direito de revelar ou não como fez a foto, mas, se resolveu que vai mostrar a foto, por que não mostrar também o EXIF?

Gosto de olhar, para aprender, reinar o olhar, essas coisas...


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2016, 14:29:06
Realmente, acho que é direito de cada um mostrar o que quiser, desde somente a foto até todos os detalhes de como foi feita, pós etc...
Mas, pelo menos para mim, é muito prazeroso ensinar algo, colaborar para que alguém possa aprender, melhorar a qualidade do trabalho, e que bom se quem "replicou" o que ensinei tornar-se melhor que eu ( o que é fácil, kkk). Será que um discípulo nunca pode superar um mestre, e será que quem esconde é porque considera-se um mestre e teme ser superado...aí é mestre?? :ponder:.
Não tenho melindre algum em dizer que sempre que vejo uma foto do R.Sombrio (sou fã), da Cristiane e de tantos outros (Mestres) procuro saber como foi feita, qual pós, etc...aprender é enriquecer o mundo e ensinar é fomentar esse enriquecimento.
 :worship: :worship:
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2016, 14:31:18 por Gustavo Fernandes »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2016, 15:11:00
Não tenho melindre algum em dizer que sempre que vejo uma foto do R.Sombrio (sou fã), da Cristiane e de tantos outros (Mestres) procuro saber como foi feita, qual pós, etc...aprender é enriquecer o mundo e ensinar é fomentar esse enriquecimento.

Por favor Gustavo, não sou mestre nada, tenho tantas dúvidas e cometo tantos erros quanto qualquer outro que se aventure em determinada atividade, mas claro, se puder passar algo que ajude ou agregue conhecimento para outras pessoas, sem dúvida o farei e com prazer.

Sempre estamos aprendendo, com os outros, com a gente mesmo, e acho besteira querer esconder o jogo.

E sim, eu acredito que um aluno pode ( e até deve ) superar seu mestre, isso é evolução, mas não esqueçamos que cada um tem seu estilo, resultado, e não necessariamente um tem que ser melhor do que o outro, pode ser similar em qualidade, apenas de estilos diferentes.

Acompanho alguns fotógrafos da gringa que fazem incursões juntos, nos mesmos lugares, e acho legal que ambos fotografam a mesma paisagem, apresentam a mesma qualidade, mas com olhares diferentes, resultados diferentes. 


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2016, 15:54:44
Raphael, você matou na mosca! O pessoal está cada vez mais escondendo o jogo, porém não percebem que a foto em si está mais ligada ao olhar da pessoa, do que as regulagens que ela usou - posso ficar um dia inteiro fotografando e não tirar uma boa, mas posso bater apenas algumas fotografias e saírem maravilhosas.

Hoje vejo como uma grande virtude o fato de as pessoas terem um acesso mais fácil à fotografia, pois com equipamentos simples, é possível durante o dia fazer fotos maravilhosas e isso independe da pessoa ser ou não profissional da área, basta que ela tenha um olhar que enxergue um brilho especial naquilo de deseja-se clicar.

Penso que as pessoas escondem o EXIF pelo simples fato de não quererem dar o braço a torcer que só conseguem boas fotografias, depois de uma boa pós-produção - não vejo outro motivo para este "egoísmo" - figo egoísmo, pois como foi dito, é a oportunidade de as pessoas aprenderem com o click dos outros.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2016, 17:03:27
Pois é Marcio, há um tópico aqui no fórum: "Sua Melhor Foto em 2015", a minha que eu considerei "a melhor" foi feita com o meu celular, um Lumia 925.
Sabem, só agora tem caído a ficha que a fotografia é muito mais sua visão, sua sensibilidade, sua história do que o seu equipamento, lógico que ajuda, mas não é o que decide.
Investi muito ano passado em corpo, lentes, flash, etc, não me arrependo, mas não é o que realmente faz a diferença...


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #11 Online: 15 de Janeiro de 2016, 19:15:36
Sabem, só agora tem caído a ficha que a fotografia é muito mais sua visão, sua sensibilidade, sua história do que o seu equipamento, lógico que ajuda, mas não é o que decide.
Investi muito ano passado em corpo, lentes, flash, etc, não me arrependo, mas não é o que realmente faz a diferença...

Equipamento melhor = Maior qualidade da imagem / algumas possibilidades -efeitos ( desfoque / bokeh / maior tempo de exposição / ISO mais altos com menos ruído ).

Olhar / visão / criatividade / conhecimento técnico = Conseguir capturar o que se deseja na hora certa, do jeito certo ( pra si ).

Ainda: Vc pode fazer uma boa foto com qualidade ruim, ou uma bela foto que não seja boa.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #12 Online: 20 de Janeiro de 2016, 10:12:37
Então é isso: Quem postou fez restrições às informações.

Não, não é necessariamente isso...

Eu mesmo tinha o costume de editar as fotos no PS e jogar todas em uma nova janela pra escolher a ordem que ia salvar, ou simplesmente pra redimensionar (mesmo podendo fazer isso na original), vai ver que era um costume por antes de fotografar eu fazia isso nos materiais que trabalhava (era designer gráfico), então, naturalmente as minhas fotos iam sem EXIF, e não por que eu estava restringindo as informações...

Acredito que algumas pessoas possam fazer isso, com essa intenção, mas de repente a maioria não, como eu fiz por muitos anos, podem apagar e nem se dar conta disso... as vezes quem esta de fora tb esta mais preocupado com isso do quem postou sem EXIF, eu particularmente n vejo como um EXIF pode agregar em algo, antes eu achava que sim, mas hj, no meu ver basta vc conhecer seu equipamento pra saber como vc faria e oq precisaria para uma foto x, e não vendo EXIF por ai :ok:
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2016, 10:12:54 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Janeiro de 2016, 10:47:16
Salvar para a web no Photoshop também pode remover os metadados.


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #14 Online: 28 de Janeiro de 2016, 11:17:20
Equipamento melhor = Maior qualidade da imagem / algumas possibilidades -efeitos ( desfoque / bokeh / maior tempo de exposição / ISO mais altos com menos ruído ).

Olhar / visão / criatividade / conhecimento técnico = Conseguir capturar o que se deseja na hora certa, do jeito certo ( pra si ).

Ainda: Vc pode fazer uma boa foto com qualidade ruim, ou uma bela foto que não seja boa.


Tenho pensado bastante no que você colocou, Raphael.

De fato conseguir uma boa foto, ou melhor, uma foto que lhe agrade com um celular ou equipamento bem simples depende além do seu olhar e sensibilidade, da sorte das configurações do dito equipamento estar adequada à cena visualizada, já com equipamento melhor, o fator "sorte" fica menos importante, porque se  tiver bom domínio da técnica e dos recursos que o seu equipamento pode oferecer você o fara captar o que sua sensibilidade lhe mostra.

Sempre refletir sobre o que pensamos e estar abertos a aprimorar o que pensamos.

Obrigado!!!