Autor Tópico: Fim de tarde na Barragem do São Bento, em Siderópolis - SC  (Lida 2282 vezes)

bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Online: 28 de Janeiro de 2016, 13:05:57
Olá pessoal!

Estou estudando fotografia e gostaria que vocês dessem algumas opniões para aumentar o meu conhecimento. Não sou profissional, por isso peço que levem isso em conta ao avaliar  :D

A foto foi feita dia 24/01/2016, as configurações usadas foram:
Canon EOS REBEL T1i
EF-S18-55mm f/3.5-5.6 IS II
18mm/ƒ/8/1/125s/ISO 200



O que vocês me dizem?


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2016, 13:56:42
Cara, gostei muito da sua foto


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2016, 14:51:00
Cara, gostei muito da sua foto

Obrigado Claudio  :D


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2016, 15:13:13
Olá, Bruno. Seja vem-vindo ao forum e a galeria de fotos! :)

Legal que tenha começado já com chave de ouro, postando algo por aqui...

Quanto a sua foto, está muito bonita plasticamente, com belas cores, luzes balanceadas e um cenário que sem dúvida alguma devia ser deslumbrante ao vivo. Ou seja, tecnicamente (já que mencionou o curso de fotografia), me parece muito bem executada. Agora, mesmo gostando dela assim num primeiro impacto, não é uma foto, digamos, "atraente". Digo, não me prende o olhar, não me inspira, não me deixa curioso. Talvez seja pela falta de algo no primeiro plano ou de algum elemento em destaque... Fica como dica, até porque sofro dessa mesma dificuldade em transmitir para uma fotografia o visual todo e o que sinto ao me deparar com lugares legais.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2016, 15:19:14
Concordo com o Walker, procure estudar mais regras de composição, não que vc tenha que segui-las a risca, mas é bom conhecê-las até para quebra-las.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2016, 15:23:38
A família da minha esposa é de Nova Veneza e eu já fiz pesquisa (licenciamento ambietal e plano de manejo) na região de Siderópolis.

Eu nunca tinha tido o deslumbre que a sua foto proporcionou. Durante o dia, em minha opinião, o lugar não é bonito, mas esse por do Sol e a silhueta da cordilheira de montanhas ficou lindo.

Parabéns! E obrigado por não iniciar sua participação perguntando sobre qual a melhor lente, flash e se Nikon é melhor que Canon e vice versa, rs rs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Janeiro de 2016, 15:29:26
Eu gostei muito da foto. Parabéns pelo click!!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 28 de Janeiro de 2016, 15:38:13
Eu gostei como matéria bruta. Coisas que vc pode fazer pra incrementar:
- Escurecer ou aumentar o contraste do céu, pra ficar mais "dramático"
- Fazer uma longa exposição da água, pra ficar com aparência espelhada
- Aumentar (ou diminuir) a bruma nos morros
- Usar um polarizador

Todas as minhas sugestões são clichê, mas é conhecendo o clichê que se pode conceber algo diferente.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #8 Online: 28 de Janeiro de 2016, 15:38:30
Achei muito legal sua foto, Bruno. Seja muito bem vindo.
Acho que poderia ter explorado um pouco mais essas nuvens e a textura do lago na pós (+ claridade, talvez).
Concordo que trata-se de uma imagem sem um objeto principal específico, aquela âncora que nos faz querer olhar novamente, sabe. Mas com essa paisagem é difícil mesmo eleger o "mais importante".
Abraço.


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #9 Online: 28 de Janeiro de 2016, 16:10:32
Gostei bastante da sua foto, também estou iniciando em fotografia.

Visualmente olhando, além do que o pessoal já comentou/sugeriu, eu acho que para este tipo de fotografia cairia muito bem um HDR.

Abraços
~ Know your limits, but never accept them ~


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 28 de Janeiro de 2016, 16:27:00
Como já disseram, achei a composição pobre, acabou virando apenas um registro...

Mas tecnicamente, esse registro foi bem executado!  :ok:
Alexandre Paradela


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #11 Online: 28 de Janeiro de 2016, 16:48:24
Pessoal, muito obrigado por seus Feedbacks, para mim é muito importante!

Olá, Bruno. Seja vem-vindo ao forum e a galeria de fotos! :)

Legal que tenha começado já com chave de ouro, postando algo por aqui...

Quanto a sua foto, está muito bonita plasticamente, com belas cores, luzes balanceadas e um cenário que sem dúvida alguma devia ser deslumbrante ao vivo. Ou seja, tecnicamente (já que mencionou o curso de fotografia), me parece muito bem executada. Agora, mesmo gostando dela assim num primeiro impacto, não é uma foto, digamos, "atraente". Digo, não me prende o olhar, não me inspira, não me deixa curioso. Talvez seja pela falta de algo no primeiro plano ou de algum elemento em destaque... Fica como dica, até porque sofro dessa mesma dificuldade em transmitir para uma fotografia o visual todo e o que sinto ao me deparar com lugares legais.

Eu postei essa foto justamente porque ao mesmo tempo que gostei dela achei que estava faltando alguma coisa, e como praticamente todos aconselharam preciso estudar mais sobre composição... Vou fazer isso  :)

A família da minha esposa é de Nova Veneza e eu já fiz pesquisa (licenciamento ambietal e plano de manejo) na região de Siderópolis.

Eu nunca tinha tido o deslumbre que a sua foto proporcionou. Durante o dia, em minha opinião, o lugar não é bonito, mas esse por do Sol e a silhueta da cordilheira de montanhas ficou lindo.

Parabéns! E obrigado por não iniciar sua participação perguntando sobre qual a melhor lente, flash e se Nikon é melhor que Canon e vice versa, rs rs

Realmente eu já fiz várias tentativas de fotografar essa mesma paisagem durante o dia e não gostava do resultado. Nesse dia eu estava em casa e a hora que vi o sol se pondo pensei: "é hoje que eu vou conseguir uma foto boa da barragem" hehe. Convidei a mulher e um casal de amigos e fomos para lá (fica à uns 20 min da minha casa) e cheguei lá bem à tempo de fotografar. 10 minutos depois da foto o sol já havia se posto completamente... Talvez a composição tenha ficado pobre pois não tive tempo de ver qual era o ângulo melhor para fotografar. Mas da próxima eu acerto  :ok:

Quanto à perguntar sobre lentes ou câmeras, acho que esse assunto já está bem saturado, é só ter vontade de pesquisar que todas as nossas dúvidas são sanadas hehe

Eu gostei muito da foto. Parabéns pelo click!!

Obrigado Rafa  :ok:
Eu gostei como matéria bruta. Coisas que vc pode fazer pra incrementar:
- Escurecer ou aumentar o contraste do céu, pra ficar mais "dramático"
- Fazer uma longa exposição da água, pra ficar com aparência espelhada
- Aumentar (ou diminuir) a bruma nos morros
- Usar um polarizador

Todas as minhas sugestões são clichê, mas é conhecendo o clichê que se pode conceber algo diferente.

Obrigado pelas dias Felipe! Com certeza vou prestar mais atenção nos próximos cliques  :)

Achei muito legal sua foto, Bruno. Seja muito bem vindo.
Acho que poderia ter explorado um pouco mais essas nuvens e a textura do lago na pós (+ claridade, talvez).
Concordo que trata-se de uma imagem sem um objeto principal específico, aquela âncora que nos faz querer olhar novamente, sabe. Mas com essa paisagem é difícil mesmo eleger o "mais importante".
Abraço.

Obrigado Nando! Se olhar atentamente à foto, no meio do lago tem a torre de uma igreja. Onde fica a barragem era um vilarejo antigamente. Tentei compor alguma foto com ela mas ainda não consegui. Um dos motivos é que ela fica longe e a minha lente 75-300 tem uma nitidez horrível em 300mm. Mas ainda vou fazer uma foto legal com aquela torre  :ok:

Gostei bastante da sua foto, também estou iniciando em fotografia.

Visualmente olhando, além do que o pessoal já comentou/sugeriu, eu acho que para este tipo de fotografia cairia muito bem um HDR.

Abraços

Obrigado Leo!

Gostaria de ter feito uma HDR, mas ainda não tenho tripé, quando sobrar $tempo$ para o tripé eu tento fazer uma HDR  :)


leonardodemacedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
  • leonardodemacedo
    • Aprenda a Usar o Lightroom
Resposta #12 Online: 28 de Janeiro de 2016, 17:15:59
... e cheguei lá bem à tempo de fotografar. 10 minutos depois da foto o sol já havia se posto completamente... Talvez a composição tenha ficado pobre pois não tive tempo de ver qual era o ângulo melhor para fotografar...

O planejamento, quando possível, faz uma *uta diferença na foto. Muitas vezes mais do que megapixels e óticas mirabolantes  ;)


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Janeiro de 2016, 17:31:03
Bruno, gostei muito de sua foto!!! Claro que pode ser melhorada ainda mais com algumas das sugestões que já foram dadas, mas acho que está no caminho certo.  :clap: :clap: :clap:


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #14 Online: 29 de Janeiro de 2016, 09:09:14
O planejamento, quando possível, faz uma *uta diferença na foto. Muitas vezes mais do que megapixels e óticas mirabolantes  ;)

Com certeza! Fica como aprendizado para as próximas rsrs...

Bruno, gostei muito de sua foto!!! Claro que pode ser melhorada ainda mais com algumas das sugestões que já foram dadas, mas acho que está no caminho certo.  :clap: :clap: :clap:

Obrigado  :ok: