Autor Tópico: Fotos de Shows  (Lida 2754 vezes)

omeleteman

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Online: 24 de Março de 2005, 14:56:23
Pessoal, costumo ir muito a shows e adoro fotografar mas nem sempre estamos próximos o suficiente e, como leigo, gostaria de dicas para fazer os melhores clicks.
Que modo a regulagem da minha Sony W1 devo utilizar para conseguir as melhores fotos.
Uma das maiores dificuldades, obviamente, é o movimento dos caras no palco que sempre rendem fotos "borriscadas".
Obrigado. :huh:
« Última modificação: 24 de Março de 2005, 14:58:08 por omeleteman »


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #1 Online: 24 de Março de 2005, 17:17:42
Você pode utilizar um ISO alto... para utilizar velocidades menores e conseguir captar sem o flash as cores do palco... eu sempre erro em fotos de shows, mas estamos todos evoluindo com as dicas do fórum...

Se quiser captar alguma expressão de algum componente do show, terá que usar o flash... daí você pode utilizar o modo de flash Slow sinc... aquela figurinha que fica um raio e um sl ao lado da figura nas máquinas sony...

 


omeleteman

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #2 Online: 24 de Março de 2005, 18:26:48
vou tentar assim. não saco nada de ISO mas muito obrigado.
vou pesquisar mais.
pelo que vc disse tem a ver com a velocidade, né?
blz.


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #3 Online: 24 de Março de 2005, 18:52:56
Mais ou menos...

ISO em máquina digital é a simulação da ASA em filmes... ou seja, quanto maior o ISO, maior é a sensibilidade à luz... ou seja, você pode queimar mais pontos em maior velocidade...

Só que você perde em definição... mas isso pode ser usado à seu favor... pois dá uma emoção diferente à sua foto... perde, mas não muito...

Tem a ver com a velocidade no ponto em que você poderá utilizar velocidade mais rápida para tirar sua foto com menor luz...

Dá uma olhada pelo fórum que você vai encontrar mais sobre esse assunto... pesquise na Internet que você também vai encontrar... mas o mais importante... faça testes com sua máquina, mudando os ISO dela... navegue pelo Menu dela... e leia o manual... daí você aprender bastante...


 


Putardo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 161
  • Sexo: Masculino
    • All Fotos
Resposta #4 Online: 24 de Março de 2005, 19:30:20
Eu costumo fotografar shows e quando não tô com filmes 800 ou mais sensíveis, eu uso 400 mesmo, sem puxar, e mando um flash, usando velocidade 1/30 pra pegar um pouco da luz do palco, e estou sendo feliz , tendo umas fotos bem bacanas.

Com máquinas digitais compactas eu nem sei como fazer, pois provavelmente elas não tem ajustes de velocidade. O lance é mesmo aumentar o iso e mandar ver na foto com flash. O problema é o disparo, que é muito lento, você pode perder momentos bons por causa disso.

Espero ter ajudado


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #5 Online: 24 de Março de 2005, 21:38:04
Putardo,

Você disse COM flash? Mas aí vai acabar prejudicando a fotometria, pois presume-se que num show o cara vai estar a uma certa distância do palco, e o uso do flash iria acabar comprometendo a foto pois iluminaria uma área da cena que na realidade está à frente do objetivo, subexpondo o fundo - que é onde a coisa está "acontecendo"...
Parece-me que o correto seja usar o ISO mais alto, pra conseguir uma exposição legal numa velocidade inferior, e embora ninguém tenha mencionado o uso de um tripé - quando possível - vai ajudar bastante a evitar tremidas... Se a câmera permitir travar o foco manualmente acredito que seja útil pra economizar um tempo precioso da câmera tentando acertar o autofoco.
É a minha opinião. Tem bastante gente aqui no forum mais habilitada que eu pra falar do assunto...
Abraços,
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #6 Online: 24 de Março de 2005, 22:39:33
Fábio,

Você mencionou o "travar o foco" e como minha máquina não tem isso eu fiquei pensando um acoisa que talvez possa dar um resultado satisfatório. Minha máquina tem um AF lock, mas pelos testes que eu fiz não posso garantir 100% em função das profundidades de campos utilizadas. Mas bem... Se eu deixar em foco manual e acertar para a primeira foto, teoricamente este problema de foco estará parcialmente resolvido uma vez q temos uma mesma distância entre a câmera e os eventos no palco, certo? Assim é possível utilizar os demais recursos citados anteriormente por vocês, como o aumento do ISO, maior abertura do diafragma, menor velocidade do obturador, etc.

Se eu tiver totalmente errado, espero que apareça alguém pra puxar a minha orelha!

Abraço,

Melão
Visitem meu flickr


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #7 Online: 24 de Março de 2005, 22:50:22
Melão,

Eu faria da forma que você citou (usando o foco manual), pelas razões que você citou (a distância permanecerá constante). Talvez alguém mais experiente que nós possa ensinar outra técnica.

Abraços,

 
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 25 de Março de 2005, 12:55:19
Travar o foco é um termo que usamos para deixar a câmera no manual ajustada num foco determinado mesmo melão.

:)

Olha dificilmente a distância permanecerá a mesma, por isso sugiro o uso de uma grande profundidade de campo para melhorar o problema (lembra do curso que 1cm pode ser a diferença entre em foco e fora de foco?), mesmo com esta restrição essa técnica do foco manual travado é uma das melhores para este tipo de imagem, uma outra sugestão é que vc use o foco contínuo, costuma ser um recurso interessante tbm.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


omeleteman

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #9 Online: 31 de Março de 2005, 10:51:16
gente, quanta dica bacana.
nunca tinha visto um forum com gente tão participativa e colaboradora.
obrigado de montão a todos.
vou testar tudo que li aqui.
valeu.  ;)  


jando

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
    • http://www.jando.hpg.com.br
Resposta #10 Online: 31 de Março de 2005, 12:12:13
Ae leo, po eu também me ferro pra fazer fotos em shows, principalmente aqueles onde as luzes do palco não foram pensadas e colocadas aleatoriamente.

Minha dificuldade esta na velocidade, mesmo eu colocando em ISO 1600 as fotos as velocidades variam em 1/8 e 1/50 ... minha lente é a do KIT ainda ou seja abertura entre 3,5 e 5,6, mas geralmente no 5,6 pois tenho que fechar no meu objeto....

Outro problema bem comum nas minhas fotos é que eu fotometro determinado objeto da cena e o restante da cena esta com a luz bem mais intensa ou bem mais fraca. O que acontece é varios estouros nas imagens.....

O que eu faço??? Corto os Pulsos? (rs)
Estou para comprar em breve aquela lente que você indicou a 28 105 USM ll (3,5 - 4,5) sera que os resultado serão superiores???

 


Anderson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
    • http://
Resposta #11 Online: 04 de Abril de 2005, 11:36:43
Pois é Jando, estou com essa dúvida tb..
pois sempre tirei fotos em shows ( http://andersonbrito.fotopic.net ) tem várias ai ! É meu hobbie favorito
agora adquiri uma Canon EOS 300D e estou pensando em comprar essa mesma lente..  mas não estou com pressa, estou tentando enjoar do 28-55 ainda !
:) é isso

acho q o lance é bater sem flash sempre, só assim podemos identificar que é um show mesmo ( torcer para que a iluminação ambiente não seja amadora tambem )..
Colocar um ISO alto, ate porque a maioria das vezes a iluminação do show é precária !
e ficar controlando a velocidade, dependendo da foto ! Acho q na EOS você tem que ficar no TV ( Tempo de velocidade ), ficar mechendo com a maquina calculando o obturador automaticamente.

Foco manual é importante para acelerar as fotos tb... sendo assim você não fica errando e procurando o melhor foco no autofoco.

Abraços, :)
anderson brito
- R0CKET - http://andersonbrito.fotopic.net
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 04 de Abril de 2005, 12:04:28
Olha para esse tipo de imagem acredito que uma lente IS seria melhro negócio pois compensaria um pouco da baixa velocidade, lentes luminosas tbm seriam interessantes (uma 50mm 1.8 faria milagres por vcs :)).
Quando à luzes que estouram você deve fazer a fotometria pensando no que vc quer ter registrado, se você quer um registro mais fraco de uma dada luz você deve fotometrar pensando naquela luz.

NESTE TÓPICO tem umas dicas interessantes sobre pós processo para este tipo de foto e fotometria para este tipo de foto. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Putardo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 161
  • Sexo: Masculino
    • All Fotos
Resposta #13 Online: 05 de Abril de 2005, 17:40:49
Fala Ribas!

Então, eu uso Flash só quando to com um filme menos sensível, pra não ter que puxar, e em locais que eu sei que a iluminação é bacana, tipo, Via Funchal, Credicard, Directv...e com velocidade 30, dá um efeito legal. Não é o que eu procuro, mas às vezes tem que ser assim, quando não se tem grana pra um filme mais sensível...

Eu sempre considero fotos de show um desafio...acho que ainda preciso de muita prática, pra também depois poder ousar mais nas fotos. Há um fotografo que faz um trabalho lindo com shows, ele que fotografou o acustico do ira, rita lee...esqueci o nome dele, mas achei o site dele outro dia e babei. O cara manda muito.
 


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #14 Online: 06 de Abril de 2005, 02:00:28
No caso do omelete, eu usaria foco contínuo (consome bastante bateria, mas é eficaz pra aumentar a velocidade do AF), a maior abertura possível (F/2.8 no caso), um ISO 400, e velocidades como 1/100... O duro é que como a iluminação é ruim, as fotos devem sair escuras do mesmo jeito :/ Aí a única saída é apelar pro flash... Acredito que numa reflex com uma lente bem luminosa e um ISO bem elevado, pudesses abrir mão do flash e captar as luzes do show, que pra mim são a melhor parte. Lembre-se que se usar exposições mais longas, não vais congelar o momento, na verdade mesmo com 1/100 não vai ficar 100%, nesse caso o flash é que congelaria o momento... Mas aí tu perde a iluminação do show :/ Resumindo... Complicado fotografar um show com uma compacta, mas teste algumas configurações manuais pra conseguir o melhor possível. Abraço!
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil