Autor Tópico: Filtro close up ou tubo extensor?  (Lida 3337 vezes)

bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Janeiro de 2016, 12:24:14
Pessoal, boa tarde!

Tenho uma Nikon FX, e as lentes 35mm FX, 50mm e 85mm. Trabalho basicamente com retratos e já senti dificuldades para fotografar detalhes (retratos mais pertos, acessórios, cortes close ups) em algumas ocasiões.

Já usei uma vez a 105mm Micro e fiquei impressionado com o resultado, mas como macro não é o foco do tipo de fotografia que eu faço, não queria desembolsar o valor da 105mm no momento.

A pergunta é: o close up nas lentes já seria uma boa solução pontual, ou melhor comprar um tubo extensor?

Além disso, quais são as vantages e desvantagens de cada sistema? Existe alguma coisa a considerar no uso do filtro ou tubo em relação à lente ou sistema de foco?

Recomendações de marcas ou modelos também são bem-vindas.

Desde já, obrigado. :)
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2016, 12:26:56 por bfscf »


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2016, 12:28:18
Lentes close-up determinam acentuada perda de nitidez nas bordas. Se não comprar uma macro, o melhor é optar por tubos de extensão ou anéis de inversão, dependendo da necessidade de ampliação.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2016, 12:38:36
Lentes close-up determinam acentuada perda de nitidez nas bordas. Se não comprar uma macro, o melhor é optar por tubos de extensão ou anéis de inversão, dependendo da necessidade de ampliação.

Posso usar os tubos de extensão com qualquer uma das minhas lentes, ou existe uma recomendação? Existe alguma marca mais recomendada com AF para Nikon?

Não precisa ser 1:1, 1:2 acho que já resolveria.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2016, 15:06:59
Você pode usar em qualquer uma das três.


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2016, 15:21:27
Dependendo da utilização, um é melhor que o outro. Se você tem tempo de sobra para fazer determinada foto, pode se dar ao luxo do tubo, agora se o tempo for curto e cada segundo valioso, nada substitui o filtro. Tem muito fotografo renomado internacionalmente que apela pros filtros às vezes, por falta de tempo.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2016, 17:42:44
Você pode usar em qualquer uma das três.

Dependendo da utilização, um é melhor que o outro. Se você tem tempo de sobra para fazer determinada foto, pode se dar ao luxo do tubo, agora se o tempo for curto e cada segundo valioso, nada substitui o filtro. Tem muito fotografo renomado internacionalmente que apela pros filtros às vezes, por falta de tempo.

Pessoal, obrigado pleas respostas, mas resolvi pesquisar um pouco mais e achei algumas informações importantes.

Para o uso de extensores, as distâncias focais normais são as mais recomendadas (de 40mm até 70mm, mais ou menos). As teles (acima de 80mm) costumam ser maiores, mais pesadas e mais difíceis de serem manuseadas com os tubos — além de apresentarem inconsistências com o foco. As mais angulares (abaixo de 35mm) costumam não dar foco (a distância mínima vai pra dentro da lente). Também se perde um pouco de luz.

O close up muda opticamente a lente, alterando a distância focal. Normalmente é notada a perda de nitidez. E normalmente quanto maior a distância focal, mais efetiva será a magnificação [sic] da lente (recomenda-se em lentes a partir de médio tele — 80mm). Com o filtro close up, não existe perda de luz.

Acabei pegando pelo eBay um set Kenko 12mm, 20mm, e 36mm com AF. Agora é esperar chegar.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2016, 18:03:08 por bfscf »


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 10:57:19
Os tubos kenko são muito bons, funcionam perfeitamente e possuem boa qualidade de construção.
Eu os utilizo com todo tipo de lente, desde o 35 até 200mm e funciona legal... o foco nas lentes que são mais rápidas(tipo 70-200) é meio complicado para detalhes que estão muito colados na lente, não recomendo pois da uns trancos no motor... na verdade, com tempo vais perceber que macro e AF não caminham bem juntos.

Fiz um tópico a tempos atrás falando sobre eles, se quiser dar uma olhada:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=115542.0
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 11:25:37
Fiz um tópico a tempos atrás falando sobre eles, se quiser dar uma olhada:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=115542.0

Legal, parece que todas informações que descrevi conferem com sua experiência. Agora estou esperando ele chegar para fazer os testes. :)


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 11:37:13
Exatamente.

Ele definitivamente não substitui uma lente macro, mas seu caso é o mesmo que o meu, eu precisava de um equipamento para fotos de detalhes mas que não justifica o investimento em uma lente específica... ele cumpre seu papel, as fotos ficam extremamente nítidas.


A ideia da venda de um ou dois tubos que dei é uma boa, até porque se encontrasse apenas um tubo na época eu compraria... nos grupos de vendas do facebook ou mercadolivre tem sempre alguém querendo comprar tubos avulsos pra ter seus macros com economia. Faça um teste entre os 3, veja o que melhor te atende e venda os outros dois... eu pro exemplo, vou ficar apenas com o de 12mm. :)
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 11:55:18
Ele definitivamente não substitui uma lente macro, mas seu caso é o mesmo que o meu, eu precisava de um equipamento para fotos de detalhes mas que não justifica o investimento em uma lente específica... ele cumpre seu papel, as fotos ficam extremamente nítidas.


A ideia da venda de um ou dois tubos que dei é uma boa, até porque se encontrasse apenas um tubo na época eu compraria... nos grupos de vendas do facebook ou mercadolivre tem sempre alguém querendo comprar tubos avulsos pra ter seus macros com economia. Faça um teste entre os 3, veja o que melhor te atende e venda os outros dois... eu pro exemplo, vou ficar apenas com o de 12mm. :)

Bem isso! Me identifiquei com sua experiência! :)

Minha ideia é essa... Vou ficar um tempo com eles pra ver qual me atende melhor e vender um ou, quem sabe, dois.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2016, 11:56:37 por bfscf »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 18:15:32
Vc quer ampliação suficiente para melhorar seus retratos ou detalhes/produtos/close. É isso? Se sim... Vá de tubo extensor com contatos. De qualquer marca. Encontra no ML, no e-bay ou em sites de compras chineses.

Se for para ampliação em nivel macro, de verdade... Vá com uma macro dedicada. Ou, alternativamente, uma macro fixa (como toda boa macro) com AF (muito mais prática que uma macro dedicada).

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 18:53:18
Vc quer ampliação suficiente para melhorar seus retratos ou detalhes/produtos/close. É isso? Se sim... Vá de tubo extensor com contatos. De qualquer marca. Encontra no ML, no e-bay ou em sites de compras chineses.

Se for para ampliação em nivel macro, de verdade... Vá com uma macro dedicada. Ou, alternativamente, uma macro fixa (como toda boa macro) com AF (muito mais prática que uma macro dedicada).

Peguei um kit da Kenko mesmo. Já está no Brasil (foi taxado, claro), só estou esperando ficar disponível em uma unidade dos correios para pegar! :)


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 15:05:39
Peguei um kit da Kenko mesmo. Já está no Brasil (foi taxado, claro), só estou esperando ficar disponível em uma unidade dos correios para pegar! :)

http://boulanger.scene7.com/is/image/Boulanger/bfr_overlay?layer=comp&$t1=&$product_id=Boulanger/4961607900000_h_f_l_0

Tem que ter atenção com isso... Já li tempos atrás, embora nunca tenha vivenciado na prática, que esse tipo de TE com os contatos expostos, podem resultar em perda de qualidade da imagem por reflexão da luz nas hastes metálicas do interior do TE. Não sei se é verdade. Pelo sim, pelo não, prefira aqueles em que as hastes vem 'embutidas' no corpo do TE: http://www.lovinpix.com/2410/kenko-kit-tubes-allonges-dg-canon-af.jpg

Boa sorte!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 15:49:20
http://boulanger.scene7.com/is/image/Boulanger/bfr_overlay?layer=comp&$t1=&$product_id=Boulanger/4961607900000_h_f_l_0

Tem que ter atenção com isso... Já li tempos atrás, embora nunca tenha vivenciado na prática, que esse tipo de TE com os contatos expostos, podem resultar em perda de qualidade da imagem por reflexão da luz nas hastes metálicas do interior do TE. Não sei se é verdade. Pelo sim, pelo não, prefira aqueles em que as hastes vem 'embutidas' no corpo do TE: http://www.lovinpix.com/2410/kenko-kit-tubes-allonges-dg-canon-af.jpg

Jura? O meu acabou de chegar. Na verdade foi taxado, e fui buscá-lo hoje nos Correios. O meu tem as hastes "embutidas" no corpo como no exemplo que você indicou. :ok: