Autor Tópico: Fotografar em Cinestyle?  (Lida 6273 vezes)

borgeskt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Janeiro de 2016, 14:41:27
Alguem fotografa com perfil de cor CINESTYLE? pra vídeo ele funciona muito, mas pra foto em raw, faz alguma diferença?
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2016, 15:06:08 por DMZamora »
Canon 6D + Canon 70D + 85mm 1.8 + 50mm 1.8 + 24mm 2.8 + 24-105L 4 + 8mm 3.5 + flash 430 exii + flash yn600rt

instagram: guifchs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2016, 14:49:37
O RAW não tem perfil de cor. Ele é simplesmente a coleção de dados de luz que entrou no sensor. O software que vai transformar aquilo em imagem é que vai associar a coleção a um perfil de cor. Ou seja, não faz a menor diferença.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2016, 20:11:47
Acredito que o topico deveria ter ficado no forum Canon.
Pois Cinestyle é um preset para instalar nas cameras Canon e não uma tecnica ou outra coisa independente de fabricante.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2016, 20:27:34
O RAW não tem perfil de cor. Ele é simplesmente a coleção de dados de luz que entrou no sensor. O software que vai transformar aquilo em imagem é que vai associar a coleção a um perfil de cor. Ou seja, não faz a menor diferença.

Ia responder isso, mas não tinha 100% de certeza da minha resposta. Eu acredito que seja como você falou, mas não cheguei a pesquisar em relação a isso para saber se tinha veracidade. :ponder:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 01:38:14
não tem nada semelhante pra Nikon? Porque caras, não tem nada que eu odeie mais na minha camera do que os perfis de cores... sim, eu sei que o RAW vai ficar flat e eu posso fazer o que quiser depois, mas acho terriveis as cores dos presets da Nikon...
@jacobfotografiacriativa


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 10:33:53
não tem nada semelhante pra Nikon? Porque caras, não tem nada que eu odeie mais na minha camera do que os perfis de cores... sim, eu sei que o RAW vai ficar flat e eu posso fazer o que quiser depois, mas acho terriveis as cores dos presets da Nikon...

Já tentou usar o Capture One? A renderização de cores do arquivos NEFs são infinitamente melhores, ainda mais especificamente para tons de pele.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 18:45:07
Já tentou usar o Capture One? A renderização de cores do arquivos NEFs são infinitamente melhores, ainda mais especificamente para tons de pele.

Nunca usei, mas na verdade nao me queixo das cores dos NEF's no pós processamento, acho muito superiores aos da Canon, me refiro mesmo é no preview da camera... fotografo só com preview PB porque se eu começo a ver as cores das fotos me bate uma depressão, parece que ta tudo uma merd* hauhau
@jacobfotografiacriativa


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 19:06:50
Nunca usei, mas na verdade nao me queixo das cores dos NEF's no pós processamento, acho muito superiores aos da Canon, me refiro mesmo é no preview da camera... fotografo só com preview PB porque se eu começo a ver as cores das fotos me bate uma depressão, parece que ta tudo uma merd* hauhau

Ah, entendi! Você pode customizar um "Picture Control" do seu agrado para preview na câmera. :)


Luiz Lyra Jr.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2019, 11:12:58
Alguem fotografa com perfil de cor CINESTYLE? pra vídeo ele funciona muito, mas pra foto em raw, faz alguma diferença?
Li essa questão (já antiga) e resolvi testar ... Com a câmera num tripé fiz três disparos numa paisagem com muitas sombras e com forte contraste do sol as 11h. O 1º disparo com o picturestyle "Standard" o 2º disparo com um picturestyle que gosto "Cinema1" e um 3º com o "EOSHS C-Log" ... As imagens ficaram com as características de cor e contraste já mencionados mas o fato que chamou a minha atenção foi o tamanho dos arquivos RAW gerados: 29,6MB, 27,9MB e 31,8MB respectivamente. Repeti a teste em outras duas vezes e vi que em situações de pouco contraste essa diferença é menor. A conclusão que chego é que a embora o arquivo RAW não altere as informações de cores, creio que as informações de quantidade de luz sejam diferentes, talvez por isso os arquivos "flat" sejam mais maleáveis no tratamento da imagem.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2019, 12:49:17
Paraquem fotografa com filme:












bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Março de 2019, 17:36:18
Li essa questão (já antiga) e resolvi testar ... Com a câmera num tripé fiz três disparos numa paisagem com muitas sombras e com forte contraste do sol as 11h. O 1º disparo com o picturestyle "Standard" o 2º disparo com um picturestyle que gosto "Cinema1" e um 3º com o "EOSHS C-Log" ... As imagens ficaram com as características de cor e contraste já mencionados mas o fato que chamou a minha atenção foi o tamanho dos arquivos RAW gerados: 29,6MB, 27,9MB e 31,8MB respectivamente. Repeti a teste em outras duas vezes e vi que em situações de pouco contraste essa diferença é menor. A conclusão que chego é que a embora o arquivo RAW não altere as informações de cores, creio que as informações de quantidade de luz sejam diferentes, talvez por isso os arquivos "flat" sejam mais maleáveis no tratamento da imagem.

Curioso… você abriu os arquivos fazendo a leitura do mesmo Perfil/Process em "Camera Calibration" do Lightroom, ou Profile/Curve do Capture One?


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #11 Online: 25 de Março de 2019, 15:32:53
Paraquem fotografa com filme:












Mas que coisa muito linda, não...?  :clap: :wub:
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


Cledilson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Março de 2019, 10:30:38
Tá ai uma coisa que eu ainda não tinha parado pra pensar. Mas como o RAW não altera perfil de cores, realmente faz sentido que talvez exista uma diferença somente na captação da informação de luz. 


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Março de 2019, 10:41:09
O tópico me deixou curioso com um assunto.

Tem câmeras atuais que fazem vídeo em RAW seria o mesmo conceito do RAW em fotografia? quer dizer a câmera filma os dados do sensor e não os comprime ou converte e isso só seria feito no pós tratamento do vídeo?   (é uma pergunta, não entendo nada de vídeo...)

:snack: :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Abril de 2019, 11:08:40
seria a questão equacionada da seguinte forma:

"eu tenho um sensor e no momento em que faço a foto, a captação de luz será feita de acordo com os ajustes pré-estabelecidos, de forma que o resultado final processado terá as características decorrentes dos ajustes pré-estabelecidos".
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro