Autor Tópico: Trocar uma 70D por uma Panasonic GX7?  (Lida 2344 vezes)

RevolutionZ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Online: 29 de Janeiro de 2016, 17:30:10
Gente vale a pena trocar uma Canon 70D por uma Panasonic GX7? Estou quase vendendo minha 70D para comprar a GX7, quero usar para vídeo e possuo uma Sigma 17-50 2.8 Canon.

Teria alguma lente semelhante a Sigma 17-50mm 2.8 para a Panasonic GX7 ou compensa um Adaptador?



RevolutionZ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2016, 18:23:19
Me confundi gente, a câmera Correta Seria a Panasonic G7 que filma em 4K!


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2016, 19:52:11
Acho que seria uma boa idéia você pedir informações ao Rinaldo (usuário de panasonic m4/3 que usa para filmar profissionalmente) e também com alguém que filme com a 70D.

A lente com range e abertura parecida para m4/3 seria panasonic 12-35 f/2,8 ou m.zuiko 12-40 f/2,8 (esta última sem estabilização, pode fazer falta nas câmeras panasonic). As duas opções tem valor mais alto que a sigma (seria mais justo comparar as duas com a canon 17-55).

Você pode tentar também perguntar para o pessoal no tópico da G7 (abaixo):
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=111500.0


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 16:52:07
Desculpe a pergunta, mas voce vai filmar em 4k pra editar ou so por filmar mesmo? Se for pra filmar por filmar, 99% das pessoas nao precisa de 4k, FullHD ja é mais que suficiente.

Se for pela portabilidade ate que vale a pena, mas se for pela disponibilidade de acessorios e a filmagem em 4K, nao vale a pena de jeito nenhum.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2016, 16:52:44 por pedromartins021 »


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 10:20:39
Na minha opinião a troca vale a pena sim! Preços e disponibilidade à parte, mesmo se fosse a GX7 já valeria, a G7 nem se fala. Mesmo em 1080 a imagem em video é superior à uma 70D, tem mais resolução. Não que uma 70D não faça o serviço, claro que faz, e a decisão de trocar é bem pessoal. Mas as Panasonic contam com viewfinder eletrônico, que pode ser uma mão na roda em muitas situações, além de gravar em 1080/60p, que é bom para slow motion. Possuem recurso de timelapse muito bem implementado que, se usado com o obturador eletrônico, não gasta o mecânico e não emite som algum ao clicar. Outro recurso legal é o Ex-Tele Converter que transforma o crop de 2x em 5x, sem perda de qualidade (como expõe um pouco mais o ruído, funciona melhor nos ISOs baixos). Só lembrar que a GX7 não tem entrada pra microfone externo.

No caso da G7, concordo que 4K praticamente não é usado ainda, e não vai ser tão cedo. E mais, precisa de um bom computador pra conseguir editar legal. Mas as possibilidades que se abrem são muitas e você não precisa usar sempre. Só que pode ser útil em muitos casos, exemplo: ao gravar um depoimento, com a camera no tripé, etc.. se filmar em 4K, você poderá dar um zoom na imagem na pós para simular uma segunda camera, sem perder nada em qualidade, podendo simular movimentos de camera inclusive. Ou, numa cena de baixa luz mais crítica, o 4K vai te dar mais controle sobre o ruído.

Se compensa usar o adaptador na sua lente ou comprar uma nativa, é uma avaliação que você deve fazer, pensando nos investimentos futuros. Em termos de qualidade não deve dar muita diferença, a não ser que você pegue um redutor focal (o melhor é o Speed Booster da Metabones) que vai te dar 1 EV ou 1+1/3 EV de abertura extra na lente adaptada, além de um maior ângulo de visão e um leve aumento na nitidez de brinde, dependendo do modelo.

Já existiam os adaptadores simples EOS/m43 que não controlam a abertura da lente, como este, ou este (no caso, a abertura deve ser pré-ajustada num corpo Canon). Mas os que permitem o controle eletrônico são mais recentes, e começaram a aparecer depois que a Metabones lançou o seu em 2014. Aqui vão alguns: Metabones, Kipon, e um genérico. E aqui alguns adaptadores com redutor focal embutido: Metabones Speed Booster XL, Zhongyi Lens Turbo e um genérico (repare que os dois últimos não possuem os contatos que controlam a abertura da lente).

No caso de comprar uma lente do sistema, é como o Cristiano falou. A melhor opção seria a Panasonic 12-35mm f/2.8 (crop 2x = ângulo de visão de uma 24-70 em FF) porque é estabilizada e tem abertura constante f/2.8. Existem também lentes as de kit, mais em conta, que o pessoal vende no ML, como as 14-42mm f/3.5-5.6 e a mais comum é a do modelo I, que tem o mount plástico (só pra ajudar a identificar). Ou, se conseguir achar, tem também a 14-45mm f/3.5-5.6, essa é muito boa, além de ter o mount de metal e chave liga/desliga da estabilização. G7 e GX7 em seus kits, normalmente vêm com a 14-42 II, que já é melhor que a I, mas com mount plástico também. A estabilização dessas lentes Panasonic funciona muito bem tanto pra foto e quanto video. E existem as versões Olympus delas, muito boas também, mas sem estabilização, pois contam com o IBIS (in-body image stabilization) das cameras Olympus.
  vimeo     flickr     insta


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 11:00:50
Gente vale a pena trocar uma Canon 70D por uma Panasonic GX7? Estou quase vendendo minha 70D para comprar a GX7, quero usar para vídeo e possuo uma Sigma 17-50 2.8 Canon.
Eu tinha uma 70D e a vendi para usar Fuji, certamente não pelo vídeo e AF (que na Canon eram bem melhores, pelo menos antes do FW 4.0 da Fuji...), mas para uso em foto.

Em minha opinião de amador que não trabalha com isso, vídeo pede estabilização, área de excelência das Olympus com sua estabilização no corpo. Entretanto, o vídeo Olympus ainda não está na qualidade da Panasonic (talvez até por essa estabilização do sensor complicar as coisas...), portanto vc fica limitado à estabilização na lente para vídeo Panasonic. Estabilização na lente, mais uma vez em minha opinião, tanto faz Panasonic quanto Canon estabilizadas (não sei se Sigma tem a mesma qualidade de estabilização), a câmera Canon é mais pesada e portanto ajuda na estabilidade do conjunto, e assim vc tem que ver é se vale a pena gastar esse dinheiro para mudar de sistema (adaptador, novas lentes)... Não se esqueça de que Canon, caso tenha necessidade de $$, vende rápido no Brasil, mas m4/3 é difícil de sair.

Baixe vídeos da GX7 (exemplos aqui: http://www.dpreview.com/reviews/panasonic-lumix-dmc-gx7/7) e compare com os da sua 70D...  :ok:


RevolutionZ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 10:29:56
Na minha opinião a troca vale a pena sim! Preços e disponibilidade à parte, mesmo se fosse a GX7 já valeria, a G7 nem se fala. Mesmo em 1080 a imagem em video é superior à uma 70D, tem mais resolução. Não que uma 70D não faça o serviço, claro que faz, e a decisão de trocar é bem pessoal. Mas as Panasonic contam com viewfinder eletrônico, que pode ser uma mão na roda em muitas situações, além de gravar em 1080/60p, que é bom para slow motion. Possuem recurso de timelapse muito bem implementado que, se usado com o obturador eletrônico, não gasta o mecânico e não emite som algum ao clicar. Outro recurso legal é o Ex-Tele Converter que transforma o crop de 2x em 5x, sem perda de qualidade (como expõe um pouco mais o ruído, funciona melhor nos ISOs baixos). Só lembrar que a GX7 não tem entrada pra microfone externo.

No caso da G7, concordo que 4K praticamente não é usado ainda, e não vai ser tão cedo. E mais, precisa de um bom computador pra conseguir editar legal. Mas as possibilidades que se abrem são muitas e você não precisa usar sempre. Só que pode ser útil em muitos casos, exemplo: ao gravar um depoimento, com a camera no tripé, etc.. se filmar em 4K, você poderá dar um zoom na imagem na pós para simular uma segunda camera, sem perder nada em qualidade, podendo simular movimentos de camera inclusive. Ou, numa cena de baixa luz mais crítica, o 4K vai te dar mais controle sobre o ruído.

Se compensa usar o adaptador na sua lente ou comprar uma nativa, é uma avaliação que você deve fazer, pensando nos investimentos futuros. Em termos de qualidade não deve dar muita diferença, a não ser que você pegue um redutor focal (o melhor é o Speed Booster da Metabones) que vai te dar 1 EV ou 1+1/3 EV de abertura extra na lente adaptada, além de um maior ângulo de visão e um leve aumento na nitidez de brinde, dependendo do modelo.

Já existiam os adaptadores simples EOS/m43 que não controlam a abertura da lente, como este, ou este (no caso, a abertura deve ser pré-ajustada num corpo Canon). Mas os que permitem o controle eletrônico são mais recentes, e começaram a aparecer depois que a Metabones lançou o seu em 2014. Aqui vão alguns: Metabones, Kipon, e um genérico. E aqui alguns adaptadores com redutor focal embutido: Metabones Speed Booster XL, Zhongyi Lens Turbo e um genérico (repare que os dois últimos não possuem os contatos que controlam a abertura da lente).

No caso de comprar uma lente do sistema, é como o Cristiano falou. A melhor opção seria a Panasonic 12-35mm f/2.8 (crop 2x = ângulo de visão de uma 24-70 em FF) porque é estabilizada e tem abertura constante f/2.8. Existem também lentes as de kit, mais em conta, que o pessoal vende no ML, como as 14-42mm f/3.5-5.6 e a mais comum é a do modelo I, que tem o mount plástico (só pra ajudar a identificar). Ou, se conseguir achar, tem também a 14-45mm f/3.5-5.6, essa é muito boa, além de ter o mount de metal e chave liga/desliga da estabilização. G7 e GX7 em seus kits, normalmente vêm com a 14-42 II, que já é melhor que a I, mas com mount plástico também. A estabilização dessas lentes Panasonic funciona muito bem tanto pra foto e quanto video. E existem as versões Olympus delas, muito boas também, mas sem estabilização, pois contam com o IBIS (in-body image stabilization) das cameras Olympus.

Obrigado mesmo pela ajuda Rinaldo. Comprei a Panasonic G7 no ebay agora vou esperar chegar. Estou tentando vender *** Moderado*** para poder investir em uma lente Panasonic.

E obrigado também as outras respostas vocês são demais!
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2016, 14:08:36 por DMZamora »


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #7 Online: 05 de Fevereiro de 2016, 09:33:10
Obrigado mesmo pela ajuda Rinaldo. Comprei a Panasonic G7 no ebay agora vou esperar chegar. Estou tentando vender *** Moderado *** para poder investir em uma lente Panasonic.

E obrigado também as outras respostas vocês são demais!

Tranquilo, RevolutionZ. Estamos aí pra tentar ajudar...  :ok:
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2016, 14:09:24 por DMZamora »
  vimeo     flickr     insta


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 05 de Fevereiro de 2016, 21:44:02
Se quer filmar, não pense duas vezes. As panasonics GX7 ou outras mais recentes dão um banho em funcionalidade além da opção de usar diversas lentes manuais.

Acho que só o fato de ter focus peaking naturalmente já é um grande avanço.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales