Na minha opinião a troca vale a pena sim! Preços e disponibilidade à parte, mesmo se fosse a GX7 já valeria, a G7 nem se fala. Mesmo em 1080 a imagem em video é superior à uma 70D, tem mais resolução. Não que uma 70D não faça o serviço, claro que faz, e a decisão de trocar é bem pessoal. Mas as Panasonic contam com viewfinder eletrônico, que pode ser uma mão na roda em muitas situações, além de gravar em 1080/60p, que é bom para slow motion. Possuem recurso de timelapse muito bem implementado que, se usado com o obturador eletrônico, não gasta o mecânico e não emite som algum ao clicar. Outro recurso legal é o Ex-Tele Converter que transforma o crop de 2x em 5x, sem perda de qualidade (como expõe um pouco mais o ruído, funciona melhor nos ISOs baixos). Só lembrar que a GX7 não tem entrada pra microfone externo.
No caso da G7, concordo que 4K praticamente não é usado ainda, e não vai ser tão cedo. E mais, precisa de um bom computador pra conseguir editar legal. Mas as possibilidades que se abrem são muitas e você não precisa usar sempre. Só que pode ser útil em muitos casos, exemplo: ao gravar um depoimento, com a camera no tripé, etc.. se filmar em 4K, você poderá dar um zoom na imagem na pós para simular uma segunda camera, sem perder nada em qualidade, podendo simular movimentos de camera inclusive. Ou, numa cena de baixa luz mais crítica, o 4K vai te dar mais controle sobre o ruído.
Se compensa usar o adaptador na sua lente ou comprar uma nativa, é uma avaliação que você deve fazer, pensando nos investimentos futuros. Em termos de qualidade não deve dar muita diferença, a não ser que você pegue um redutor focal (o melhor é o Speed Booster da Metabones) que vai te dar 1 EV ou 1+1/3 EV de abertura extra na lente adaptada, além de um maior ângulo de visão e um leve aumento na nitidez de brinde, dependendo do modelo.
Já existiam os adaptadores simples EOS/m43 que não controlam a abertura da lente, como
este, ou
este (no caso, a abertura deve ser pré-ajustada num corpo Canon). Mas os que permitem o controle eletrônico são mais recentes, e começaram a aparecer depois que a Metabones lançou o seu em 2014. Aqui vão alguns:
Metabones,
Kipon, e um
genérico. E aqui alguns adaptadores com redutor focal embutido:
Metabones Speed Booster XL,
Zhongyi Lens Turbo e um
genérico (repare que os dois últimos não possuem os contatos que controlam a abertura da lente).
No caso de comprar uma lente do sistema, é como o Cristiano falou. A melhor opção seria a Panasonic 12-35mm f/2.8 (crop 2x = ângulo de visão de uma 24-70 em FF) porque é estabilizada e tem abertura constante f/2.8. Existem também lentes as de kit, mais em conta, que o pessoal vende no ML, como as 14-42mm f/3.5-5.6 e a mais comum é a do modelo I, que tem o mount plástico (só pra ajudar a identificar). Ou, se conseguir achar, tem também a
14-45mm f/3.5-5.6, essa é muito boa, além de ter o mount de metal e chave liga/desliga da estabilização. G7 e GX7 em seus kits, normalmente vêm com a 14-42 II, que já é melhor que a I, mas com mount plástico também. A estabilização dessas lentes Panasonic funciona muito bem tanto pra foto e quanto video. E existem as versões Olympus delas, muito boas também, mas sem estabilização, pois contam com o IBIS (in-body image stabilization) das cameras Olympus.