Autor Tópico: Multa de 3200 euros por fotografar usando um tripé.  (Lida 2647 vezes)

panis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #15 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 11:38:16
No meu caso efilho, eu não conhecia as leis do pais com relação a fotografia e a mulher falou comigo após a foto, eu só fui ver que a placa estava na foto após descarregar o cartão. Em momento algum disse que era legal, coisa de brasileiro ou cantei vantagem. Escrevi o causo apenas exemplificar que nem sempre conhecemos as regras do local e pode-se sim fazer coisas erradas.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 11:58:53
No meu caso efilho, eu não conhecia as leis do pais ....Escrevi o causo apenas exemplificar que nem sempre conhecemos as regras do local e pode-se sim fazer coisas erradas.

Não entendi assim e, qdo se posta algo para ser lido em público, deve-se aceitar as opiniões de outros...
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2016, 12:15:03 por efilho »


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 12:22:25
Por que, sabendo que não é permitido, ainda se faz essas coisas como se fosse uma grande "esperteza" para ser comentada como algo do qual se pode orgulhar? Prazer em transgredir?

Eu acho meio triste afirmativas como "-...fotografando placas dos carros e não era permitido. Na verdade peguei a placa sim..." (mesmo sabendo que não era, e WTF alguém quer registrar placa...) e "-...não pode fotografar nada que seja polícia ou exército. Eu sabia disso, mas né, sou brasileiro...". Fale por você, "brasileiro"...  ;)

Não vem dar liçãozinha de moral antes de saber todo contexto.

A Turquia é uma ditadura travestida de democracia e o governo de maioria turca oprime violentamente a minoria curda. Eu queria tirar uma foto de um carro da polícia para mostrar aqui para os meus conhecidos como todos os carros da polícia lá são picados de pedradas e marcas de coquetel molotov, já que os curdos não tem essa frescura da classe média brasileira  de fazer protesto fim de semana mostrando os seios. Eles vão para a porrada mesmo.

Se você não entendeu que estava falando "brasileiro"  em tom de brincadeira paciência. Se você tem complexo de vira-lata e acha que brasileiro só apronta, mais paciência ainda pq em todas minhas viagens o que mais vejo são povos supostamente de primeiro mundo, principalmente alemães e japoneses, fazendo m*, seja entrando onde não deve,  seja fotografando onde não deve, ou ainda sendo grosso ou mal educado com atendentes.


Tim

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 408
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 13:43:36
Sem entrar no mérito da questão, eu já vi em alguns videos de fotografia de rua em alguns locais (EUA) que falavam que uma vez que você está no espaço público você tem direito de fotografar o que quiser. Eu sei que diferentes regiões podem ter diferentes leis. Será que nesse lugar não segue essa lei? É bom nos informarmos para saber se estamos fazendo algo errado ou se a pessoa está falando algo que não vale. 

Um exemplo https://youtu.be/o8g4HxN17HI?t=445


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 14:41:41
Não vem dar liçãozinha de moral antes de saber todo contexto...
Se você não entendeu que estava falando "brasileiro"  em tom de brincadeira paciência..

Dei minha opinião, e não entendi o tom de brincadeira, pois seu texto é normalmente definitivo e arrogante, daí a necessidade de colocar os emoticons. Realmente não me lembro de ter visto notáveis demonstrações de má educação lá fora, viajo razoavelmente bem, mas talvez por ir a trabalho e me limitar a lugares turísticos, mais bem localizados e frequentados.  :ok:


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 16:47:55
Dei minha opinião, e não entendi o tom de brincadeira, pois seu texto é normalmente definitivo e arrogante, daí a necessidade de colocar os emoticons. Realmente não me lembro de ter visto notáveis demonstrações de má educação lá fora, viajo razoavelmente bem, mas talvez por ir a trabalho e me limitar a lugares turísticos, mais bem localizados e frequentados.  :ok:

O emoticon está lá, mas né, a pessoa já entra no fórum com pedras nas mãos, aí não dá nem tempo de ler tudo  ;) ;) ;)

Bem, apesar de eu gostar de ampliar um pouco meus horizontes, também vou aos tais lugares considerados  "turísticos e bem frequentados" pela massa. É justamente nesses lugares onde a má-educação se revela: japoneses tirando foto no Uffizi (com Flash e tudo), alemães disparando o alarme por entrar em lugares proibidos na biblioteca de Coimbra e no Louvre e assim por diante.
Brasileiros, apesar da fama, normalmente não aprontam tanto, limitando-se a falar alto e fazer algazarra, algo que é compartilhado com outros latinos como espanhóis.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #21 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 17:02:07
Se parar pra pensar, até mesmo dentro do brasiu é difícil de fotografar.

- Em muitos locais é proibido usar tripé (aeroporto, museus, algumas vias, etc). A neura é tanta que há uns 10 anos, estava montando um teodolito (equipamento de engenharia apoiado num tripé) numa rua do quartel dos bombeiros. Um bombeiro veio falar pra mim que era proibido fotografar... :doh:

- Estava num shopping em SP fotografando enfeites de Natal, e o segurança disse que era proibido usar câmeras profissionais no interior do estabelecimento...

- Não é raro ser abordado por seguranças quando vc está tirando fotos dentro de algum parque público.

- É proibido tirar fotos dentro do metrô ou na estação...

Tem um cara que estava tirando fotos da criançada no parque e uma mãe achou que era pedófilo.

Enfim, acho que todo lugar tem essas coisas.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 17:15:37
Se parar pra pensar, até mesmo dentro do brasiu é difícil de fotografar.

- Em muitos locais é proibido usar tripé

De tudo que citastes essa é uma das poucas que faz algum sentido. Tem lugar que realmente fica complicado se algumas pessoas resolverem abrir um tripé. Além do risco de acidentes ainda interrompe o fluxo.
Ruim que "para facilitar a vida"(deles) as vezes essa regra é aplicada indiscriminadamente.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 14 de Fevereiro de 2016, 09:55:53
Eh comum autoridades nao saberem das leis tambem. O trabalho deles eh simplesmente alertar os juridicos. Quem vai decidir se o cidadao esta certo ou errado eh a corte.

Eu nao concordo com essa premissa de que se eh lei tem que ser respeitada. A sociedade eh muito mais dinamica do que os burocratas e politicos em geral. Muitas leis sao defasadas, generalizadas ou erroneamente interpretadas e aplicadas. Muito antes de ser seguida, as leis foram feitas para serem interpretadas.

De toda forma, acho que bom senso e interacao com as pessoas eh o melhor caminho.
Existem muitos fotografos chatos mesmo, que acham que tem que ter exclusividade e preferencias para poderem fazer as fotos deles. E tem aqueles que gostam de exhibir seus "equipamentos especiais" para inflar o ego de "eu tenho preferencia pq eu sou um fotografo mais serio do que aquele com a camera de bolso".

Fora o fato de turistas (principalmente alemaes e outros que tem muita pouca nocao sobre espaco territorial entre pessoas), geralmente mais lentos e em grandes grupos, costumarem bloquar caminhos de pessoas que estao indo trabalhar, estudar, comprar pao, etc.

Por outro lado, se um cara usa um tripe para fotografar em horario ou local onde as ruas estejam vazias, nao vejo motivo para fiscal ou policial algum se estressar com isso e estressar o individuo por isso. Afinal de contas, a lei nao foi feita para pribibir as pessoas de usarem tripe, mas sim para evitar producoes comerciais (e talvez turistas mais equiparados), bloquarem e causarem tumulto em locais muito movimentados, em uma cidade tao turistica.

Mas aparentemente, muitas pessoas, alguns mais e outros menos dependendo da cultura, mentalidade e educacao, entra em um modo rage, ao "vomitarem regras". Talvez pq viu muitos fotografos folgados por ai e acaba querendo punir qualquer fotografo, fazendo ele pagar pelos demais que exercem a atividade de forma arrogante.

E tem pessoas com dificuldade de realmente conversarem, simplesmente querendo ser ouvidos e obedecidos e nao tolerando serem questionados. Tornando algo que deveria ser apenas uma negociacao de melhor interacao social como conflitos pessoais, em querer ser temido, obedecido, punitivo, muitas vezes mal sabendo das regras ele mesmo.






Eu gosto desses caras que desafiam as autoridades em Londres. Eles estudaram as leis e conhecem a fundo, e saem as ruas propagando a mensagem de paz e conciencia sobre o papel das pessoas para o estado e para a economia, de forma bem humorada. As autoridades que quase nunca conhecem das leis e direitos deles, tentam intimidar com suas fardas e linguajar, mas ao comunicarem com a central eles provam nao estarem fazendo nada contra a lei.

Mas obviamente, a mensagem deles incomoda os burocratas e corporacionistas, e assim buscam de alguma forma interromper a mensagem e discurso publico deles.

Apesar de as vezes parecerem abusivos mesmo.


https://www.youtube.com/watch?v=KGA9ZUEa3ZY


E aqui um documentario falando do cado que um levou:
https://www.youtube.com/watch?v=e5c-GEc2cHc


Tim

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 408
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #24 Online: 14 de Fevereiro de 2016, 15:41:20
C R O I X, acabei de assistir esses videos que você colocou. Achei muito interessante!  :ok: