Autor Tópico: Multa de 3200 euros por fotografar usando um tripé.  (Lida 2668 vezes)

betolou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Online: 29 de Janeiro de 2016, 18:34:09
Ola pessoal.
Hoje eu estava fotografando uma famosa rua de Barcelona conhecida como Las Ramblas quando fui abordado por um fiscal da prefeitura pedindo a "licença de ocupação da via pública". De acordo com o fiscal para utilizar um tripé em Barcelona é necessário tirar uma licença na prefeitura e a multa que é de 4,5 salários ou seja a bagatela de 3200 euros.
Indignado eu neguei a pagar e disse que não iria passar meus dados e não iria mostrar o meu passaporte. Depois de muito bate boca ele foi chamar a policia pelo celular que por sorte estava sem bateria. Ele avistou um policial mas estava um pouco distante e as ramblas são lotadas de turistas e queria que eu o acompanhasse até o policial para que resolvêssemos o problema e mais uma vez eu neguei e disse que dali não sairia. Não satisfeito ele mandou eu esperar ali e caminhou em direção ao policial e eu é claro não esperei me misturei na multidão de pessoas e sai literalmente vazado. No momento pensei que fosse um golpe pois em barcelona ha muitos golpistas porem fiz uma pesquisa e descobri que por mais absurdo que pareça esta multa existe.  :eek:
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2016, 18:35:39 por betolou »
NIKON D7100 + TAMRON 17-50


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2016, 18:58:50
Nossa, que stress!!!!! Realmente isso existe, vi agora no Google:

"Se tiene que pedir un permiso para hacer fotografías o filmaciones en la vía pública en caso de que haya que usar un trípode o alguna instalación de características especiales durante la realización de los trabajos audiovisuales."

Mas se trata de algo voltado para uso comercial, ocupação de espaço para "trabajos audiovisuales", e não um turista com tripé, pelo que li aqui:

https://w30.bcn.cat/APPS/portaltramits/portal/channel/default.html?&stpid=20090000401&mostrar_conCertif=0

O problema é o "guarda" ignorante que, se não estiver a fim de propina, interpreta a lei do jeito que quer para o turista e tudo isso vai dar um baita aborrecimento até resolver o assunto, com consulado no circuito, pagar advogado etc...

Saco...  >:(




RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2016, 18:59:02
Nossa, o universo conspirou ao seu favor desta vez.  :hysterical: :hysterical: :hysterical: Olha, pode ser absurdo, mas se é lei, tem que cumprir. Aqui no Brasil as leis são muito bonitinhas mas a forma como são cumpridas é de dar risada.


betolou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2016, 19:07:23
Sorte que consegui escapar pois 3200 euros esta bem perto dos 15 mil reais... é muita grana gente  :aua:
NIKON D7100 + TAMRON 17-50


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2016, 19:11:25
Salvo pelo gongo. Já tinha ouvido falar em restrição de se fotografar com tripé, mas essa ai já é demais.

 :shock: :shock:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2016, 19:13:10
O problema não é descumprir a lei, e sim desconhecê-la: quem vai fazer turismo e procura antes as leis das Prefeituras de todas as cidades onde se vai passar para fazer foto?????? O brabo é que a interpretação do texto não ajuda em nada: usar tripé significa que vc está "ocupando o espaço público" e, de certa forma, impedindo a passagem livre das pessoas.

A Olympus poderia usar esse caso para fazer propaganda de suas câmeras com estabilização: um sujeito correndo da polícia carregando uma pesada DSLR num tripé e o outro, com sorriso tranquilo, clicando a cena com sua Olympus E-M5 Mk 2, olhando para a câmera e dizendo: "-Eu não preciso de tripé, graças ao IBIS de 5 eixos..."    :D


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2016, 23:24:58
O problema não é descumprir a lei, e sim desconhecê-la: quem vai fazer turismo e procura antes as leis das Prefeituras de todas as cidades onde se vai passar para fazer foto?????? O brabo é que a interpretação do texto não ajuda em nada: usar tripé significa que vc está "ocupando o espaço público" e, de certa forma, impedindo a passagem livre das pessoas.

A interpretação é complicadíssima: Só por se estar lá, já se ocupa o espaço público. Ah, o turista pode, mas não pode levar um carro, um ônibus, um tripé. Ué, mas se for um monopé, e eu apoiar no chão entre as minhas pernas?  :ponder:

De qualquer forma, é melhor ficar esperto. Lá, quando dizem que vão multar, vão multar mesmo.


Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2016, 23:32:20
fueda....saiu na hora!

E a foto? Rolou? ou não deu nem tempo?
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2016, 00:47:21
Que sufoco kkkkk
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fl00de

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2016, 10:52:58
..

caramba! que stress.

o pior, numa situação dessas, é não saber se de fato se trata dum golpe ou não (pois até a coisa se desenrolar...)

e sobre os golpes comuns dessa ou daquela cidade, antes de viajar, vale a pena se informar...
exemplo: http://wikitravel.org/en/Bruxelles (dar uma olhada em Stay Safe, lá no fim)

e que tal criar um post fixo por aqui com dicas sobre regras bizarras mundo a fora (relacionadas à fotografia)?

grato pelo relato


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2016, 11:16:55
Situação sinistra mesmo: se ele fosse pego e a polícia estivesse com razão a coisa ia ficar horrível, pois o que era multa medonha "somente" ia ter o acréscimo de tentativa de fuga para evitar o pagamento e tudo de péssimo associado...  :shock:


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2016, 16:55:00

e que tal criar um post fixo por aqui com dicas sobre regras bizarras mundo a fora (relacionadas à fotografia)?


Eu tenho uma para adicionar já: não fotografar viatura da polícia na Turquia. Eu quase me incomodei sério lá pq um gorila do partido do Erdogan (presidente) veio me encher o saco quando fiz isso. Para não estender o assunto apaguei a foto na frente dele, virei as costas, troquei o cartão e no hotel recuperei a foto.

Lá não pode fofografar nada que seja polícia ou exército. Eu sabia disso, mas né, sou brasileiro  :D


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 09:48:24
 :shock: :shock: :shock: :shock:

Caraca! Quando estive em Barcelona acabei fazendo todas as fotos sem tripé (apesar de ter levado um)...
Imagino o estresse que rolou. Eu acho que entraria em pânico!
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


panis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #13 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 10:38:53
Uma vez estava tirando fotos turísticas na região de Rodeo Drive em LA e uma mulher com cara de madame venho me dar bronca porque eu estava fotografando detalhes de um Bentley e ela achou que eu estava fotografando placas dos carros e não era permitido. Na verdade peguei a placa sim, mas a ideia era pegar os detalhes.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 11:14:34
Por que, sabendo que não é permitido, ainda se faz essas coisas como se fosse uma grande "esperteza" para ser comentada como algo do qual se pode orgulhar? Prazer em transgredir?

Eu acho meio triste afirmativas como "-...fotografando placas dos carros e não era permitido. Na verdade peguei a placa sim..." (mesmo sabendo que não era, e WTF alguém quer registrar placa...) e "-...não pode fotografar nada que seja polícia ou exército. Eu sabia disso, mas né, sou brasileiro...". Fale por você, "brasileiro"...  ;)
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2016, 11:15:12 por efilho »