Autor Tópico: Dúvida sobre balanço de brancos  (Lida 1400 vezes)

bruno_or

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Online: 31 de Janeiro de 2016, 10:32:18
Bom dia pessoal.
Seguinte, to com a ideia de construir um ou dois mini softbox caseiro para brincar um pouco com fotografia de produto. Sei que não é o ideal, mas é o que o orçamento suporta agora para o estudo.
To pensando em luz contínua, fluorescente compacta mesmo, pois o baixo custo é fundamental. Já sei que é limitado, mas é o que temos pro momento  :assobi:

Minhas dúvidas são as seguintes:
- Se misturar duas fontes de luz de 6000K com um flash vai ficar difícil ajustar o WB depois? Terei algum problema nas cores pela mistura de temperaturas? (não to achando as fluorescentes de 5500K aqui na cidade)
- Quanto seria uma potencia boa para não falta luz? 120W é bastante?
- IRC de 80 ou 85 é muito ruim? Não encontrei melhores também.

Valeu pela ajuda.  :worship:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2016, 12:19:48
Muita gente já tentou, eu inclusive. Meu veredito: pode funcionar em condições bastante controladas: objetos pequenos, câmera no tripé. Mas no geral, falta potência. Minha experiência (e um exemplo ainda mais simples que o meu) estão em
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=110459.0

Sobre o balanço de branco, tem que combinar. Neste exemplo aqui, usei 2 fontes de luz diferentes (luz indireta do dia e LED 6000k). Veja as diferenças de branco:
DSCF7802 by Felipe Mendes, no Flickr


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2016, 12:23:40
Acho que ficaria bem complicado, justamente pq vc teria que fazer tratamentos localizados de WB em todas as fotos. Mesmo assim o resultado não ficaria perfeito.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2016, 13:16:57
Eu usuária de forma criativa, o flash como recorte ou para o fundo, deixando o wb diferente de proposito.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2016, 20:16:56
Vc fala de luzes de temperatura diferente, sofbox caseiro, luz continua como se fossem desvantagem.

Para regular a temperatura da luz do flash ou da sua softbox, vc pode usar o bom e velho gel colorido para flash. Escolha a cor do gel que vc quer que a luz fique e vc tera a temperatura que quiser na sua luz.

Se vc vai fotografar still, tanto faz fotografar com flash a 1/500 de velocidade ou luz continua caseira a 1/15 de velocidade ou ate mesmo alguns segundos. Ate mesmo fotografando com flash a 1/500 de velocidade, vc vera que eh mais confortavel, preciso e interessante usar um bom tripe.

Softbox caseiro ou comprado ja pronto em loja, para resultado final, nao faz diferenca na qualidade de sua luz se vc fizer bem feito, mesmo usando papelao, papel aluminio e tecido barato. Na verdade, a vatagem de fazer seus proprios equipamentos esta em fazer de forma que atenda a sua necessidade mais especificas para resultados mais unicos as suas ideias proprias.

Eu ate ja postei um link, uma vez em um outro topic falando sobre Beauty Dish caseiro, onde um fotografo fez o dele em casa, nao so bem feito mas ainda melhor do que muitas Beauty Dish profissionais que existem no mercado, de acordo com o teste que ele mostra no blog dele..

Na verdade, de modo geral a respeito de controle de resultados, fotografar com luz continua eh muito melhor. Vc ve exatamente as luzes e sombras e ajusta exatamente da forma que vc ache que ficara mais preciso, sem ter que ficar fazendo fotos para ver o resultado na camera. Assim como vc tambem ve com os proprios olhos o resultado da temperatura das luzes.

Maior desvantagem da luz continua ate pouco tempo era a temperatura de lampadas com muita potencia que deixava o ambiente muito quente, ou a modelo transpirando quando muito proximo. Mas hoje em dia ja existem muitas fontes de luzes continuas que nao esquentam.

Outra desvantagem, em luzes mais modernas, das luzes continuas, esta na variacao de cores que emitem em milesimos de segundos, mas eh so vc pesquisar e achar as que emitem cores com consistencia. Mas fotografando em velocidade mais baixa ou pequenas longas exposicoes tais variacoes de cores nao afetam tanto a foto, pq acontece em milesimos de segundos.

Eu tava vendo um documentario sobre o primeiro filme Star Wars, e no documentario falam como a equipe montou suas proprias cameras e desenvolveu seus proprios efeitos especiais, para atender os resultados esperados, nolugar de contratar um estudio de efeitos especiais e um fabricante de camera, por exemplo.

Nao eh desvantagem nenhuma fazer seu proprio equipamento. Pelo contrario, se vc olhar com outro olhos, e for uma pessoa criativa que procura explorar seus resultados especificos, vc vera que fazer suas proprias ferramentas te da asas.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2016, 20:39:46
Explore o controle da temperatura de luz com gels e variadas fontes de luz. Vc vera que te dara muito poder de criacao.

Nessa foto (http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/5681244_orig.jpg) foi udado um gel bem alaranjado no flash para deixar a imagem toda com as cores muito quente. E ao reajustar o WB na camera (ou pos producao), a pele da modelo fica com uma tonalidade muito mais atraente, e o resto da imagem com um azul mais intenso (sem usar cor seletiva), ao inves de uma imagem com cenario acinzentado e uma pele com uma cor mais opaca e sem vida, que teria tem gel usando apenas a luz natural+luz do flash.

Para retratos luzes mais quentes deixam a pele mais atraente, E balanciando com outra luz mais fria para o cenario, faz a imagem ficar mais impressionante. Muito usado nas revistas eroticas (de qualidade) antes da era digital. Nao eh atoa que Revistas como Playboy eram referencias em se tratando de qualidade de criacoes visuais fotografa. Quando as publicacoes nao economizavam dinheiro quando se tratava de fotografia.


bruno_or

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2016, 22:58:37
Muito obrigado pelas dicas pessoal!!

Realmente a questão de usar gel no flash não tinha me ocorrido ainda.
Com certeza usarei tripé para as fotos, pois buscarei bastante nitidez.
Enfim, acho que vou criar coragem e sair experimentando.. quando der posto alguns resultados.