Autor Tópico: Configuração Canon 3Ti + Flash Twin Mt 24-ex  (Lida 2422 vezes)

Veber Bomfim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 31 de Janeiro de 2016, 12:54:55
Olá, bom dia a todos.

  Antes de criar esse post, pesquisei nos tópicos relacionados e não encontrei algo semelhante ao meu problema.

  Faço fotografias macro, mais específica odontológica.
  Meu equipamento: Canon 3Ti, Flash Twin Mt 24-ex, braço articulado e às vezes rebatedor.

  As configurações que uso são: Iso 200; F 25; v 1/160.
                                      já tentei Iso 100; F 25; v 1/125

  Acontece que meu flash uso no modo ttl e ele puxa muita carga da bateria, descarregando muito rápido.
Normalmente as máquinas que eu vejo usam flash com potência entre +1/3 e -1/3. Mas nessas configurações minhas fotos saem todas "estouradas".

 Para minhas fotos ficarem com uma qualidade +-, preciso baixar meu flash para - 1 1/3 até - 2 2/3.  :(
 Vejo outras câmeras do mesmo modelo, com o mesmo equipamento e com fotos excelentes com essa padronização  (potência entre +1/3 e -1/3), não consumindo muita bateria e com fotos realmente que representa as cores reais do objeto e/ou pessoas.

Tentei os WB: luz do dia, flash e acabei ficando com o WB personalizado, mesmo assim minhas fotos estão com 6800 kelvin, onde o ideal seria 5200 Kelvin.

As fotos são feitas na mesma posição, mesmo enquadramento, mesma angulação e potência. Contudo, entre uma foto e outra há uma variação enorme na exposição de luz.

Fiz fotos com uma 6D com as mesmas configurações e todas as fotos independente da angulação e/ou enquadramento saíram com a mesma cor e não precisei alterar a potência do flash.

Poderiam me ajudar, já tenho 1 e meio com esse problema e ainda não consegui solucionar.
O que poderia está acontecendo?
Como consigo deixar o meu WB em 5200 Kelvin?
Será que preciso formatar a máquina?

O que me deixa triste é ver outras máquinas do mesmo modelo, com o mesmo tipo de equipamento com fotos de boa qualidade e sem essa variação de luz. Onde eu consigo fotografar perfeitamente e não consegui fazer isso com a minha.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2016, 13:52:16
Cara, eu não entendo nada de fotografia odontológica, mas estou me perguntando aqui por que usar a lente tão fechada? Além de consumir flash (pilhas e vida útil do capacitor e lâmpada) perde se muita nitidez e qualidade por distorção. Um F11 não resolve isso?
Já tentou também subir 1 ponto no ISO? ISO 200 - 400 na T3i quase não se percebe diferença.

Talvez você esteja batendo a cabeça nesses pontos, outra coisa também seria usar o flash em modo manual, encontrar a carga ideal para uma determinada situação e não mexer, acho que a sua variação pode estar acontecendo devido ao uso do TTL que deve estar se perdendo no disparo devido a algum fator externo.



Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2016, 14:07:02
Nunca testei, mas pelo que me lembro de tirar fotos still de coisas pequenas de perto, f11 eh pouco. A profundidade de campo fica muito rasa nessas condicoes. F25 parece razoavel para focar todos os dentes.

Tb acho q a solucao sera flash no manual, pois as fotos sao todas muito parecidas!
D600 - E-M10


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2016, 15:23:42
Pois bem, eu gosto muito de fazer macro de flores e uso só o flash no manual, pois TTL vai fazer o que quer e ele não sabe qual a intenção, normalmente eu uso 1/8 de potência manualmente, mas teu flash segundo o site da Canon atinge a f/1 24m em ISO 100, sendo assim teu flash em potência total você terá a exposição 0 na distância de 1m em f/24, se vc reduzir a potência pela metade o teu número guia de tornará 12 e em f/12 vc terá a exposição ideal de 1m em ISO 100 e em f/24 terá flash ideal em 50cm, pra ficar mais fácil

Número guia ISO 100 24m

ISO 100 f/1 24m
ISO 100 f/24 1m

Conforme reduz a potência o número guia cai para ISO 100 12m
ISO 100 f/1 12m
ISO 100 f/24 50cm
ISO 100 f/12 1m

sendo assim vc pode regular o flash para ser usado manualmente e assim obter resultado como desejado
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


bruno_or

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2016, 15:39:00
Sou iniciante e não entendo muito, porém de uma conferida no método de medição que a camera está utilizando. Isso pode influenciar no TTL, e ocorrer essa variação que vc falou entre duas fotos com as mesmas configs pois a medição foi feita de forma diferente para duas composições levemente diferentes. Eu gosto de usar a medição pontual, para maior precisão.
Acho que seria melhor ir testando o flash em manual, para não depender da "boa vontade" do TTL.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2016, 15:50:08
Modo de medição pode ser o problema das inconsistências.

Agora com f/25 e iso 100 não tem bateria que aguente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2016, 18:39:23
Aos que têm pouca experiência no assunto, não dá para fazer este tipo de foto com grande aberturas. Eu fotografo olhos, sempre entre 18 e 22. No caso de dentes, dependendo da foto, mais complicado ainda, pois estarão em planos focais diferentes.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2016, 19:13:41
Realmente, achei uma foto com exif na web e era: F25, 1/125, ISO200, 100mm, Flash Auto, 0 EV.






vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2016, 19:31:57
Dellano, pra mim apareceu como flash forçado, pode ser no manual mesmo, balanceamento manual de branco e exposição manual. Lente Canon EF 100mm f/2.8 macro USM. Provavelmente este cara usa tudo no manual, quanto ao flash não tenho a informação precisa se é automático, manual e nem mesmo qual flash.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/