Autor Tópico: e-Financeira - Atenção Empresário/Prof. Liberal que Não Emite NF  (Lida 1803 vezes)

jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
A partir de 01/12/2015 entrou no ar uma grande integração do governo.

Chama-se e-Financeira

http://www.jornalcontabil.com.br/?p=6202

Resumindo, as principais instituições como bancos, seguradoras, etc... serão obrigadas a transmitir para a Receita Federal todas as transações envolvendo seus cliente, sendo estes pessoas físicas ou jurídicas.

Isto servirá para fazer uma auditoria e comparar o declarado no imposto de renda x o movimentado na conta corrente,com o objetivo claro, aumentar a arrecadação e combater a sonegação de impostos.

Portanto, quem não tem empresa aberta e/ou não emite Nota Fiscal ou algum outro meio de recolher impostos (carne leão, etc...)  que justifique o que entra na conta corrente PF ou PJ... será "pego".

É praticamente a quebra do sigilo bancário a nível nacional.

Aos fotógrafos e demais que estão nesta situação, recomendo conversar com um contador.

Fica a dica.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2016, 13:58:02 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 14:00:54
O que me preocupa é a segurança disto tudo.
Onde será guardado estas informações?
O que garante que daqui a 6 meses não vão estar vendendo um DVD contendo minhas transações bancárias lá na 25 de Março em São Paulo?
 :ponder:
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 14:06:11
Ótima notícia!
Vai diminuir a farra dos sonegadores.


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 16:09:59
Muito justo. Nivela a concorrência!! Nessa entra o tal do quem não deve, não teme.

O próximo passo é cruzar esses dados e os da declaração do imposto de renda com o "CPF na nota"...

Onde será guardado estas informações?
 :ponder:

Pelo que eu entendi fica na base de dados da Receita Federal, mesmo lugar para onde você envia (envia?) os seus dados de imposto de renda.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 16:51:34
Uma coisa que tenho visto muitos profissionais liberais se estrepando é no recolhimento do INSS.

Alguns estão mal assessorados e ainda recolhendo como "autônomo", errando tanto na alíquota,11% ao invés de 20%, quanto na base de cálculo, recolhendo sobre o salário mínimo quando deveriam recolher sobre todo o valor recebido.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 20:47:59
Justo, mas nem de longe atingi os grandes sonegadores.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 00:36:47
Vou me antenar com meu contador...

Quanto a questao do INSS, eu pago sobre o salário minimo, porém tenho empresa LTDA ME, ou seja, nao faz sentido eu pagar sobre todo o valor que recebo, ja que todo o valor que recebo nao é meu salario entao nao há lógica de pagar INSS como se todo lucro proveniente do meu trabalho fosse meu salario.

E la vai os preços de todos os meus trabalhos subir
@jacobfotografiacriativa


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #7 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 09:10:08
Exatamente, o correto é ficar antenado com um contador de confiança.
Pelo menos 1 vez por ano pedir a certidão negativa da empresa, para não ter "surpresas" futuras.
Sobre este rastreamento total, bom, fico preocupado com a segurança da informação, as transações bancárias é uma coisa muito pessoal, lá tem tudo, desde o quanto você gasta no supermercado até sua apólice de seguro e seus financiamentos e o Brasil não é referência de conduta moral e profissional, não é difícil achar notícias de DVD contendo dados da Receita Federal, telefonia entre outras coisas sendo vendidos no mercado ilegal.
O INSS deve ser pago sobre o pró-labore.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #8 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 10:15:31
governos gastam demais e tem que inventar formas para nw serem passados para tras kkkk.Aqui no japao entrou em vigor uma lei tb,parecida com essa do topico!Aqui,eles saberao de todas as transacoes,do qt vc gasta,se tem dividas,etc...
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #9 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 10:31:14
O que me preocupa é a segurança disto tudo.
Onde será guardado estas informações?
O que garante que daqui a 6 meses não vão estar vendendo um DVD contendo minhas transações bancárias lá na 25 de Março em São Paulo?
 :ponder:

Pior... É complicado demais saber como isso será tratado. Mas, nos resta correr atrás de um contador e saber direitinho como vai funcionar.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 12:34:27
Com a volta da CPMF também será possível rastrear as movimentações financeiras.


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 12:37:13
Vou me antenar com meu contador...

Quanto a questao do INSS, eu pago sobre o salário minimo, porém tenho empresa LTDA ME, ou seja, nao faz sentido eu pagar sobre todo o valor que recebo, ja que todo o valor que recebo nao é meu salario entao nao há lógica de pagar INSS como se todo lucro proveniente do meu trabalho fosse meu salario.

E la vai os preços de todos os meus trabalhos subir

Se você recolhe sobre o mínimo, quando se aposentar receberá o mínimo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 14:18:12
O que me preocupa é a segurança disto tudo.
Onde será guardado estas informações?
O que garante que daqui a 6 meses não vão estar vendendo um DVD contendo minhas transações bancárias lá na 25 de Março em São Paulo?
 :ponder:


Você pode ter CERTEZA que esses dados vazarão.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #13 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 16:38:14

Você pode ter CERTEZA que esses dados vazarão.

Pois é... não é de se duvidar que em pouco tempo ligue um tele-marketing no meu celular, afirmando "Senhor, vejo aqui que você gasta todo mês o valor de R$ XXX pelo serviço Y...temos uma ótima oportunidade para você."
 :snack:
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 18:10:27
Com a volta da CPMF também será possível rastrear as movimentações financeiras.

Já são rastreadas desde o fim da CPMF, segundo declarações de um ex-diretor da Receita Federal cujo nome não me lembro, pois o Governo não ia dar essa de bandeja...  ;)