Autor Tópico: Viewfinder e Liveview DSLR  (Lida 3331 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #15 Online: 18 de Julho de 2019, 11:12:01
Digamos que eu esteja fotografando um grupo de pessoas, a noite, com uma distancia de 5 metros para elas, usando o ponto central.. nesse caso nem preciso reenquadrar.. mas se eu fizer 3.. digamos que 1 está fora de foco ou duas.. ela teima em focar nos leds que estão no fundo...
Nesse caso você pode focar na roupa (peito ou barriga) de uma das pessoas. Esquece o rosto ou limite do corpo. Você tem DoF suficiente? Use. Pois a câmera só vai titubear se você estiver no limite ou em zonas pequenas, do tamanho do ponto, por exemplo.
Aqui faço uma pequena ressalva.. f/2.8 pode ser pouco ainda.. Eu não curto tentar fazer foto de grupo com mais de f/5.6.

Mas esse não é nem o ponto exato do tópico.. acontece que experimentei o live view e brincadeira.. não erra uma vez.. foco é perfeito. Porém uso DSLR e é lento, mas tão lento que inviabiliza usar. Até ela achar o foco demora pra caramba.
Na minha humilde opinião, você não pode comparar. São dois tipos distintos de formas de AF. Você pode tentar acelerar um ou deixar o outro mais preciso, conforme falei antes. Mas ainda assim eles terão comportamentos diferentes.
« Última modificação: 18 de Julho de 2019, 11:14:06 por nandoespinosa »


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #16 Online: 18 de Julho de 2019, 11:14:09
Entendi. Sim. Você tem razão. A DoF deveria ser grande o suficiente. É normal que quanto maior a sua distância do objeto, mais chances de erro de AF.
Mas não dá pra aceitar erros com você a 3m do assunto.

Dá uma olhada nas C.Fn da sua câmera. Não sei se tem isso nas duas. Mas na parte de AF tem como definir a prioridade no 1º AF. Você escolhe ENTRE velocidade e precisão. Joga tudo pro lado pra precisão. Isso já diz tudo. Pra mim explica por que ela foca mais rápido no VF porém erra mais. Enquanto demora no LV, mas erra menos. Os dois AF tem configs diferentes. E infelizmente você terá que fazer uma escolha aí.

Não tem essa opção rsrsrs hehe


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #17 Online: 18 de Julho de 2019, 11:17:19
Nesse caso você pode focar na roupa (peito ou barriga) de uma das pessoas. Esquece o rosto ou limite do corpo. Você tem DoF suficiente? Use. Pois a câmera só vai titubear se você estiver no limite ou em zonas pequenas, do tamanho do ponto, por exemplo.
Aqui faço uma pequena ressalva.. f/2.8 pode ser pouco ainda.. Eu não curto tentar fazer foto de grupo com mais de f/5.6.
Na minha humilde opinião, você não pode comparar. São dois tipos distintos de formas de AF. Você pode tentar acelerar um ou deixar o outro mais preciso, conforme falei antes. Mas ainda assim eles terão comportamentos diferentes.

Então faço certinho rsrs quando uso a 24mm só foco no rosto as vezes. Quando é grupos foco na roupa.. quando tem uma gravata vermelha é lá mesmo.. justamente pq a área em foco dos 24mm é grande. Agora em 50mm procuro o olho sempre que possível ou ao menos o rosto quando estou mais afastado.. já que a profundidade de campo é maior.. ainda em 50mm se a pessoa estiver muito distante é na roupa mesmo... no maior ponto de contraste, pois a dof é maior ainda


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 18 de Julho de 2019, 13:13:01
A Eos M não vai te atender, ela não tem dual pixel!

Tenho uma T3 com essas mesmas lentes e não tenho problema com ponto de foco central.
Já os laterais é como você falou, 03 fotos pra tentar a sorte.

Tem que escolher uma dessas se quiser usar ML ou Liveview:

Canon mirrorless cameras with dual pixel autofocus:

Canon EOS M100
Canon EOS M50
Canon EOS M6
Canon EOS M5
Canon EOS RP (full-frame sensor)
Canon EOS R (full-frame sensor)
Canon DSLR cameras with dual pixel autofocus:

Canon EOS Rebel SL3 aka Canon EOS 250D aka Canon EOS Kiss X10
Canon EOS Rebel SL2 aka Canon EOS 200D aka Canon EOS Kiss X9
Canon EOS Rebel T7i aka Canon EOS 800D aka Canon EOS Kiss X9i
Canon EOS 77D aka Canon EOS 9000D
Canon EOS 70D
Canon EOS 80D
Canon EOS 7D Mark II
Canon EOS 6D Mark II (full-frame sensor)
Canon EOS 5D Mark IV (full-frame sensor)
Canon EOS-1D X Mark II (full-frame sensor)
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #19 Online: 19 de Julho de 2019, 13:58:01

Essa configuração nunca vi e primeira vez que leio sobre. Vou procurar.

No live view que é foco por contraste elas são perfeitas. Não erram uma.. problema é lento.. igual uma tartaruga.

Foco lento no liveview depende da câmera e da objetiva. Falando de Canon se você pegar o liveview da 80D com uma lente STM ele será mais rápido. Se pegar uma Rebel com uma lente antiga, o foco será lento.

Sobre foco no viewfinder, eu sempre uso o ponto de foco central. Foco e reenquadro.  NO caso de grande angular, geralmente se tem muito do quadro em foco. Nesse caso eu uso os pontos laterais mesmo. Na Canon XTI que eu tinha, os pontos laterais eram uma porcaria. quando usei na 70D e em algumas Rebels mais novas, a diferença é visível. Sempre usei dessa forma e dá certo. Em lentes como 85MM , é preferível usar os pontos específicos e evitar usar a técnica de focar e reenquadrar, devido a curta profundidade de campo.