Autor Tópico: Autocritica fotografica  (Lida 2153 vezes)

Arnalsan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Fevereiro de 2016, 08:37:51
Bom dia a todos,
Eu sou se posso dizer um autodidata na fotografia. Nunca fiz um curso de fotografia e meu conhecimento sobre o assunto é oriundo de vídeos que assisti muitos no site da B&H e livros.
Após esta breve introdução, eis o cerne deste post:
Quais das minhas fotos e ou suas [caso você compartilha de meu dilema] são realmente excelentes [que se destacam] em termos de composição, comunicação, etc.
Eu revisitei todas as fotografias que tenho no meu HD, flickr e 500px e avaliei uma a uma e não achei uma que eu estivesse dentro deste padrão excelente. Por fim cancelei minha conta no flickr e 500px.
Quero ser um fotografo melhor!
Gostaria de ouvir de vocês o que torna uma fotografia realmente excelente e como progredir para produzir fotografias excelentes. Não tenho a intenção de ser um Brassai, HCB, winogrand, Farkas, porém, me orgulhar das fotos que farei...
Obrigado
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2016, 13:33:20 por DMZamora »


Jux Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 09:19:31
Cara, vou deixar pro pessoal mais experiente, mas uma coisa eu já sei. ESTUDO É ESSENCIAL! Você pode ser o autodidata que for, nada substitui a orientação. Faça cursos e continue estudando e treinando. Não conheço nenhuma grande empresa que contrate assim, sem "currículo". Mesmo que você não trabalhe com isso e seja hobby, só vai melhorar tendo ensinamento orientado.

Minha opinião. Boa sorte!
||Canon EOS 5D Mark II & Canon BG-E6 || Canon EF 35mm f/2 IS USM || Canon Speedlite 580 EX II || RT YN-622c & 622c TX || Lightsphere Gary Fong || Kingston FCR-HS4

https://www.instagram.com/juxmendez/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 09:38:21
O que o Jux falou é muito relevante. A internet está cheia de ótimas possibilidades de aprendizado, vídeos, cursos e palestras on-line, etc. Mas, na minha opinião, nada substitui um bom curso presencial. Ter um professor que pode responder suas dúvidas na hora, ter aulas práticas assistidas, ter contato com colegas. Aliás, contato com colegas fotógrafos é outra chance de melhorar sua fotografia, influenciar e ser influenciado, cada pessoa tem algo novo pra nos ensinar.

Mas acho que o conselho que eu te daria agora de começo é fotografar o que você gosta. Somos sempre melhores fotografando assuntos de nosso interesse. Então, se concentre nisso inicialmente, vai ver como suas fotografias vão ficar mais interessantes. Depois, tente despertar seu interesse para outros assuntos. Estude sobre determinado assunto até pegar gosto antes de fotografá-lo.

Interesse e conhecimento do que se vai fotografar vão te dar resultados melhores.  :ok:


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #3 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 09:56:38
para melhorar,alem dos estudos,eh interessante que voce tenha alguem ao lado que lhe oriente.Eu fiz um curso basico,bem basico mesmo e apos o termino,sobrou somente eu e o amigo que fez o curso junto.O professor ja tinha ganho o dele $$$,entao,acompanhar o progresso dos ex alunos estava fora de cogitacao kkkk..ou seja,voce nw tem quem te oriente,quem te de dicas ou tire suas duvidas,fica complicado!!Tenho frequentado esse forum ja faz uns dois anos ou mais,foi onde tirei muito de minhas duvidas,mas ainda sinto falta de alguem mais entendido do assunto por perto.
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 16:25:18
Poste no corredor polonês que você terá bastante feedback, mas se prepare para as críticas...


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 20:39:49
...mas se prepare para as críticas...

...afinal, é para isso que o Corredor existe  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2016, 09:47:12
Parte da resposta vc de certa forma já tem, afinal, vc mesmo analisou e chegou a conclusão que ( para vc ) suas fotos não atingiram um nível de excelência.

Pare pra pensar o prq, quais os pontos considerados por vc ficaram faltando?
Tema, composição, criatividade, qualidade no quesito exposição - imagem - cores - nitidez?

Pense quais as imagens vc considera "padrão excelente" e prq, mas não esqueça de absorver e transformar para o que vc quer fazer, não simplesmente copie ( a não ser se para treino, teste ).

Como já citado, estude, leia, pratique, assista, teste, teste, teste, teste...tente, faça de novo e de novo e de novo.

Mesmo que as outras pessoas te elogiem e ao teu trabalho, lembre-se que vc pode ir além, a evolução é constante, não se canse ou desista de conseguir determinado resultado, não desista, as pessoas desistem muito fácil.

Não conseguiu uma foto que queria? Tente amanhã.
Só da pra tentar mês que vem? Ok.
Ou só ano que vem? Ok!

Pense que enquanto vc estiver vivo vc terá chance de chegar aonde quer, mergulhe de cabeça e trabalhe duro, com certeza se vc quiser realmente, vc irá conseguir!

Mas cuidado: Uma resultado excelente é um pouco subjetivo. Tenha bom senso, e "não se deixe levar por nada a não ser suas próprias convicções" ( tio Ansel ).

 


Arnalsan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Fevereiro de 2016, 13:18:55
Agradeço a todos pelas dicas e irei avaliar um curso presencial para fazer. Por enquanto estou focando na internet.

As melhores fotosr vou colocar no corredor polonês.

Arnaldo


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #8 Online: 03 de Fevereiro de 2016, 20:55:09
Eu também nunca fiz um curso sequer... porém tive muita experiencia em fóruns como esse, vídeos diversos, alguns bons livros e muita conversa e amizade com bons fotografos.

Se minha fotografia é excelente? Acho que não, porém consigo ver uma evolução consideravel se comparar a minha fotografia de 1 ano atrás. Eu particularmente não sou a favor de cursos, acho que você sai voltado a fazer o que o professor lhe ensinou, é só ver um workshop de algum fotografo famoso que voce vera os alunos com fotos praticamente iguais a ele no seu portfólio posterior.

Mas qualquer aprendizado é importante, desde que você consiga diferenciar aprender de seguir os passos de outro
@jacobfotografiacriativa


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #9 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 09:21:39
Recomendo que participe de bons workshops, com instrutores que dominem a(s) técnica(s) ofertadas. É uma ótima maneira de adquirir dicas mais avançadas e que são um diferencial para profissionais.



Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 13:31:18
Estou no mesmo dilema do criador do tópico. O tópico me deu boas ideias. Como não tenho onde fazer um curso presencial por agora, vou focar no que tenho identificado como pontos fracos, em vez das leituras gerais, e ver no que dá. Vou vasculhar o meu flickr também e jogar algumas no corredor polonês pra malhação, para aí ver o que me ajudam a identificar de pontos fracos também.  :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 13:40:54
Mas qualquer aprendizado é importante, desde que você consiga diferenciar aprender de seguir os passos de outro

Acho que esse é o ponto principal, e não é um problema apenas de cursos e workshops, mas também de livros, vídeos, e qualquer outra forma de aprendizado. Sim, tem muita gente que sai do curso seguindo exatamente os mesmos passos do professor, mas se souber tirar o que tem de bom e usar para crescimento do seu estilo pessoal, acho bem válido.

Também não fiz cursos, mas já vi muitas palestras e participei de alguns workshops. E acho que todos foram muito importantes na minha formação, assim como os livros, fóruns, vídeos e amigos.  ;)


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 13:54:05
Eu também nunca fiz um curso sequer... porém tive muita experiencia em fóruns como esse, vídeos diversos, alguns bons livros e muita conversa e amizade com bons fotografos.

Se minha fotografia é excelente? Acho que não, porém consigo ver uma evolução consideravel se comparar a minha fotografia de 1 ano atrás. Eu particularmente não sou a favor de cursos, acho que você sai voltado a fazer o que o professor lhe ensinou, é só ver um workshop de algum fotografo famoso que voce vera os alunos com fotos praticamente iguais a ele no seu portfólio posterior.

Mas qualquer aprendizado é importante, desde que você consiga diferenciar aprender de seguir os passos de outro

Po Jacob, então eu falo por você: sua fotografia é excelente. kkkkkkkkkkkkkk. Dentro das séries que você posta sempre tem uma que "arrebenta".
Em relação ao tópico, quero dizer que estudo e prática são fundamentais. Se sua fotografia não te satisfaz plenamente, falta uma dessas duas coisas. Eu mesmo tenho o mesmo problema que você, e realmente acho que nunca irei achar minha fotografia excelente, pois sou muito auto-crítico e na realidade não existe fotografia perfeita. Mas sou um estudante assíduo e sempre tenho um livro na mochila. Ver vídeio na net é bom e ajuda muito, mas nada substitui um bom livro.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #13 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 13:55:45
Gosto muito dessa imagem:


Quando você passa pela fase de achar sua fotografia uma droga, é sinal que vc já evoluiu bastante.  :ok:

Eu também nunca fiz cursos, aprendi muito em fóruns, tutoriais de internet e apostilas.
Cheguei nesse seu estágio em 2013. Comecei a odiar minha fotografia, achei tudo uma droga.
Cheguei a largar o equipamento de lado...  :(

Quando resolvi retomar, fiz uns workshops que me ajudaram pra caramba: um sobre still e outro sobre paisagens mesmo. E comprei vários livros também. Isso ajudou muito a recuperar minha "auto-estima fotográfica": o resultado de minhas fotos melhorou consideravelmente!  ;)

Boa sorte, e tenha em mente que essa é uma fase que passa.
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #14 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 19:10:50
Na minha opinião, cursos e workshops são válidos porque funcionam como atalhos, mas nada substitui a persistência, o trabalho duro, o tempo dedicado à prática e análise do próprio trabalho.
Uma dica de exercício que eu gosto muito de fazer: escolha um tema e tente explorá-lo ao máximo, tente se aprofundar ao máximo nele.
Fazer fotos de tudo, de pessoas, street, flores, festas, família, shows, é legal pra pegar experiência no início, aprender a mexer no equipamento. Mas aprofundar em um tema vai fazer vc perceber nuances da fotografia que só a repetição vai te proporcionar.
Dando um exemplo besta: se você gosta de bicicletas, saia na rua fotografando bicicletas. Estacionadas ou em movimento. Ou fotografe sua própria bicicleta em diversas situações. Faça disso um projeto, uma série. Explore as luzes, as composições, os ângulos. Isso vai começar a te dar um olhar mais apurado pros detalhes, já que a cada foto você já vai trazer o aprendizado da foto anterior mas vai perceber novas nuances, novas coisas a melhorar dentro daquele mesmo tema. Quando você fotografa de tudo, é mais difícil e demorado trazer a "bagagem" absorvida da foto anterior.
Eu tenho algo parecido. Eu fotografo minha esposa. Mas não de qualquer jeito. Encaro como um trabalho. A gente sai pra uma locação legal, me preparo, levo meu equipamento todo. Como se fosse sério (e é).
É impressionante como minha fotografia de retratos evoluiu depois que comecei a fazer isso. Minha direção, noção da luz, composição, tratamento..
Porque a partir do momento que eu já dirigi ela várias vezes, esta parte melhorou e ficou mais automática, e então eu passei a me preocupar mais com a luz por exemplo. E então minha noção de luz natural em retratos tb melhorou. Quando isso começou a ficar mais automático, passei a me preocupar mais com a composição, e por aí vai.
Tenho até um perfil no instagram onde estou postando as melhores (@mariliabyrenato).
É um exercício bem legal.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2016, 19:13:09 por Renato Cavalcante »
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante