Autor Tópico: Lentes com grande abertura ou equipamentos para iluminação  (Lida 2625 vezes)

GuVergani

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Online: 04 de Fevereiro de 2016, 00:02:40
E ai pessoal, tranquilo? Por favor me ajudem, preciso de dicas sobre lentes.
Primeiramente vamos considerar alguns fatos:
1 - Estou em um nível intermediário
2 - a maior parte dos meus trabalhos são em festas ou baladas onde há pouca ou quase nenhuma luz
3 - na maior parte do tempo utilizo um iluminador ou, muito raramente um flash por não ter experiência com ele.
A minha duvida é se seria melhor comprar uma lente mais aberta, ou de repente investir em equipamento de iluminação melhor (incluindo aperfeiçoar minhas habilidades com flash)? Me dêem dicas do que comprar ou o que fazer gastando o mínimo possível.
Obrigado.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2016, 00:13:17 por GuVergani »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 02:28:59
Vai de flash e workshop de iluminação. Lente de grande abertura não vai te ajudar em ambiente escuro, porque a profundidade é pequena e qualquer errinho no foco (que vai acontecer muito justamente por estar escuro) vai estragar sua foto.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 09:39:47
... Lente de grande abertura não vai te ajudar em ambiente escuro...

Heim??

Lente clara + Flash + conhecimento, isso é fundamental para fotografar eventos. Discordando do felipemendes, lente clara vai te ajudar muito, grande abertura vai te ajudar a captar luz ambiente, deixar o fundo claro e agradável, e economizar flash, com uma lente escura vai ter que "castigar" no ISO, ou iluminar o assunto e perder o fundo.

Profundidade de campo é algo que com o tempo fica automático na sua cabeça, você vai saber quando abrir e quando fechar batendo o olho na cena, e acredite, é melhor ter na mão o 2.8 e fechar para 5.6 quando precisar do que só ter o 5.6 e ter que "rebolar" com o flash.

ABS


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 09:48:30
Acredito que o comentário do colega felipemendes foi por causa deste trecho:

"3 - na maior parte do tempo utilizo um iluminador ou, muito raramente um flash por não ter experiência com ele.
A minha duvida é se seria melhor comprar uma lente mais aberta, ou de repente investir em equipamento de iluminação melhor (incluindo aperfeiçoar minhas habilidades com flash)?"

Se comprar uma lente clara e continuar a não usar o flash por não ter experiência, não vai ajudar muito.
Seria prudente investir em um curso de flash. As vezes vc já tem equipamento suficiente, mas falta aproveitar o potencial do flash.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 11:15:37
Profundidade de campo é algo que com o tempo fica automático na sua cabeça, você vai saber quando abrir e quando fechar batendo o olho na cena, e acredite, é melhor ter na mão o 2.8 e fechar para 5.6 quando precisar do que só ter o 5.6 e ter que "rebolar" com o flash.

2.8 eu até concordo. Mas pra mim, abertura grande é 1.8 pra cima... Olha a gente discutindo de novo termos imprecisos.

De qualquer forma, eu acho que 5.6 junto com boa iluminação vai ajudar mais que 2.8 sem iluminação. Finalmente, quanto a parte do conhecimento, estou 100% contigo.


Jux Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 12:34:08
Todos os amigos estão certos, mas vou resumir tudo:
No caso, a lente clara não ajuda, mas se for lente clara + Flash + conhecimento, aí sim você mata a pau!
A lente clara será mais pro fundo e o flash ou iluminação pro assunto. Eu acho assim bom. Já fiz algumas baladas.
||Canon EOS 5D Mark II & Canon BG-E6 || Canon EF 35mm f/2 IS USM || Canon Speedlite 580 EX II || RT YN-622c & 622c TX || Lightsphere Gary Fong || Kingston FCR-HS4

https://www.instagram.com/juxmendez/


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 12:55:56
Acho que no mínimo uma Tamron 17-50 2.8 e um flash TTL.

Se não investir em um flash, não vai ter experiência com ele, sugiro investir em um, não é um bicho de sete cabeças fazer o basicão com um flash TTL, depois vai pegando os paranauês, estudando e logo ta usando ele fora da câmera...hehe.

A iluminação com flash fica muito melhor, pois ele congela os movimentos, o que um iluminador não faz, vc vai baixar a velocidade e vai sair muito borrado se considerar um flash na mesma velocidade o borrão vai ser muuuuito menor.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 13:08:02
GuVergani, se você estiver em SP, recomendo o WS de flash dedicado do meu amigo Humberto Yoji aqui do fórum, vai prender bastante com ele.

 :ok:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 16:43:18
Pode-se fazer das duas formas:

-Lentes claras (geralmente entre f/2 e f/2.8) e ISO alto (geralmente entre 1600 a 3200) para se aproveitar o máximo de luz ambiente possível, usando alguma fonte de luz extra (flash ou led) apenas como modificador. Eu uso essa forma.

-Lente em f/5.6 e ISO baixo, iluminando o ambiente com flash.

Lembrar que cada forma que vc usa dá um resultado diferente, gera uma linguagem visual diferente e o ideal é que se tenha o máximo de controle possível sobre todas as variáveis para escolher a melhor forma PRA VC, pois uma melhor forma absoluta não existe.

Mas, do meu ponto de vista, em ambos os casos vc vai precisar de uma fonte de luz extra.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2016, 16:43:30 por Rafa_Meira »


GuVergani

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #9 Online: 05 de Fevereiro de 2016, 00:11:22
Muitas das coisas que vcs disseram realmente eu já senti na pele, como precisar de mais abertura e não ter, ou usar o iluminador no assunto e "matar" o resto do ambiente e ate abusar do ISO por falta de luz e acabar com a foto mt granulada.
Entendi o que todos disseram, mas qual seria um flash bom e relativamente barato que eu posso comprar pra começar praticar e estudar?


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Fevereiro de 2016, 01:52:03
Qual equipamento vc tem hj?
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 05 de Fevereiro de 2016, 02:34:48
Muitas das coisas que vcs disseram realmente eu já senti na pele, como precisar de mais abertura e não ter, ou usar o iluminador no assunto e "matar" o resto do ambiente e ate abusar do ISO por falta de luz e acabar com a foto mt granulada.
Entendi o que todos disseram, mas qual seria um flash bom e relativamente barato que eu posso comprar pra começar praticar e estudar?

Yongnuo é uma boa marca. Procure no fórum, tem muitas referências sobre ele.


GuVergani

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #12 Online: 05 de Fevereiro de 2016, 03:19:38
Qual equipamento vc tem hj?

Divido equipamentos com meu parceiro de job, então utilizo pouco uma 50mm f 1.8 pois ela esta precisando de assitencia técnica e tenho a lente do kit 18-55 e 18-135. Além do iluminador led q citei e do flash meu parceiro utiliza, um 600RT.


GuVergani

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #13 Online: 05 de Fevereiro de 2016, 03:20:09
Yongnuo é uma boa marca. Procure no fórum, tem muitas referências sobre ele.

Algum modelo em especial para começar?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 05 de Fevereiro de 2016, 13:33:45
Eu tinha um YN 468 II que quebrava bem meu galho. Se fala muito bem do YN-565EX, mas nunca usei pra falar.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=77226.0