Autor Tópico: [DUVIDA] Foto para catalogo, Pontos de Foco, Canon 6D  (Lida 1157 vezes)

Lcs25

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 05 de Fevereiro de 2016, 15:28:01
Ola pessoal,

Tenho uma duvida e gostaria da opiniao de voces.
Preciso fazer algumas fotos para um amigo, ele quer fotografar alguns oculos de sol para colocar em um catalogo de colecao. Seriam fotos estaticas, somente do objeto, sem modelo, sem ambiente externo, sem movimento.
Minha area da fotografia nao é essa, logo, tenho algumas duvidas pois preciso pegar o oculos todo com nitidez.
Imagine ele sobre uma mesa, na diagonal, os pontos em primeiro plano seriam; um lado da armação e a uma das lentes - e logo em seguida a lente do lado.
Pensei em fazer duas fotos, uma para um lado do oculos, com pontos de foco neste lado e outra para o outro, e depois disso juntar elas no photoshop.
Tenho suficiencia em iluminação, porém sem flash.
O material que possuo agora é uma 6D, uma 50mm e uma 17-40mm, tripé.

O que me sugerem considerando a relacao shutter speed x iluminaçao visto que preciso deixar o objeto todo nitido?

Grande abraço


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2016, 21:23:20
Coloca em f/8 na lente, velocidade 1/250 no tripé, ISO até uns 800 e bastante luz (contínua ou speedlight). O mais difícil vai ser achar o set-up da luz do jeito que você quer.

Além do uso de espelhos, ou vidro embaixo dos óculos com um cartão preto ou branco embaixo do vidro além de rebatedor, etc.... Dá uma googlada em https://www.google.com.br/search?q=still+photography+lighting+setup&client=safari&rls=en&biw=1280&bih=739&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjQmsiD4uHKAhVLipAKHeRNAkEQ_AUIBigB. Vai achar bastante coisa no YouTube também ou no próprio fórum.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 18:21:50
É externa Thales.

@lcs25
tanto faz a velocidade do obturador, use o tripe.
se o dia for ensolarado vai ser a velha sunny 16, iso 100, 1/125 e f/16.
mas mesmo assim não vai dar o óculos em foco com a 50mm.
em f/16 são apenas 08cm em foco na menor distancia que a lente foca.

ou faz o focus staking ou usa a 17-40.

recomendo calcular aqui:
http://www.dofmaster.com/dofjs.html
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs