Autor Tópico: Dicas para melhorar o Wi-fi em casa  (Lida 2185 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 05 de Fevereiro de 2016, 22:06:45
Galera, uso o roteador do link abaixo:
http://www.kabum.com.br/produto/10310/roteador-tp-link-300mbps-wireless-n-router-tl-wr941nd

Ainda troquei as três antenas e coloquei de 8 dbi. A questão é que no meu quarto o sinal cai bastante e depois que coloquei as antenas mais forte nem valeu a pena deixar ligado o repetidor que eu tinha no meio do caminho (link abaixo).
http://www.kabum.com.br/produto/42061/roteador-repetidor-multilaser-300mbps-wps-re051-/?tag=repetidor%20multilaser

Será que tem algum outro hardware que eu posso colocar na minha casa para melhorar o sinal?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 01:44:03
Fiquei confuso. Se o desempenho melhorou a ponto de você desativar o repetidor, qual seria o problema que ainda permanece?

Lembre-se que o sinal se propaga a partir da antena em forma de "donut". O que essas antenas de maior rendimento fazem é "achatar" o donut, dessa forma aumentando seu diâmetro e proporcionando maior alcance para o sinal.

Assim, se por acaso sua casa tem mais de um andar, e você mantêm as antenas na posição vertical ("donuts" na horizontal), o sinal acima/abaixo do andar onde está o roteador tende a ser prejudicado. Nesse caso, é preciso variar a inclinação das anternas para melhorar a distribuição do sinal, num processo de tentativa e erro. O fato de alguns roteadores usarem as antenas separadamente para transmissão e recepção, introduz ainda mais uma variável nesse processo.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 08:39:03
repetidor wireless funciona, mas corta a velocidade pela metade. p/ internet não faz diferença, mas p/ acessar um NAS por exemplo já incomoda.

melhor solução é vários APs espalhados pela casa e ligados por cabo, mas nem sempre é possível. aqui tenho dois para cobrir um terreno de 300m2 e ainda assim no andar de cima tem alguns lugares que o sinal é fraco.

colocar antena grande é placebo - a antena dos clients continua pequena (a não ser em desktop que as vezes dá pra trocar também) e as vezes não consegue transmitir até o AP mesmo recebendo OK
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2016, 08:41:03 por angus »


palombasso

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 09:02:21
Eu uso adaptador powerline, acho que tem similar da tplink por aqui.
Manda o sinal de rede pela rede elétrica.

Coloca um adaptador em uma tomada perto do roteador ligada por ethernet.

Liga outros adaptador na tomada onde quiser, pode ser um que replica o WiFi ou apenas um ponto pra puxar cabo


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 09:35:57

Eu uso adaptador powerline, acho que tem similar da tplink por aqui.
Manda o sinal de rede pela rede elétrica.

Coloca um adaptador em uma tomada perto do roteador ligada por ethernet.

Liga outros adaptador na tomada onde quiser, pode ser um que replica o WiFi ou apenas um ponto pra puxar cabo
Esse eu não conhecia... Vou dar uma pesquisada. Tem alguns referências de pesquisa para eu dar uma olhada?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales




doubleagent

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 11:56:34
Sou TI Coloquei um desse em uma empresa funciona muito bem e sem perda
http://www.tp-link.com.br/products/details/cat-18_TL-WPA4220KIT.html


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 13:30:00
repetidor wireless funciona, mas corta a velocidade pela metade. p/ internet não faz diferença, mas p/ acessar um NAS por exemplo já incomoda.

Bem lembrado  :ok:

Citar
melhor solução é vários APs espalhados pela casa e ligados por cabo, mas nem sempre é possível. aqui tenho dois para cobrir um terreno de 300m2 e ainda assim no andar de cima tem alguns lugares que o sinal é fraco.

Exatamente, múltiplos APs conectados via cabo é sempre a melhor solução.

Citar
colocar antena grande é placebo - a antena dos clients continua pequena (a não ser em desktop que as vezes dá pra trocar também) e as vezes não consegue transmitir até o AP mesmo recebendo OK

O "achatamento" do padrão de propagação também aumenta a sensibilidade de recepção do AP. O problema é que não melhora a relação S/N na recepção, portanto se a área for muito poluída, os problemas permanecem.

Eu uso adaptador powerline, acho que tem similar da tplink por aqui.
Manda o sinal de rede pela rede elétrica.

Coloca um adaptador em uma tomada perto do roteador ligada por ethernet.

Liga outros adaptador na tomada onde quiser, pode ser um que replica o WiFi ou apenas um ponto pra puxar cabo

Essa solução é ótima, mas tem algumas pegadinhas. Todos os aparelhos precisam estar na mesma fase da rede, e eles são muito sensíveis a variações na tensão. Já utilizei os TP Link por aqui em uma casa, e de seis unidades, cinco queimaram em menos de um ano.  Não sei se todas as marcas são assim, mas é bom ficar prevenido.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 13:31:54
cara, internet pra mim que moro no interior é um saco. tenho da Oi 5mb mas antes tinha a cabo de 3 que era mais rápida e não caía tanto.
Dentro de casa o wifi é um suplício. 7 metros longe da antena e o sinal vai lá pras profundezas.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 14:58:25
Na minha opinião, roteador é a alma da Internet de casa. Se ele não é bom, smart tv não funciona, wifi dá problema, tudo fica ruim. Vale muito a pena gastar um pouco mais e comprar um roteador bom. O meu é um Netgear WNDR4500, que é muito bom. Pega nos dois andares de casa sem problemas.

Importante também é que a potência pura do roteador não quer dizer muita coisa. Ele tem também que receber o sinal de outros aparelhos, que têm potência muito inferior. Roteador que não recebe informação não funciona, apesar de o outro aparelho estar com sinal bombando.

Finalmente, roteador atrás da TV fica com sinal bem atenuado. Evite.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 18:58:43
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 22:57:21
Sou TI Coloquei um desse em uma empresa funciona muito bem e sem perda
http://www.tp-link.com.br/products/details/cat-18_TL-WPA4220KIT.html

Essa solução é ótima, mas tem algumas pegadinhas. Todos os aparelhos precisam estar na mesma fase da rede, e eles são muito sensíveis a variações na tensão. Já utilizei os TP Link por aqui em uma casa, e de seis unidades, cinco queimaram em menos de um ano.  Não sei se todas as marcas são assim, mas é bom ficar prevenido.

 :assobi:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 23:27:09
:assobi:
Eu já tinha visto o de vocês. Aliás, eu queria mais opiniões.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales




jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Fevereiro de 2016, 10:28:16
os maiores inimigos de transmissão sem fio são água e metal. Deste modo, caso teu rotresador esteja sobre (ou sob) uma mesa de metal, ou próximo de um aquário/caixa d'água, move ele para outro local mais abertto. Concreto, que contem metal dentro, também é um problema. Idealmente coloca teu roteador em um ponto central na tua casa, para que a quantidade de obstáculos para os os demais locais sejam minimizados. Gosto mais de marcas consagradas como Cisco/Linksys, Netgear, 3Com ou pelo menos D-Link.
JVc.