Autor Tópico: Filtro para balanço de cor  (Lida 1533 vezes)

pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Fevereiro de 2016, 11:35:31
Olá pessoal.
Vou comprar um filtro 80A para balanço de cor, de 3200K para 5500K, mas estou em dúvida em relação a 2 marcas: Tiffen ou Hoya. Estes abaixo:

http://www.bhphotovideo.com/c/product/54508-REG/Tiffen_7780A_77mm_80A_Color_Conversion.html
http://www.bhphotovideo.com/c/product/106890-REG/Hoya_A7780A_77_mm_80A_Color.html

Vou usá-lo para fotografar com cromo (Provia 100F ou Velvia 100) sob iluminação de lâmpadas de tungstênio.
Quanto à perda de luminosidade, o Hoya perde 1EV e o Tiffen 2EV, ou seja, vantagem para o Hoya. Mas ainda continuo em dúvida quanto à qualidade de balanço de cor. Qual deles faz um balanço de cor mais preciso, mais natural?

Agradeço.


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #1 Online: 07 de Março de 2016, 18:54:06
Entre os dois que são muito bons eu iria de Hoya..

Só não entendi o fator do filtro serem diferentes sendo os dois 80A ..estranho.. sendo fabricados com medida universal em temperatura de cor a correção teria que bater os dois iguais? estranho..pensei até em tipo de DN que muda só quantidade de luz mas não mexe nas cores, mas não entendi ainda..

Bom.... de qualquer forma eu aconselho o Hoya entra essas duas marcas.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 07 de Março de 2016, 18:57:20
Hoya.

Mas aviso que Velvia com luz artificial fica uma droga.
« Última modificação: 07 de Março de 2016, 18:58:28 por AFShalders »


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Março de 2016, 09:55:39
Entre os dois que são muito bons eu iria de Hoya..

Só não entendi o fator do filtro serem diferentes sendo os dois 80A ..estranho.. sendo fabricados com medida universal em temperatura de cor a correção teria que bater os dois iguais? estranho..pensei até em tipo de DN que muda só quantidade de luz mas não mexe nas cores, mas não entendi ainda..

Bom.... de qualquer forma eu aconselho o Hoya entra essas duas marcas.

Obrigado lee oliveira!

Eu também achei estranho os fatores dos filtros serem diferentes. Achei que até fosse um erro do site da B&H.
Acabei de pesquisar aqui no site dos fabricantes e descobri que o fator do Hoya é 2.4 (1 1/3 EV) e o Tiffen é 4 (2 EV).


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Março de 2016, 09:59:00
Hoya.

Mas aviso que Velvia com luz artificial fica uma droga.

Obrigado AFShalders!

Mas, por que o Velvia com luz artificial fica ruim? O quê acontece com as cores?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 08 de Março de 2016, 10:07:01
Não é um filme adequado para tom da pele nem para tons neutros. É super saturado e puxa para o magenta nos cinzas e brancos. Acho que irá saturar demais os vermelhos sob luz artificial, mesmo que compensada peolo 80A.

Se a finalidade for foto de pessoas, melhor seria um Astia ou na pior das hipótestes um Provia.

Se você for escanear, faça uma foto de um objeto branco sob esta luz e filtro, e depois de escanear faça o balanço de branco baseado nesta foto.
« Última modificação: 08 de Março de 2016, 10:08:09 por AFShalders »


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Março de 2016, 10:56:05
Não é um filme adequado para tom da pele nem para tons neutros. É super saturado e puxa para o magenta nos cinzas e brancos. Acho que irá saturar demais os vermelhos sob luz artificial, mesmo que compensada peolo 80A.

Se a finalidade for foto de pessoas, melhor seria um Astia ou na pior das hipótestes um Provia.

Se você for escanear, faça uma foto de um objeto branco sob esta luz e filtro, e depois de escanear faça o balanço de branco baseado nesta foto.

Valeu!

Com o Velvia pretendo fotografar objetos, alimentos, bebidas, animais, esse tipo de coisa. Já para pessoas usarei o Provia. O Astia eu nunca usei, pena que ele já foi descontinuado.


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Março de 2016, 11:09:27
Entre os dois que são muito bons eu iria de Hoya..

Só não entendi o fator do filtro serem diferentes sendo os dois 80A ..estranho.. sendo fabricados com medida universal em temperatura de cor a correção teria que bater os dois iguais? estranho..pensei até em tipo de DN que muda só quantidade de luz mas não mexe nas cores, mas não entendi ainda..

Bom.... de qualquer forma eu aconselho o Hoya entra essas duas marcas.

Acho que a resposta está aqui:



Fiz a sobreposição das curvas dos 2 filtros. O Hoya deixa passar mais o violeta, o UV e o final do espectro visível do vermelho. O Tiffen deixa passar mais o azul, ciano e verde.