Autor Tópico: Ajuda nas configurações da Sony RX 100 M3  (Lida 1988 vezes)

lffalvim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 10 de Fevereiro de 2016, 09:01:32
Bom dia, boa tarde ou boa noite, adquiri recentemente uma Sony Rx 100 m3. Há muitos anos atrás, trabalhei profissionalmente com fotografia, na época era filme, laboratório PB, estúdio e a pós produção era feita durante a revelação química e na ampliação. As variáveis eram, como hoje, três (sensibilidade, diafragma e obturador) entretanto, na prática, trabalhávamos com duas pois a ASA (hoje ISO) era definida na compra do filme. Tudo mudou, o filme deu lugar ao sensor, o laboratório deu lugar aos softwares e as câmeras possuem tantos ajustes e configurações que mais confundem do que resolvem. Só fotografo no modo manual e em RAW mas, mesmo assim, ainda existe uma infinidade de detalhes...
Algumas das minhas dúvidas:
- Zebra (o que é isso?)
- Foco DMF (vale a pena? o anel da lente fica responsável pelo foco fino e, então, para mexer no diafragma ou obturador eu tenho que afastar a câmera do rosto. Como vocês fazem?)
- HDR, na prática alguém usa isso? em que circunstâncias?

Era isso, pelo menos por enquanto, se puder ajudar...


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 13:59:12
Primeiramente, Seja Bem-Vindo Iffalvim! :ok:

Tentarei ajudar na medida do possível, vamos lá:

Abaixo deixo um link do Youtube que, apesar de ser em inglês, é possível sanar as dúvidas em relação ao modo de foco.  Porém, já adianto que o DMF (Direct Manual Focus / Foco Manual Direto) nada mais é que a combinação do foco automático com o manual, ou seja, você pode intervir no foco automático feito pela câmera.

Já o HDR, só é possível usufruir do mesmo se você fotografar em JPEG, no modo RAW não. É uma mão na roda para quem não quer ficar fazendo pós...

Agora o modo Zebra, é um auxiliar de exposição, serve para expor corretamente. Ele alerta sobre áreas superexpostas e/ou subexpostas, é como o modo de visualização de foto, que em áreas de superexposição fica piscando/alertando ao fotógrafo, entende? Porém o modo zebra faz isso em tempo real, no momento de fazer a foto, ele te auxilia na exposição “correta”.

Link:
https://www.youtube.com/watch?v=awMz9SzmAV0


Links sobre modo zebra:
https://www.youtube.com/watch?v=vjk-kLKHh-o

https://www.youtube.com/watch?v=Vo86fpfyyuE


Boa sorte!
Alexandre Paradela


lffalvim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 16:33:45
Antes de mais nada, muito obrigado pela ajuda. Vou assistir os vídeos. Uma pergunta, já que parece que você domina esses aspectos: Você, nas suas fotos, usa DMF, HDR e zebra?


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 12:21:35
Rapaz, estou muito longe de dominar esses aspectos! Apesar de ter acesso ao sistema Sony, o meu equipamento principal é DSLR Canon, outro mundo!

Mas respondendo à pergunta, eu fotografo em RAW e não utilizo nenhum desses recursos, mesmo quando utilizo a Sony, pois já estou habituado assim...

Uma dica, exponha sempre medindo as altas luzes, e/ou, deixando o histograma bem para à direita! :ok:
Alexandre Paradela


carlosvitor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #4 Online: 05 de Março de 2016, 20:18:54
Acho que as zebras são úteis para te avisar quando as altas luzes estiverem estourando, aí você sub-expõe um pouco, caso queira preservá-las.
HDR seria mais para fotografar uma paisagem com muito alcance dinâmico (maior que da sua RX100III), com partes muito claras e muito escuras e você quer preservar tudo isso. Você já deparou com uma situação assim?
Você teve muitas fotos fora de foco em AF-S? Ou tem situações que quer que o foco esteja 100% cravado e não quer usar no MF, aí acho que DMF seria legal. A RX100III tem focus magnification quando você mexe o anel de foco e tem focus peaking?
5DIV - 35LII - 85L IS


lffalvim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2016, 08:07:54
Desculpe a demora em responder mas eu estava viajando e somente agora retornei. Obrigado pelas informações. Tenho feito alguns testes, principalmente com HDR, e obtive resultados interessantes. De qualquer forma, acho que é um recurso para ser usado apenas quando a situação exige. Já vi fotos onde não era necessário a utilização do HDR e o resultado me pareceu muito artificial. Quanto a Zebra, eu passei a utilizar sempre. Em relação ao DMF, para mim, mais atrapalha do que ajuda. Minhas fotos são, quase sempre, feitas em viagens (cenas de rua, paisagens e arquitetura) e os diferentes tipos de foco que a câmera oferece atendem muito bem às minhas necessidades.


luiswillt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2017, 17:28:17
Boas dicas, não sabia que o modo HDR só podia ser usado em Jpeg.