Autor Tópico: Lentes Vintage Mitakon  (Lida 1412 vezes)

Maikon Lima

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 10 de Fevereiro de 2016, 12:00:05
Ola pessoal sou novo no fórum e espero ter postado esse tópico no lugar correto, bem... nas minhas navegadas pelo Ebay encontrei 2 lentes juntas que me chamaram a atenção, ambas Mitakons, com um preço bastante razoável.   (Mitakon 28mm / Fórmula 5 35mm )
Só que não encontrei informação nenhuma sobre essas lentes em específico e nem sobre o anel de adaptação que deveria utilizar nelas para a Nikon ( D3200) Alguém saberia me informar ? tenho medo que o mesmo tenha o valor mais elevado do que as duas lentes juntas  :shock:  Desde já grato pela ajuda.
http://www.imagebam.com/image/6173d5464358558



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 12:22:07
Também não sei qual é esta baioneta, mas não tenho boas notícias: A distância entre  o flange (baioneta, mount) e o sensor nas Nikon é a maior entre as câmeras modernas. Então existem adaptadores de lentes Nikon pra praticamente todos os outros fabricantes, mas não existem muitos adaptadores de outros fabricante pra Nikon.

Pra dificultar ainda mais o problema, a D3200 (e as DSLR em geral) não foi feita pensando em foco manual, então ele é mais difícil que em uma mirrorless, por exemplo.

Finalmente, fui até o ebay e vendo mais fotos, existe a possibilidade de o encaixe já ser Nikon, o que diminuiria seu problema. Pra ter certeza, sugiro contatar o vendedor e perguntar.


Maikon Lima

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 16:19:29
Também não sei qual é esta baioneta, mas não tenho boas notícias: A distância entre  o flange (baioneta, mount) e o sensor nas Nikon é a maior entre as câmeras modernas. Então existem adaptadores de lentes Nikon pra praticamente todos os outros fabricantes, mas não existem muitos adaptadores de outros fabricante pra Nikon.

Pra dificultar ainda mais o problema, a D3200 (e as DSLR em geral) não foi feita pensando em foco manual, então ele é mais difícil que em uma mirrorless, por exemplo.

Finalmente, fui até o ebay e vendo mais fotos, existe a possibilidade de o encaixe já ser Nikon, o que diminuiria seu problema. Pra ter certeza, sugiro contatar o vendedor e perguntar.

Cobriram meu lance aqui (risos) o vendedor não sabe informar nada,  eu já havia comprado uma Helios 58mm  1:2   e realmente virei fan de lentes vintage, só que o angulo de visão é extremamente reduzido e a distancia para foco também, é impossível bater uma foto de corpo todo em foco por exemplo ( futuramente vou tentar comprar um adaptador m42 foco infinito pra ver se resolve ) e comprar uma lente 35 mm  que seja com adaptador m42 pra facilitar minha vida, acho que pelo sim pelo não vou deixar passar essa... vlw pela ajuda amigo !!!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 19:00:44
e comprar uma lente 35 mm  que seja com adaptador m42 pra facilitar minha vida, acho que pelo sim pelo não vou deixar passar essa... vlw pela ajuda amigo !!!

Se fosse pra faciliar a minha vida, eu iria de 35mm Nikon, que já existe, não é muito cara e funciona uma maravilha...  :D

Tenho uma Helios 58mm também, mas estou esperando chegar um Lens Turbo pra torná-la mais utilizável. O que eu poderia ter feito era usar um Lens Turbo Nikon junto com adaptador destes M42 x Nikon.


Maikon Lima

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 19:18:59
Se fosse pra faciliar a minha vida, eu iria de 35mm Nikon, que já existe, não é muito cara e funciona uma maravilha...  :D

Tenho uma Helios 58mm também, mas estou esperando chegar um Lens Turbo pra torná-la mais utilizável. O que eu poderia ter feito era usar um Lens Turbo Nikon junto com adaptador destes M42 x Nikon.
Eita divida esse conhecimento por favor, *_*  explique melhor o termo " utilizável " vc tem algum link desse lens turbo ? pois o adaptador comum m42 eu tenho.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 20:11:32
Eita divida esse conhecimento por favor, *_*  explique melhor o termo " utilizável " vc tem algum link desse lens turbo ? pois o adaptador comum m42 eu tenho.

"Utilizável"=de mais fácil uso. A Helios em 58mm fica equivalente a uma 87mm na minha câmera (e na sua também) que, pro que eu gosto de fotografar, é muito longa. Se ela tivesse um adaptador que mantivesse o mesmo ângulo de uma lente 58mm em full frame... Veja abaixo.

Lens Turbo: adaptador que tem um elemento ótico, que "comprime" a imagem full frame em um sensor APS-C. Com isso, uma lente 58mm em câmera de sensor pequeno se comporta como se ela fosse uma lente de distância focal menor que realmente é. No caso da Helios, isto é uma grande vantagem, nem tanto pela distância focal em si, mas sim pelo desfoque característico da lente, que aparece em toda sua glória em sensor full frame. Com este adaptador, a Helios teria uma DF aparente de 42mm, muito mais utilizável na minha opinião.

Como a luz do sensor cheio é comprimida em uma área menor, ela fica mais concentrada. Com isso, se ganha 1 ponto de exposição, o que também é uma boa coisa.

O que comprei foi esse aqui:
http://www.ebay.com/itm/251832851815

Como eu falei lá em cima, a distância do flange até o sensor da Nikon impossibilita o uso de um adaptador destes. Minha câmera é uma mirrorless.
 
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2016, 20:13:28 por felipemendes »


Maikon Lima

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 20:39:50
"Utilizável"=de mais fácil uso. A Helios em 58mm fica equivalente a uma 87mm na minha câmera (e na sua também) que, pro que eu gosto de fotografar, é muito longa. Se ela tivesse um adaptador que mantivesse o mesmo ângulo de uma lente 58mm em full frame... Veja abaixo.

Lens Turbo: adaptador que tem um elemento ótico, que "comprime" a imagem full frame em um sensor APS-C. Com isso, uma lente 58mm em câmera de sensor pequeno se comporta como se ela fosse uma lente de distância focal menor que realmente é. No caso da Helios, isto é uma grande vantagem, nem tanto pela distância focal em si, mas sim pelo desfoque característico da lente, que aparece em toda sua glória em sensor full frame. Com este adaptador, a Helios teria uma DF aparente de 42mm, muito mais utilizável na minha opinião.

Como a luz do sensor cheio é comprimida em uma área menor, ela fica mais concentrada. Com isso, se ganha 1 ponto de exposição, o que também é uma boa coisa.

O que comprei foi esse aqui:
http://www.ebay.com/itm/251832851815

Como eu falei lá em cima, a distância do flange até o sensor da Nikon impossibilita o uso de um adaptador destes. Minha câmera é uma mirrorless.
Uma pena... o jeito é me contentar com o foco infinito, isso se o adaptador cumprir o que promete, tenho que prestar atenção nessas modificações que o sensor Cropado faz com as lentes, se tivesse levado isso em conta talvez tivesse buscado uma lente 35mm logo de cara, mas uma vez obrigado pelo esclarecimento :ok: