Autor Tópico: Desistindo ou quase desistindo 2016 =\  (Lida 31322 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #15 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 15:26:40
Ano passado o único ensaio que fechei foi através do meu site. Se eu fechasse 1 por mes, me daria uma luz de esperança, mas 1 por ano é muito desanimador...

Danilo, não conheço ninguém hoje que consiga viver de ensaios, é a porta de entrada da fotografia, com muita gente cobrando muito barato e entregando um resultado que satisfaz o cliente.

Ensaio hoje é um complemento de renda, nada mais.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #16 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 15:44:18
Esse sempre foi o ponto,  Relacionamento,
o resto vc pilota,
se nao for bom fotografo contrata um bom ,
para fazer "aquele contrato gordo que pegou".
Ja vi isso milhares de vezes, desde que começei a trabalhar em 1992.
Eu sempre como a maioria foquei em tecnica + todos os cursos + altissima qualidade no trabalho.
so quando comecei a aprender sobre vendas , mkt pessoal ,relacionamento,etc,
e que comecei a ficar rico,  :hysterical: :hysterical:.

Pois é... e nesse mundo de redes sociais, quem não consegue entender isso não decola nunca! (não estou dizendo que é o caso do Danilo).

Penso até que anos atrás era mais fácil decolar simplesmente sendo bom no que faz, hoje é impossível em quase todas as áreas!!

« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2016, 15:45:12 por Luciano.Queiroz »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #17 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 15:45:27
Danilo, não conheço ninguém hoje que consiga viver de ensaios, é a porta de entrada da fotografia, com muita gente cobrando muito barato e entregando um resultado que satisfaz o cliente.

Ensaio hoje é um complemento de renda, nada mais.

Diga isso para o Leonobox, rsrs...  :D


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 16:14:59
Pra viver bem de fotografia talvez o que menos precise saber é fotografar. Já cansei de ver gente passar por aqui, extremamente técnico, mas que não vai pra frente.

O melhor fotógrafo aqui da cidade nem de longe é o melhor, mas ninguém tem o relacionamento como o dele por aqui.. Fotos bem medianas, foco horrível, tratamento duvidoso, mas é o cara da moda que fotografa os melhores eventos e os mais ricos da cidade.

No mundo de hoje é quase isso que importa, em quase todas as profissões...

Puta, falou tudo. Em todas as profissões é assim, mas com câmeras que mostram a foto antes dela ser realizada, todo mundo virou fotógrafo, nem que seja por seis meses ou um ano. Eu tenho notado a quantidade de gente que ENTRA, mas todo semestre tem gente que SAI. O marketeiro é o cara que dá um jeito de continuar, de jeitinho em jeitinho.

Aqui na minha região alguns bons fotógrafos partiram para o ensino, montaram suas escolas e viviam disso. Até que aparece uma nova escola e cobra R$150,00 pelo curso básico. Pronto, os outros não conseguem mais viver de dar aula de fotografia.

Mas é isso ai, só vai piorar.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #19 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 16:23:10
Pois é... e nesse mundo de redes sociais, quem não consegue entender isso não decola nunca! (não estou dizendo que é o caso do Danilo).

Penso até que anos atrás era mais fácil decolar simplesmente sendo bom no que faz, hoje é impossível em quase todas as áreas!!

O mundo mudou, antes abria a lojinha, e esperava os clientes,
isso nao existe mais, ha muito de tudo,
entao e necessario o mkt pessoal, e a venda para obter relacionamentos.
Tudo muda,antes era filme , agora e digital
Sempre devemos atualizar tudo senao, baubau!!! :clap:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 17:39:10
Sempre devemos atualizar tudo senao, baubau!!!

Bem por aí mesmo, tem que se atualizar! Vindo de alguém que está a anos na profissão, essa afirmação te ainda mais peso!  :ok:



André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #21 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 17:57:22
Pra mim é bem simples essa questão.

Pra você ter uma empresa de sucesso, você necessita que seu produto seja de qualidade, mas não só isso, isso é pouco, além disso você necessita de um marketing forte, uma imagem forte, um pré-venda e pós-venda de qualidade, um arranjo financeiro de qualidade, um orçamento bem feito e mais uma penca de coisas. O problema é que a maioria dos fotografos focam apenas em fotografias de qualidade, e isso hoje em dia não é o que vende, alias, isso nunca vendeu.

Um fotografo que tem a capacidade argumentativa, de venda e linguistica de conseguir convencer um cliente endinheirado a leva-lo a Paris para fazer um ensaio vale mais no mercado do que um fotografo que vende ensaios lindos feitos todos no jardim botanico da cidade. Clientes mais exclusivos procuram exclusividade, a forma que você vai fazer isso é a formula do sucesso e nunca devemos cansar dessa busca (a nao ser que voce nao queria os clientes exclusivos, e não há nada de errado nisso, mas saibas que vais entrar no grande grupo dos que ganham em quantidade).

Outra coisa que percebo com certo desgosto no mercado é que por ser um mercado estritamente prestador de serviços, o ultimato geral de que o serviço custa menos que o produto é visto de forma normal, como alguém acha normal as fotografias de um casamento custarem menos do que o bolo? Como alguém acha normal vender um ensaio feito com capricho com album incluso por menos de R$1000,00?

E mais uma, ouvi muito de meu sogro que é contador que a maioria das empresas se pagam entre 5 a 10 anos de funcionamento, se vier antes, é lucro!
@jacobfotografiacriativa


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #22 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 19:06:54
Pra mim é bem simples essa questão.

Pra você ter uma empresa de sucesso, você necessita que seu produto seja de qualidade, mas não só isso, isso é pouco, além disso você necessita de um marketing forte, uma imagem forte, um pré-venda e pós-venda de qualidade, um arranjo financeiro de qualidade, um orçamento bem feito e mais uma penca de coisas. O problema é que a maioria dos fotografos focam apenas em fotografias de qualidade, e isso hoje em dia não é o que vende, alias, isso nunca vendeu.

Um fotografo que tem a capacidade argumentativa, de venda e linguistica de conseguir convencer um cliente endinheirado a leva-lo a Paris para fazer um ensaio vale mais no mercado do que um fotografo que vende ensaios lindos feitos todos no jardim botanico da cidade. Clientes mais exclusivos procuram exclusividade, a forma que você vai fazer isso é a formula do sucesso e nunca devemos cansar dessa busca (a nao ser que voce nao queria os clientes exclusivos, e não há nada de errado nisso, mas saibas que vais entrar no grande grupo dos que ganham em quantidade).

Outra coisa que percebo com certo desgosto no mercado é que por ser um mercado estritamente prestador de serviços, o ultimato geral de que o serviço custa menos que o produto é visto de forma normal, como alguém acha normal as fotografias de um casamento custarem menos do que o bolo? Como alguém acha normal vender um ensaio feito com capricho com album incluso por menos de R$1000,00?

E mais uma, ouvi muito de meu sogro que é contador que a maioria das empresas se pagam entre 5 a 10 anos de funcionamento, se vier antes, é lucro!

 :clap: :clap: :clap: :clap:
bem facil quem vende e vendedor,
o tempo que focamos so em qualidade, ficamos para atras.
se for um Estudio pode ter o artista , o administrador, o vendedor , o marqueteiro,o adm, etc
mas se e 'Ze fotografia", ali devemos ser o faz tudo com eficiencia em todas as areas.
La vamos nos........... :hysterical:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 19:08:21
Bem por aí mesmo, tem que se atualizar! Vindo de alguém que está a anos na profissão, essa afirmação te ainda mais peso!  :ok:

Sempre 24hs por dia , estudar, e procurar o melhor,
tambem trabalhar, trabalhar,e trabalhar, :hysterical:


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 23:02:46
Então!
Eu acho que não sou um super vendedor...mas também num é possível que eu seja tãaao ruim assim!!
No facebook eu ja tentei várias coisas... Divulgar na minha página, criei uma página para o produto, divulguei ela nos classificados da minha cidade que tem quase 90 mil usuarios! Acho que unica coisa que eu não fiz, foi pagar pelos anuncios patrocinados. Mas como nunca deu em nada o Google Adwords, não acho que seria diferente no FB.

Outra estratégia que eu tentei foi distribuir folhetos de casa em casa e de loja em loja. A estimativa foi uns 500 que entreguei pessoalmente ou deixei na caixinha. Quem se interessasse no momento eu dava maiores detalhes. Mas não passou alguns poucos, uns 5 ou 6, também de promessas.

Eu sei que ensaio não é um caminho bombado, mas como eu falei se tivesse 1 ensaio por mes pelo menos, eu não estaria tão desanimado eu acho...

Realmente naquele gráfico que eu fiz, ensaio ensaio foi apenas uns 5 ou 6 nos últimos 5 anos. O restante foi alguns eventos que eu fiz. Mas nestes eventos meu foco não era bem fotografar, então foi meio que quebra-galho só



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #25 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 23:26:20
Danilo, qual cidade você mora? Tem outros fotógrafos de ensaios por aí que sejam bem sucedidos?


Eu ainda acho o facebook uma ferramenta poderosa. Tenho mantido minha fanpage sempre ativa e atingindo cada vez mais gente. De vez em nunca eu pago para promover minha página, mas daí escolho um público bem seleto pra quem ela vai aparecer. Dá pra selecionar, por exemplo, "noivos a menos de 1 ano", filtrar por região, por interesses, etc... O importante é que, quanto mais gente curtindo a página, mais ela vai aparecer para outras pessoas. Volta e meia eu recebo algum pedido de orçamento pelo facebook.


Mas a ferramenta que melhor funciona pra mim ainda é o famoso boca a boca. Clientes satisfeitos que indicam outros clientes. Claro, no começo é complicado, pois não tinha clientes, fazia apenas freelas. Mas com o tempo fui fazendo trabalhos para a família e amigos e juntando portfólio próprio. Alguns de graça, outros a preço de custo, e por aí vai. Sempre pedindo para eles não revelarem que foi de graça, eheheh... Indicação vai, indicação vem, hoje mesmo fechei contrato com um casal que é amigo de amigos de amigos (...) de um casal que fotografei lá em 2013!


Será que não seria uma boa estratégia, fotografar alguns parentes e amigos gratuitamente para fazer portfolio, em troca deles divulgarem seu trabalho (sem dizer que foi de graça)? Daí você consegue ter material para manter sua fanpage ativa (ou site, ou blog, etc) e tem algumas fontes de indicações. Funcionou comigo, pode ser que não funcione com outros, mas na hora do aperto...


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #26 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 23:40:58
Sou um durango de primeira, por isso se escrever muita besteira, releve  :ok:

Pelo que entendi, retrato,  fotos de família é um mercado de entrada (traduzi isto como super concorrido e gente disposto a tudo),  e se for analisar friamente qual o valor disto?

Fotos de casamento, vende -se a eternização do melhor momento do casal (tá, sei que é balela pq quem manda é a noiva), para eventos premium como 1 ano, debu,etc o valor "agregado" é a lembrança de um inicio de vida para um e a apoteose  para outro.

Você tem que achar o valor agregado pro seu serviço. Eu acho que isto é marketing.

Google, facebook, propaganda em jornal e outros do gênero é divulgação, deixa vc em evidencia (que é bom) mas se ninguém necessita do seu serviço isto se torna irrelevante.

Tenho quase certeza que se uma empresa resolve gastar 20 milhões numa campanha para relançar um player VHS (o melhor possível), não vai ter sucesso

Recomendaram estudar, sem duvida isto é ótimo, só precisa saber o que? Como pitaco é "degratis" acredito não ser técnica de fotografia.

De repente outro serviço a oferecer, tipo eventos seria interessante e se isso exigir um aperfeiçoamento técnico, claro que sim.

Paixão foi outra citação do post,  e como qualquer envolvimento passional pode é um dos maiores perigos pra vida profissional, pode te influenciar num momento de decisão.

Dei uma olhada no seu site e achei muito bonito, tanto que fechei com Alexandre, porém, contudo, todavia não sei exatamente qual o seu principal produto, o seu foco de atuação. Claro que pode ser uma avaliação errada, afinal to tentando minha quinta ou sexta versão de site.

Honestamente não aconselharia vc a parar de forma alguma

Abs

Marcio
















Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #27 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 23:47:51
Danilo, fui visitar o site da sua assinatura, acho que você está fazendo uma salada de serviços.

Acho que Gráfica, Web e Comunicação Visual pode até funcionar juntos, mas fotografia no meio acho que ficou um "estranho no ninho".

Quando você faz outro tipo de propagando você divulga tudo junto como está no site?
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2016, 23:49:04 por Roberto Dellano »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 00:44:49

Quando você faz outro tipo de propagando você divulga tudo junto como está no site?

Então eu já pensei muito nisso....

Eu sei que ser tão genérico não é bom. No entanto, na verdade, eu tenho receio de arriscar na fotografia apenas se é a parte gráfica que consigo alguma coisa de vez em quando....

E também manter dois sites é inviável por enquanto.

Já no Facebook, eu as vezes posto a parte gráfica e as fotos na mesma página. Sempre pensei muito se isso seria o ideal ou não. Pode até ser melhor separar né? Mas com muito custo eu consegui apenas 96 curtidas mas nunca ninguém se interessou por nada. Nem uma coisa e nem outra.

Os folhetos eu fiz específico, só sobre as fotos. Nos classificados eu fazia anúncios só das fotos também.

Citar
Dei uma olhada no seu site e achei muito bonito, tanto que fechei com Alexandre, porém, contudo, todavia não sei exatamente qual o seu principal produto, o seu foco de atuação. Claro que pode ser uma avaliação errada, afinal to tentando minha quinta ou sexta versão de site.

Obrigado Márcio! A cada atualização eu tento deixar mais claro eu faço. Mas é um desafio mesmo fazer tudo em 1 só.

Mas como tudo é encontrado pelo Google, e dentro do meu site há páginas bem específicas, acho que a pessoa que procura ensaios de família ou algo assim vai encontrar o que procura eu acho.

Se digitar "fotógrafo" ou "Book" e o nome da minha cidade, meu site com as páginas especificas aparecem entre os primeiros resultados da pesquisa.

https://www.google.com.br/webhp?ei=bSu9Vs6SHYSkwgS_iIWoAQ&yv=2&rct=j#q=book+campo+mourao

Citar
Danilo, qual cidade você mora? Tem outros fotógrafos de ensaios por aí que sejam bem sucedidos?

Humberto tem sim!
Na verdade, digamos que meu professor, mentor, instrutor, cliente e etc só trabalha com ensaios. Tudo bem que ele ja é um fotógrafo antigo e bem estabelecido da cidade e um dos mais famosos daqui, mas ele só vive disso.

Eu moro em Campo mourão, paraná. Eu sei que aqui é bem concorrido como tudo na cidade aqui é, mas é o que eu falei antes. Se eu fechasse 1 ou 2 ensaios por mês, eu nem iria reclamar muito eu acho.

Em 2014 eu definitivamente desistido de fotografar qualquer coisa. Eu simplesmente havia cansado das promessas frias. Eu apenas fiquei com medo de vender minhas coisas só.

Daí por acaso aconteceu um evento aqui e, o pessoal que são meus conhecidos, me chamaram para fotografar o evento. Cobrei bem pouco por foto, mas como eram muitas, deu um valor legal no final. Por isso que a linha sobe um pouquinho em 2014 no meu gráfico. Depois tirei umas fotos de um parente que veio aqui (de graça) aí fiquei animado novamente.

Eu havia cansado de tentar principalmente depois que eu ofereci fotografar uma família de uma colega de graça e eles acabaram recusando.

A estratégia de fotografar barato ou de graça eu tentei muito. Foi a única coisa que rendeu (conforme o gráfico). Minhas fotos sempre foram bem elogiadas até. Mas nunca foi o suficiente para engrenar o negócio.

Normalmente eu procuro saber se a pessoa realmente gostou do meu trabalho, mas......


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 01:03:43
Entrei no seu site e nao achei seu portfolio, concordo com os outros que é uma salada mista.
Desenvolvimento, grafica e fotografia.

Acho que voce nao se vê como fotografo e passa isso aos clientes/contatos.

Vc ja fez quantos ensaios de graca? Foi para montar portfolio? Onde estao os ensaios?

Eu faria um site exclusivo para fotografia e focaria em montar um portfólio de no minimo 03 tipos de ensaio: gestante, casal e feminino.

Vc disse que usou google ads, vc usou landing pages? porque jogar um cliente na pagina principal de um site é jogar dinheiro fora, no seu caso mais ainda com esse site misturado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs