Autor Tópico: Lentes MFT para vídeo na Panasonic G7!  (Lida 4655 vezes)

RevolutionZ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Online: 11 de Fevereiro de 2016, 22:05:34
Galera comprei uma Panasonic G7k para substituir minha 70D e junto com a 70D eu tenho uma 17-50mm 2.8 que usava pra tudo.
Pesquisando o preço de lentes Panasonic encontrei uma 12-35mm 2.8 que seria + próxima da minha sigma mas o preço dela esta próximo a 4mil.

Então queria pedir uma ajuda para comprar 2 fixas que me permitem trabalhar semelhantemente a 17-50mm 2.8 e que fique menos de 2500R$

Pesquisando encontrei algumas:
Panasonic Lumix 14mm F2.5 em media 1mil
Olympus 17mm 1.8 - 1,4mil
Panasonic 20mm 1.7 - 1,2mil
Olympus 17mm 2.8 - 700R$
Olympus M.zuiko 45mm 1.8 - 1,5mil

Lembrando queria uma para usar steadycam e outra para usar no tripé.

Alguém me de uma luz! GRATO!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 22:28:44
Eu iria de 14 2.5 e 45 1.8.

Vai ter algo entre wide (28 mm) e meia tele (90 mm). Não pensou em usar lentes manuais com adaptadores? Esse é um dos grandes baratos desse sistema.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 22:40:37
Tem uma 45mm anunciada aqui no forum abaixo do valor que você cotou.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=118278.0


RevolutionZ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 22:58:25
As lentes panasonic possuem sistema de estabilização? sei que as olympus não mas e as panas?


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 23:36:04
Acho que algumas tem. No site da bH vc consegue confirmar isso.
D600 - E-M10


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 09:36:08
Mas acho que entre as citadas acima, nenhuma tem.
Eu particularmente ficaria com algo da Panasonic, com estabilização.


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 10:39:30
Galera comprei uma Panasonic G7k para substituir minha 70D e junto com a 70D eu tenho uma 17-50mm 2.8 que usava pra tudo.
Pesquisando o preço de lentes Panasonic encontrei uma 12-35mm 2.8 que seria + próxima da minha sigma mas o preço dela esta próximo a 4mil.

Então queria pedir uma ajuda para comprar 2 fixas que me permitem trabalhar semelhantemente a 17-50mm 2.8 e que fique menos de 2500R$

Pesquisando encontrei algumas:
Panasonic Lumix 14mm F2.5 em media 1mil
Olympus 17mm 1.8 - 1,4mil
Panasonic 20mm 1.7 - 1,2mil
Olympus 17mm 2.8 - 700R$
Olympus M.zuiko 45mm 1.8 - 1,5mil

Lembrando queria uma para usar steadycam e outra para usar no tripé.

Alguém me de uma luz! GRATO!

Nenhuma dessas lentes possui estabilização. As fixas (primes) da Panasonic com estabilização são a 30mm f/2.8 macro, as duas 42,5mm (f/1.2 e f/1.7) e a Leica DG 45mm f/2.8 que é macro também. Já todas as zooms da Panasonic são estabilizadas, exceto a 7-14mm f/4.

Se a sua G7 vem com a lente do kit (que é uma boa zoom com O.I.S., e no caso a mais indicada pro steadicam também), pra começar eu acrescentaria apenas a Olympus 45/1.8. Se for usar pra video, é uma ótima lente para depoimentos, muito nítida e com possibilidade de desfocar o fundo; e como, geralmente, são captados com tripé, a ausência da estabilização não atrapalha. Se quiser também uma angular clara, eu iria de Oly 17/1.8 (que tem um mecanismo bacana pra foco manual), pois a pancake 14mm f/2.5 é muito pequena pra focar manualmente com conforto e vc já teria 14mm f/3.5 na lente do kit (f/2.5 vs f/3.5 não é tanta diferença pra justificar outra lente NMO). A Pana 20/1.7 também é uma ótima lente, pequena e muito nítida, daí vai depender das suas preferências e necessidades.

Lembrando também que se filmar em 4K e for dar saída em full hd (1920x1080) ou menor, você pode usar o recurso da estabilização na pós, sem perda de qualidade.
  vimeo     flickr     insta


Rod.T28

  • Trade Count: (33)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.021
  • Sexo: Masculino
    • Another Point of View
Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 11:13:37
"Lembrando também que se filmar em 4K e for dar saída em full hd (1920x1080) ou menor, você pode usar o recurso da estabilização na pós, sem perda de qualidade."

Fala Rinaldo!

Cara por favor me conta o caminho das pedras ai please!!!
Comprei a G7 justamente para filmar meus filhos em 4k e a lente do kit serve bem ao proposito por ter estabilização. Porém estou montando um set de fixas que incluem Oly 45mm 1.8, Pana 20mm 1.7 e uma 12mm 2.0 que está para chegar. Gostaria de usa-las também para filmagem e como não sou "pro" não me importo de reduzir a qualidade desde mantenha a imagens nítidas e estabilizadas. Nunca fiz edição de vídeo e não sei nem por onde começar.

Desde já agradeço a ajuda!


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #8 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 13:50:05
"Lembrando também que se filmar em 4K e for dar saída em full hd (1920x1080) ou menor, você pode usar o recurso da estabilização na pós, sem perda de qualidade."

Fala Rinaldo!

Cara por favor me conta o caminho das pedras ai please!!!
Comprei a G7 justamente para filmar meus filhos em 4k e a lente do kit serve bem ao proposito por ter estabilização. Porém estou montando um set de fixas que incluem Oly 45mm 1.8, Pana 20mm 1.7 e uma 12mm 2.0 que está para chegar. Gostaria de usa-las também para filmagem e como não sou "pro" não me importo de reduzir a qualidade desde mantenha a imagens nítidas e estabilizadas. Nunca fiz edição de vídeo e não sei nem por onde começar.

Desde já agradeço a ajuda!

Fala Rodrigo.

Não tem segredo :D. A primeira coisa é escolher o programa de edição, e aconselho o Adobe Premiere. Depois pesquise os tutoriais de como usar o programa, desde o básico. No próprio site da Adobe tem coisa, como este video (já que destacou no texto), que ensina o básico do Warp Stabilizer, usado para "estabilzar a imagem na pós", como comentei. No youtube tem muita coisa, é só pesquisar.

Mas mais importante que pensar em estabilizar via software é treinar a operação da camera pra não tremer muito. Use-a colada no rosto, olhando pelo EVF, e controle a respiração. Ou na altura da cintura, com a tela aberta, no caso de crianças perto da camera. Com as angulares dá pra conseguir ótimos resultados, mas tem que treinar… e leva tempo até pegar o jeito. No caso do foco, sugiro tentar usar o manual, de preferência com o focus peaking ativo, se bem que com a lente do kit o autofoco até que vai funcionar bem, inclusive o toque na tela para mudar o ponto de foco funciona. A G7 foca em até -4EV e o DFD da Panasonic ajuda (acho que essa lente de kit conta com o recurso). Veja como se sente melhor… mas meu conselho é pra tentar usar foco manual sempre que puder. Tem umas manhas pra isso, por exemplo, saber o lado de giro da lente, se o foco aproxima ou afasta, e assim fazer as compensações. Daí tem umas pegadinhas, exemplo, as lentes Nikon (vi que vc tem algumas) giram pro lado oposto da maioria (Nikon = infinito do lado esquerdo da escala, ou, giro do anel no sentido horário para chegar no infinito), inclusive das m4/3, que giram pro mesmo lado das Canon, Sony, Olympus OM, etc… (ou seja, infinito do lado direito da escala, ou, giro anti-horário para o infinito… que seria o sentido 'universal'). O curioso é que as Sigma/Nikon giram pro lado (dito) universal, diferente das Tokina/Nikon, que seguem o padrão Nikon. Essa inversão de lado por vezes dá um nó no cérebro, tem que ficar bem atento em qual lente está usando. Confuso né, mas assim que é. Imagino que você nem vá usar tanto isso, mas pode ajudar outros interessados, então já ficam as dicas.

Sobre como ajustar a camera, dei umas dicas neste tópico, tem dois posts meus aí sobre como usar o shutter speed e controlar a exposição. Acho que juntando essas coisas todas você já tem material pra se divertir. E na hora de editar, não tenha dó de cortar as cenas. Mantenha só o que está legal mesmo e procure dar ritmo à sua edição, isso é o mais importante. Normalmente preparamos o áudio antes, pra ter ideia da duração final e pra poder colocar as cenas de acordo, já pensando no ritmo que queremos dar ao video.

Só pra comentar, sei do 'barulho' todo do 4K, das TVs, da prova de futuro, etc.. mas raramente eu filmo caseiro/família em 4K, a não ser por algum motivo específico. Considero Full HD bom o suficiente, fora que 4K vai ocupar 4 vezes o espaço do 1080 (100mbps vs 24mbps) e vai te exigir muito mais máquina na hora de editar. Bom, é uma coisa que cada um deve avaliar se vale a pena o compromisso. Mas legal é ter a opção e poder usar pelo menos nas situações especiais.

Boa sorte!  :ok:
  vimeo     flickr     insta


Rod.T28

  • Trade Count: (33)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.021
  • Sexo: Masculino
    • Another Point of View
Resposta #9 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 15:36:00
Caramba Rinaldo muito obrigado pelo post resposta para minhas duvidas! Eu fotografo tem uns aninhos mas a constante de filmar veio com a chegada do segundo filho. Vou procurar seguir suas dicas e vou postando os resultado.
Desde já te agradeço imenso!!!!

Abs

Rodrigo
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2016, 15:36:13 por Rod.T28 »


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 16:08:15
Essa 12-35 é muito cara!
Como já disse o Márcio, prefiro pegar a LX100 que é uma excelente lente com uma câmera de brinde.
Samsung Galaxy S8+ rss


RevolutionZ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #11 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 19:43:45
Caramba Rinaldo muito obrigado pelo post resposta para minhas duvidas! Eu fotografo tem uns aninhos mas a constante de filmar veio com a chegada do segundo filho. Vou procurar seguir suas dicas e vou postando os resultado.
Desde já te agradeço imenso!!!!

Abs

Rodrigo

Rod também existe os suportes de ombro que são baratos e leves, não sei se você gosta dessa parafernália mas fica a sugestão. Os Shoulders Rigs servem para estabilizar e também instalar vários acessórios como follow focus, monitor, led, etc. Mas se quiser usar apenas para estabilização já acho uma boa, pois ajuda.

EX:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716030443-shoulder-rig-estabilizador-de-imagem-para-cameras-dslr-nikon-_JM

« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2016, 19:46:16 por RevolutionZ »


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Fevereiro de 2016, 08:39:01
Dúvida:
Pra não ressuscitar nenhum tópico antigo nem criar um novo, aproveito a carona desta para uma dúvida:

Alguém tem informações atualizadas sobre a lente zoom Lumix 45-200?
Vi comentários antigos sobre problemas na estabilização e um desempenho soft no range final.
Porém, também li comentários mais recentes que afirmam melhoras com as novas atualizações de firmware.
Vi ótimos elogios na estabilização e até mesmo do desempenho  final.

Alguém poderia acrescentar algo mais?

Obrigado.
Abs
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2016, 08:39:44 por fabreder »
Samsung Galaxy S8+ rss


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Fevereiro de 2016, 10:33:54
Rinaldo conhece MUITO mais de vídeo que eu, e já falou tudo que precisava. :) Mas só dando uns pitacos pra acrescentar:

Ainda sobre a estabilização, tem algumas soluções baratas.

- Tenho esse rig (se bem que com o dólar a esse preço, não é tão mais barato assim): http://dslrvideoshooter.com/polaroid-video-camera-rig-review/   Na verdade, é um daqueles produtos que algum chinês faz e aparecem com diversas marcas (no caso, Polaroid), mas no eBay existe com diversos nomes. Gosto dele por poder usar em diversas configurações (como aparece no vídeo), é leve, super compacto quando dobrado, discreto, e funciona bem. Mas agora a Receita anda taxando TUDO, então só recomendo se alguém puder trazer dos EUA (tem pra vender na Amazon).

- Uma mais barata é usar um Gorillapod (ou um genérico equivalente) apoiado no peito. Pode ser usado dessa maneira (ou como acho ainda melhor, com as duas pernas superiores levemente curvadas e a inferior também apoiada no peito):


ou como shoulder rig mesmo:



- E tem a talvez mais barata de todas, que usei já em vários shows: um selfie stick (o famoso pau de selfie) apoiado no cinto da sua calça. :) Funciona muito bem.

Não precisando de estabilização, também sou fã de lentes manuais - para vídeo elas possuem grandes vantagens:

- Ajuste de foco mecânico: quase todas as lentes m4/3 possuem ajuste de foco "by wire" - ou seja, o ajuste de foco é feito eletronicamente, o anel de foco somente transmite sinais elétricos; e a velocidade de mudança do foco varia de acordo com a velocidade que você gira o anel de foco. Para foto, isso até é bom, mas para vídeo atrapalha um pouco - digamos que você quer fazer uma cena do seu filho de costas com um por do sol ao fundo, mudando o foco entre os dois. Com lente by wire podem ocorrer "pulos" durante a mudança de foco, e você também nunca sabe quanto vai ter de virar o anel;
- São MUITO baratas - uma Canon FD 50mm 1.4 tem imagem linda em vídeo, e você compra por 50 dólares no eBay;
- Elas são em geral um pouco menos nítidas, mas em vídeo isso costuma dar um aspecto agradável, mais com cara de "cinema" que de "vídeo". E lente manual é uma delícia de usar depois que você se acostuma - ao menos eu acho, tenho várias, inclusive pra foto, hehehe.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Rod.T28

  • Trade Count: (33)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.021
  • Sexo: Masculino
    • Another Point of View
Resposta #14 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 09:29:42
Rinaldo conhece MUITO mais de vídeo que eu, e já falou tudo que precisava. :) Mas só dando uns pitacos pra acrescentar:

Ainda sobre a estabilização, tem algumas soluções baratas.

- Tenho esse rig (se bem que com o dólar a esse preço, não é tão mais barato assim): http://dslrvideoshooter.com/polaroid-video-camera-rig-review/   Na verdade, é um daqueles produtos que algum chinês faz e aparecem com diversas marcas (no caso, Polaroid), mas no eBay existe com diversos nomes. Gosto dele por poder usar em diversas configurações (como aparece no vídeo), é leve, super compacto quando dobrado, discreto, e funciona bem. Mas agora a Receita anda taxando TUDO, então só recomendo se alguém puder trazer dos EUA (tem pra vender na Amazon).

- Uma mais barata é usar um Gorillapod (ou um genérico equivalente) apoiado no peito. Pode ser usado dessa maneira (ou como acho ainda melhor, com as duas pernas superiores levemente curvadas e a inferior também apoiada no peito):


ou como shoulder rig mesmo:



- E tem a talvez mais barata de todas, que usei já em vários shows: um selfie stick (o famoso pau de selfie) apoiado no cinto da sua calça. :) Funciona muito bem.

Não precisando de estabilização, também sou fã de lentes manuais - para vídeo elas possuem grandes vantagens:

- Ajuste de foco mecânico: quase todas as lentes m4/3 possuem ajuste de foco "by wire" - ou seja, o ajuste de foco é feito eletronicamente, o anel de foco somente transmite sinais elétricos; e a velocidade de mudança do foco varia de acordo com a velocidade que você gira o anel de foco. Para foto, isso até é bom, mas para vídeo atrapalha um pouco - digamos que você quer fazer uma cena do seu filho de costas com um por do sol ao fundo, mudando o foco entre os dois. Com lente by wire podem ocorrer "pulos" durante a mudança de foco, e você também nunca sabe quanto vai ter de virar o anel;
- São MUITO baratas - uma Canon FD 50mm 1.4 tem imagem linda em vídeo, e você compra por 50 dólares no eBay;
- Elas são em geral um pouco menos nítidas, mas em vídeo isso costuma dar um aspecto agradável, mais com cara de "cinema" que de "vídeo". E lente manual é uma delícia de usar depois que você se acostuma - ao menos eu acho, tenho várias, inclusive pra foto, hehehe.

Genial essa de usar o Gorillapod!!!! Já irei testar no final de semana!