Autor Tópico: Câmeras e bicicletas  (Lida 7848 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 15 de Fevereiro de 2016, 00:41:37
Pessoal,

Tenho andado bastante de bicicleta aqui onde estou morando. Tem muita coisa legal pra se fotografar, mas tô sentindo que meu setup não tá dos melhores:
- câmera Fujifilm X-E2 na bolsinha de selim: http://www.amazon.com/gp/product/B00A3W8FFM?psc=1&redirect=true&ref_=oh_aui_detailpage_o03_s00
- Mini tripé que vai dentro de uma garrafa de água (vazia, é claro): http://www.amazon.com/Manfrotto-MTPIXI-B-PIXI-Tripod-Black/dp/B00D76RNLS/

Só consigo usar a câmera com uma lente pequena, normalmente a 18 ou 27mm. Se eu colocar a 12mm Rokinon, já fica apertado. Além disso, toda a ação demora. Pra dificultar ainda mais um pouco, o ciclismo é de certo desempenho (15-60 km), então não dá pra usar nada muito grande, pesado ou que atrapalhe. Ainda, se eu pudesse usar um tripé maior, tipo esse aqui: http://www.amazon.com/Vanguard-VEO-204AB-Aluminum-Tripod/dp/B00ZGY6U9K/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1455503995

Seria ainda melhor.

Finalmente, alguém aí tem uma boa ideia pra estes casos? Quem anda de bicicleta e fotografa, como faz?

Obrigado pelas dicas!


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 13:28:26
Acho que tem que definir qual é a prioridade, o passeio de bicicleta ou tirar fotos?

Eu já fiz muitas trilhas e minha câmera principal sempre foi ou meu Celular (mesmo pq eu gravo a trilha no Google Maps e Strava... )  :D ... para mim a prioridade neste aspecto sempre foi o passeio de bike, relaxar a cabeça e curtir a natureza... se pintar alguma cena muito legal que vale a pena o registro... puxo o celular ou a compacta... tiro a foto, coloco no bolso e pedal para frente.

Para mim particularmente andar com equipamento mais elaborado na bike é preocupação e stress e eu não iria curtir o passeio e sim ficar preocupado ou com o pó nas lentes, ou com cair e quebrar tudo, ou em achar algo para ser fotografado.

Eu tenho uma Action Cam SONY AS-10 e um dos objetivos é gravar as trilhas é pratico. O duro é ter tempo para editar os vídeos  :assobi:

Acho que seu equipamento ta OK, 18mm ou 27mm é suficiente, você pedala a onde? Se for trilha na terra geralmente a paisagem é natureza.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2016, 13:29:14 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 00:19:56
Acho que tem que definir qual é a prioridade, o passeio de bicicleta ou tirar fotos?

Eu já fiz muitas trilhas e minha câmera principal sempre foi ou meu Celular (mesmo pq eu gravo a trilha no Google Maps e Strava... )  :D ... para mim a prioridade neste aspecto sempre foi o passeio de bike, relaxar a cabeça e curtir a natureza... se pintar alguma cena muito legal que vale a pena o registro... puxo o celular ou a compacta... tiro a foto, coloco no bolso e pedal para frente.

Para mim particularmente andar com equipamento mais elaborado na bike é preocupação e stress e eu não iria curtir o passeio e sim ficar preocupado ou com o pó nas lentes, ou com cair e quebrar tudo, ou em achar algo para ser fotografado.

Eu tenho uma Action Cam SONY AS-10 e um dos objetivos é gravar as trilhas é pratico. O duro é ter tempo para editar os vídeos  :assobi:

Acho que seu equipamento ta OK, 18mm ou 27mm é suficiente, você pedala a onde? Se for trilha na terra geralmente a paisagem é natureza.

Normalmente eu treino de bicicleta nestes cenários, mas vez por outra vejo coisas interessantes e quero voltar depois com calma, pra fotografar. São estradas rurais com asfalto lisinho e sem risco de roubo. A grande diferença é o tempo pra terminar o percurso: quando treinando, termino o circuito em 1:30. Pra fotografar, não me incomodo de levar o dobro. O problema é a bolsa apertada mesmo.

Country Roads I by Felipe Mendes, no Flickr


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 11:34:30
Por essas e outras que não me imagino sem minha Ricoh GR... :wub:  e olha que só tenho camera pequena!

Só não saquei muito porque quer levar tripé, mas se fosse pra indicar um seria o Fotopro M5 Mini. Já vi fotógrafos elogiando e parece bem interessante mesmo.
  vimeo     flickr     insta


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 11:40:45
Só não saquei muito porque quer levar tripé, mas se fosse pra indicar um seria o Fotopro M5 Mini. Já vi fotógrafos elogiando e parece bem interessante mesmo.

Às vezes meus passeios são no fim da tarde. Já perdi um nascer da lua por não ter um lugar onde apoiar a câmera.  >:(

Sim, tenho a foto, mas não ficou boa o suficiente pra eu querer mostrar...


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 12:06:47
Às vezes meus passeios são no fim da tarde. Já perdi um nascer da lua por não ter um lugar onde apoiar a câmera.  >:(

Sim, tenho a foto, mas não ficou boa o suficiente pra eu querer mostrar...

Entendi, vc tem razão... Tenho um Zeikos de alumínio, muito leve e barato, que veio num desses kits que as lojas montam, sabe? "Compre a camera e leve o cartão de memória, bolsa, kit limpa-lente, tripé, etc etc..". Achei que nunca fosse usá-lo mas vou confessar que já quebrou uns galhos... hehe.
  vimeo     flickr     insta


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 13:33:25
Bacana
Vc usa algum software tipo Strava para mapear as trilhas?
Qual bike vc tem?
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 14:15:43
Uma câmera no estilo GoPro não lhe agradaria?
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Marcellop

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 14:31:47
Boa Tarde.
Também pedalo e fotografo quando saio de Bike. Tenho duas bikes uma Speed e uma Mountain. Eu geralmente quando saio levo tudo em uma mochila , costumo levar poucas lentes , mas sempre levo duas câmeras , uma digital  5 D e uma Mamiya 645 de filme, lógico que com tudo isso nunca levo tripé. Da para sair até de speed com essas duas câmeras com poucas lentes , agora quando saio para fazer fotos macro , ai vou de mountain, levo mais equipamentos , e a posição do mountain é melhor para levar a mochila mais pesada , mas também sem tripé. Uma vez amarrei o tripé do guidão com a bolsa, deu certo , mas tem que pedalar devagar. Um amigo tem aquela Caloi Easy Ryder e leva tudo no bagageiro da bike. Olha que faço tudo isso no transito de sampa , hehe , o que não fazemos para fotografar. Mas o negócio é fazer com calma , aproveitar a pedalada , parar , fotografar o que achar interessante , tomar um suco , sem pressa. Por isso leve só o essencial.
Abraço.
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 16:39:12
Bacana
Vc usa algum software tipo Strava para mapear as trilhas?
Qual bike vc tem?

Uso o Strava, sim. Pena que o suporte dele pra Android seja meio ruim.

Tenho uma speed e uma híbrida. A bike indicada pros passeios é a híbrida.  :ok:

Uma câmera no estilo GoPro não lhe agradaria?

Considerei bastante, e ela não está fora das opções. Como vantagem, ela fica presa no guidon. Com isso, além de ficar fácil de pegar, a bike ainda serve de tripé (se tiver descanso). Pesando contra, a qualidade ainda não é boa como de uma câmera de sensor grande, nem tem controle manual.

Também pedalo e fotografo quando saio de Bike. Tenho duas bikes uma Speed e uma Mountain. Eu geralmente quando saio levo tudo em uma mochila , costumo levar poucas lentes , mas sempre levo duas câmeras , uma digital  5 D e uma Mamiya 645 de filme, lógico que com tudo isso nunca levo tripé. Da para sair até de speed com essas duas câmeras com poucas lentes , agora quando saio para fazer fotos macro , ai vou de mountain, levo mais equipamentos , e a posição do mountain é melhor para levar a mochila mais pesada , mas também sem tripé. Uma vez amarrei o tripé do guidão com a bolsa, deu certo , mas tem que pedalar devagar. Um amigo tem aquela Caloi Easy Ryder e leva tudo no bagageiro da bike. Olha que faço tudo isso no transito de sampa , hehe , o que não fazemos para fotografar. Mas o negócio é fazer com calma , aproveitar a pedalada , parar , fotografar o que achar interessante , tomar um suco , sem pressa. Por isso leve só o essencial.
Abraço.

Caramba, meu herói! Levar duas câmeras grandes não é fácil.

Uma das opções que estou considerando é uma "mochila aberta" com bolsos individuais fechados pra câmera, lentes e tripé. Assim, pra acessar a câmera eu não preciso expor as lentes à poeira. 


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 21:35:50
Nessas horas uma boa superzoom seria interessante...


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #11 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 08:42:04
A GoPro ou a ActionCam da Sony são legais pela versatilidade dos acessórios, neste aspecto a GoPro ganha pela quantidade de modelos, porém a Sony também não fica muito atrás.

Existem vídeos comparando a qualidade de ambas.

Particularmente eu que tenho a Sony eu acho a qualidade em sí da filmagem deixa muito a desejar... não existe muitos milagres visto o sensor pequeno desta cameras e a GoPro também não deve ser diferente.

O bixo pega na edição, além de tempo e criatividade, tem que ter um PC bom se você for gravar em Full HD... particularmente eu ando gravando apenas em HD, fica mais leve, ocupa menos espaço e a qualidade é a mesma coisa, e a percepção de serrilhamento vendo em uma TV full hd é mínima.

Agora tem versões 4K... imagina fazer uma filmagem de uma trilha de 1 hora em 4K... não tem cartão SD que aguente!

Eu comprei a Sony ao Invez da GoPro pela anatomia, você andando segurando a camera nas mãos é muito melhor na Sony do que na GoPro por causa do seu formato.

Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 09:53:24
Eu nao sei do que vc esta reclamando...
Eu pedalava montanhas e terrenos barrentos com uma Pentax 6x7 e um tripe pesado para aguentar a camera.

Tripe preso na bicigleta e a camera na mochila com demais acessorios.



Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #13 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 06:07:32
site esta em japones.... http://www.amazon.co.jp/gp/aw/d/B005DMYRRC/ref=mp_s_a_1_260?qid=1455780881&sr=1-260&pi=AC_SX236_SY340_QL65

se for camera pequena apenas para registrar algo,tem isso aqui

http://www.amazon.co.jp/gp/aw/d/B01B5FGUGQ?psc=1

dependendo do tamanho do tripe que queira carregar,da pra investir em algo desse tipo e amarrar..depois desmonta e guarda,mantem a caracteristica da bicicleta rsrs..
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2016, 06:12:20 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 14:21:38
site esta em japones.... http://www.amazon.co.jp/gp/aw/d/B005DMYRRC/ref=mp_s_a_1_260?qid=1455780881&sr=1-260&pi=AC_SX236_SY340_QL65

se for camera pequena apenas para registrar algo,tem isso aqui

http://www.amazon.co.jp/gp/aw/d/B01B5FGUGQ?psc=1

dependendo do tamanho do tripe que queira carregar,da pra investir em algo desse tipo e amarrar..depois desmonta e guarda,mantem a caracteristica da bicicleta rsrs..

Boas dicas!

Procurando similares, achei estes aqui:
http://www.ebay.com/itm/like/191672491803?ul_noapp=true&chn=ps&lpid=82

E este, bem bacana:
http://www.amazon.com/Mount-Handlebar-U-Bolt-Round-Threaded/dp/B002JQHZ88


Ou vou em um negócio destes ou vou na linha do Croix.