Autor Tópico: SUBEXPOR: fotografando ou na pós?  (Lida 2193 vezes)

borgeskt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Fevereiro de 2016, 11:01:16
Bom dia amigos, faz um tempo que eu estou com uma dúvida, e gostaria de saber o que vocês acham, no caso de uma foto em que, o resultado final, vai ser subexposta, seria melhor, fazer isso no momento da foto, ao fotometrar, ou na pós?
Canon 6D + Canon 70D + 85mm 1.8 + 50mm 1.8 + 24mm 2.8 + 24-105L 4 + 8mm 3.5 + flash 430 exii + flash yn600rt

instagram: guifchs


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 11:09:28
Acho melhor no pós. Assim você tem mais flexibilidade no tratamento da foto.
(mais fácil "escurecer" que "clarear" uma foto)
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 13:01:52
Acho melhor no pós. Assim você tem mais flexibilidade no tratamento da foto.
(mais fácil "escurecer" que "clarear" uma foto)

Sem mais.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 13:11:52
Acho melhor no pós. Assim você tem mais flexibilidade no tratamento da foto.
(mais fácil "escurecer" que "clarear" uma foto)

Aprendi isso na prática. Tinha mania de sempre tirar foto sub e depois me matava pra clarear elas.
De um tempo pra cá, comecei a superexpor pq constatei isso mesmo. Mais fácil escurecer
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 13:28:54
Particularmente acho mais fácil escurecer que clarear. Então o mais fácil é superexpor e depois escurecer...
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2016, 13:29:09 por Joabe Juliano »
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 15:45:58
Acho que a questão não é "preferir" ou "mais fácil", e sim de ser efetivamente melhor para a qualidade da imagem escurecer a foto, que, via de regra ( claro que tem excessões ), apresenta uma qualidade inferior quando clareada via software, com ruídos, grãos e aberrações de cores nas sombras.

Claro que tudo depende do resultado desejado, não adianta fazer uma foto superexposta sem estouros mas tremida, por exemplo.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 16:05:50
Pois é, Raphael.. Eu vi a discussão e não achei tão óbvia a resposta..  :no:
Claro que se o sujeito sabe que aquela foto será subexposta não vai fotometrar em +1, +1 1/3. Mas se fotometrar em -1/3 não fica melhor?
O que eu sei com certeza é o seguinte: se fotometrar muito pra baixo, a informação perdida não pode ser reavida. Agora se vc quiser "omitir" imagem na pós - isso é fácil.


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 23:59:00
Olha, com certeza é melhor escurecer na pós do que clarear (por isso que existe o método de fotometrar à direita).
Maaasss... Entre fazer mais clara pra depois escurecer e fazer logo com a exposição do jeito que você quer, prefiro a segunda opção. Foto, quanto mais mexe pior fica. Sempre perde um pouco de textura, nitidez, cores, etc. Mas se não for possível fazer a exposição do jeito que você quer, com certeza é melhor sobrexpor e escurecer na pós.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 07:57:52
Mas se a intenção é subexpor, para que superexpor na hora de fotografar? Fotometra corretamente (pontual, de acordo com as zonas) e depois mexe... ou se as condições de luz não forem boas, estiver sem tripé, não quiser aumentar o ISO e estiver na velocidade no limite da nitidez, subexpõe.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 09:54:18
Meu Deus, cada um disse uma coisa....rsrs.....prq claro, tudo depende da situação e do resultado desejado.

Pode-se fotometrar corretamente, de acordo com a cena, pode-se subexpor, não vamos generalizar que todas as fotos tem de ser "brancas", não é isso.

O problema é vc clarear sombras ou não expor o suficiênte, como em cenas noturnas por ex.

Falando do que eu faço especificamente, prefiro sim trabalhar no limite do histograma para +, pois eu colho informações, e sim escureço conforme desejo, assim mesmo tendo areas em quase preto ainda tenho algumas informações nessas areas ( texturas, detalhes - sem ruidos ou deformidades ), coisa que não aconteceria se tivesse medido conforme a cena e clareado na pós.

E sempre com tripé, sempre.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #10 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 10:03:53
Sobre fotos "brancas" existe a técnica do ETTR, onde o fotógrafo tira fotos quase brancas e recupera no tratamento.
Eu confesso que nunca me empenhei em aprender a usar isso. Quem usa diz que dá pra recuperar mais detalhes da foto. (olha eu desvirtuando o tópico  :D)
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 10:28:04
Não é bem deixar a foto branca.
Seria mais como deslocar a exposição naquele sistema de zonas.
Pense numa escala de cinza, indo do preto até o branco.
Num exemplo hipotético, o preto mais escuro seria guardado com 2 bits, o próximo preto com 4 bits, o seguinte com 8 e assim até chegar o branco puro com 512 bits.
O sinal e o ruido são salvos nesses bits, e o ruido é constante, então no preto temos 1 bit de ruido e 1 bit de sinal, no branco temos 1 bit de ruido e 511 bits de sinal.
Por isso que fotometrando a direita se consegue uma imagem melhor, após ajustar a exposição ficamos com mais sinal e menos ruido.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 12:17:16
Oi Raphael!! Seu caso é diferente... você quer uma foto com informação em quase tudo, pois é do estilo de suas fotos, mas o autor do tópico quer foto subexposta. Então, parto do princípio que haverá perda de informação em alguma parte mais escura ou com sombra e que isso não importa. No meu entender, nesse tipo de intenção, basta expor normalmente e editar depois...


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #13 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 13:14:28
Oi Raphael!! Seu caso é diferente... você quer uma foto com informação em quase tudo, pois é do estilo de suas fotos, mas o autor do tópico quer foto subexposta. Então, parto do princípio que haverá perda de informação em alguma parte mais escura ou com sombra e que isso não importa. No meu entender, nesse tipo de intenção, basta expor normalmente e editar depois...

Verdade! A gente ta sempre pensando as coisas voltado pro que julgamos o melhor para a gente, no caso eu deveria ter lido melhor a indagação do tópico em questão, e vc está certa, claro, se o resultado é sub, pra que sup?


Não é bem deixar a foto branca.
Seria mais como deslocar a exposição naquele sistema de zonas.
Pense numa escala de cinza, indo do preto até o branco.
Num exemplo hipotético, o preto mais escuro seria guardado com 2 bits, o próximo preto com 4 bits, o seguinte com 8 e assim até chegar o branco puro com 512 bits.
O sinal e o ruido são salvos nesses bits, e o ruido é constante, então no preto temos 1 bit de ruido e 1 bit de sinal, no branco temos 1 bit de ruido e 511 bits de sinal.
Por isso que fotometrando a direita se consegue uma imagem melhor, após ajustar a exposição ficamos com mais sinal e menos ruido.


Obrigado pela informação técnica. :ok:
O sistema de zonas eu já havia estudado um pouco a respeito, mas sem entrar tão tecnicamente nele.

Muito bom!


borgeskt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 16:12:47
Legal galera, gostei das respostas! Obrigado
Canon 6D + Canon 70D + 85mm 1.8 + 50mm 1.8 + 24mm 2.8 + 24-105L 4 + 8mm 3.5 + flash 430 exii + flash yn600rt

instagram: guifchs