Autor Tópico: Sugestão de câmera para macrofotografia  (Lida 3004 vezes)

Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Fevereiro de 2016, 13:33:25
Amigos, recebi uma indagação de uma aluna sobre uma câmera compacta, de até R$1.500-2.000, que faça boas macros, particularmente fotos de olhos durante consultas veterinárias. Como tenho pouca experiência sobre este segmento de câmera, solicito "ajuda dos universitários". Alguma sugestão?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 15:24:13
O Rui Pará faz aquelas macros incríveis com uma superzoom da Fuji. Não sei se é isso que a menina está buscando.

Fora isso, eu recomendaria uma câmera de lente fixa com filtro macro. Só não sei que câmera...  :snack:


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 17:58:13
Que tal um celular com o olloclip?



Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 22:34:01
Que tal um celular com o olloclip?


taí algo que nunca tinha ouvido falar, hehe. Fui ao google dar uma olhada, mas parece que só funciona com iphone, né?


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 23:21:36
taí algo que nunca tinha ouvido falar, hehe. Fui ao google dar uma olhada, mas parece que só funciona com iphone, né?

iPhone e Samsung. Eu citei eles porquê foi o primeiro que lembrei, agora lembrei de outra marca chamada Moment: http://momentlens.co/shop/moment-macro-lens/

A Photojojo também vende uma versão (https://photojojo.com/awesomeness/cell-phone-lenses) mais em conta que funciona com Androids, mas acho que a qualidade não deve ser tão boa quanto as outras marcas que citei, mas posso estar falando bobagem também.

Tem uns genéricos, mas eu ficaria longe deles, pois a qualidade é muito (muito) ruim. O melhor é pesquisar ump ouco, devem existir outras marcas que entregam uma qualidade legal de macro para celular. :ok:
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2016, 23:23:33 por bfscf »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 23:33:54
Bem interessante pra quem já tem um smartphone com boa câmera.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2016, 23:34:47 por Helena Bsb »


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 09:30:05
Achei legal a sugestão, mas para fotografia científica não sei se daria. O problema é que, para se montar um bom conjunto (câmera, objetiva macro e flash circular ou twin), R$2000 não dão nem para começar. Por isto pensei em uma point-and-shot que fizesse bem macros, mas não entendo nada deste segmento. Alguém mais???


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 10:07:12
Achei legal a sugestão, mas para fotografia científica não sei se daria. conjunto (câmera, objetiva macro e flash circular ou twin), R$2000 não dão nem para começar. Por isto pensei em uma point-and-shot que fizesse bem macros, mas não entendo nada deste segmento. Alguém mais???

Ah, sim! Isso é verdade?

Já ouvi dizer que a FZ1000 é legal pra macro, mas como não entendo muito do assunto, vou esperar pra ver se alguém tem alguma sugestão melhor.


ICSousa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 17:45:43
Como sugestão, olhar algumas Macros feitas com a Canon SX 60HS.
"...toda fotografia testemunha a dissolução inexorável do tempo." (Ensaios de Fotografia) Susan Sontag


rafaelx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 19:28:06
Minha sugestão é comprar uma dslr de entrada, lente 50mm é um inversor. Por experiência própria é melhor que olloclip e as compactas  que testei.

Eu uso um flash circular antigo da Vivitar que é barato e funciona bem.

Abs


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Fevereiro de 2016, 17:58:47
A Olympus Stylus Tough TG-4 (US$379, por vezes por até US$299, US$349 agora em http://www.getolympus.com/us/en/tg-4.html) tem um acessório cujo mdoelo é LG-1, que desvia o flash para ficar em volta da cãmera. O acessóri ocusta US$40.99 (ver http://www.getolympus.com/us/en/led-ring-light-lg-1-for-tg-1-2-3.html), de tal modo que o conjunto custa menos de R$1500 se trazido pessoalmente. A cãmera tem um modo microscópico que fotografa a 1cm da lente e ela faz empilhamento de foco automaticamente, o que acaba sendo uma solução interessante para macro com baixo custo.

Estou com a TG-4, LG-1 e mais alguns acessórios e tenho gostado muito dos resultados. Caso mores no Rio posso te mostrar o kit e fazermos alguns testes do tipo de objeto que esperas fotografar (embora o kit não esteja a venda).
JVc.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Fevereiro de 2016, 18:48:45
A Olympus Stylus Tough TG-4 (US$379, por vezes por até US$299, US$349 agora em http://www.getolympus.com/us/en/tg-4.html) tem um acessório cujo mdoelo é LG-1, que desvia o flash para ficar em volta da cãmera. O acessóri ocusta US$40.99 (ver http://www.getolympus.com/us/en/led-ring-light-lg-1-for-tg-1-2-3.html), de tal modo que o conjunto custa menos de R$1500 se trazido pessoalmente. A cãmera tem um modo microscópico que fotografa a 1cm da lente e ela faz empilhamento de foco automaticamente, o que acaba sendo uma solução interessante para macro com baixo custo.

Estou com a TG-4, LG-1 e mais alguns acessórios e tenho gostado muito dos resultados. Caso mores no Rio posso te mostrar o kit e fazermos alguns testes do tipo de objeto que esperas fotografar (embora o kit não esteja a venda).

Muito interessante, não conhecia o conjunto. Não moro no Rio, mas vou estudar esta possibilidade, obrigado pela sugestão!!!


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #12 Online: 04 de Março de 2016, 17:44:02
Cara, as Fuji X20 e X30 sâo cameras espetaculares com imagens lindas. E fazem macro de 1cm de distancia.