Autor Tópico: [DÚVIDA] Custo de Edição Básica de Imagens  (Lida 995 vezes)

mmotta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 16 de Fevereiro de 2016, 15:26:19
Ola Pessoal.

Sou nova aqui e no "mundo da fotografia".

Gostaria de tirar uma duvida com vocês.

Um fotografo me convidou para ajudar ele nas edições de fotos (nunca tinha trabalhado com isso, sou formada em Gestão de Tecnologia), ele me ensinou a mexer com o LR e a tratar as imagens (exposição, contraste, saturação, cortes, remoção de manchas e afins...), ele me passou presets que ele tinha adquirido e desde então tenho editado as fotos pra ele.

Ja fiz uns 10 trabalhos (e pelo que tenho visto, tenho melhorado muito a cada um, até porque ultimamente ele ja tem entregue os trabalhos aos clientes sem ao menos revisar as fotos, e os feedback tem sido muito bacana).

Minha duvida é o seguinte:

Geralmente sou eu mesmo que seleciono as fotos, dependendo o evento, variam as quantidades selecionadas.
Esse ultimo trabalho ele fez uma pré seleção e no momento da edição ei faço mais uns filtros, porém esse ultimo trabalho foi um ensaio externo (deu umas 140 fotos) e os 15 anos (deu umas 600/700 fotos) da mesma cliente.
Geralmente ele tem me pago uma média de R$ 100,00 por evento (somente edição de fotos no LR) e nesse ultimo onde deu então umas 800 fotos ele vai me pagar R$ 150,00.

O que vocês acham do valor? Por mais que ele tenha me ensinado e me passado vários presets, esse valor não seria muito pouco?

(Investi em um computador e um bom monitor para trabalhar com isso, e tenho investido um pouco de tempo para aprender algumas técnicas, mas ainda não faço nada de manipulação de imagens.)

Se puderem me ajudar eu agradeço, pois estou gostando desse mundo da fotografia.


rodrigoK

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 200
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Kieffer - Fotografia
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 15:35:46
Já ouvi casos de tratadores de imagens cobrar mais que o ensaio, mas claro que depende do ensaio, quantidade de fotos e nível de tratamento exigido. Existem fotos publicitárias que você precisa tratar "pixel a pixel" usando "dodge and burn" no photoshop e te tomam fácil várias horas de trabalho em uma única foto.

Só uma dúvida, ele faz 800 fotos em um evento e entrega as 800 tratadas?
Não seria o caso dele acordar X fotos e serem selecionadas as melhores?

Enfim, embora você esteja aprendendo ainda, achei o valor baixo pela quantidade de imagens que você precisa tratar por evento.
Veja quanto está investindo e o tempo que esta trabalhando (horas) para poder negociar com ele corretamente.


Abraços,


mmotta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 15:59:06
Na verdade ele disse que nesse evento deu 2.000 fotos e que então ele ja pré selecionou umas 700. São as que estou editando agora.
A do ensaio externo eu ja editei, tinha umas 600 fotos e eu selecionei umas 140.

Mas tem eventos que dá 200 fotos editadas, nessa média mais ou menos, a não ser quando é casamento.

Vou conversar com ele, mas também não quero "explorar" já que foi ele que me ensinou as coisas que sei hoje.

Mas obrigada pela atenção.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 16:00:10
Tudo depende, como sempre.

Pelo seu relato dá pra perceber que a relação de vocês é tranquila e o trabalho flui, talvez seja o momento de aproveitar esse relacionamento para melhorar a qualidade da sua entrega, aprendendo mais sobre as ferramentas, workflow e estilos. Claro, isso se você não estiver no aperto e puder pensar mais a longo prazo — eu sou sempre a favor dessa postura.

Talvez o momento agora não seja exatamente tentar recuperar o investimento que você fez, mas aproveitar para poder montar um portfólio para poder oferecer seu serviço para outros fotógrafos. Você pode também pedir pra ele te ensinar a fotografar, pois isso irá te ajudar imensamente no trabalho de pós produção.

Mas bom, no final, existem duas maneiras de cobrar pelo trabalho de pós produção: número de imagens ou horas. As duas maneiras no final das contas impactam em horas, pois como dito acima, você pode ficar várias horas trabalhando em uma imagem, e ao mesmo tempo nessas várias horas você pode fazer inúmeros ensaios com edição rápida. Pense que no momento você ainda está (sim) começando, e considere isso um também um tipo investimento. Vai chegar um momento que você estará cobrando apenas para fazer um tipo de networking, mostrando seu serviço e fazendo uma entrega correta. E com certeza, no futuro, você irá agregar ao valor sua experiência, sua qualidade de trabalho, sua boa referência e seu estilo. É aí que você quer chegar? Planeje seu futuro a partir das suas aspirações e esteja aberta a mudar o rumo no meio do caminho. :ok:
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2016, 16:05:25 por bfscf »


mmotta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 16:47:31
Ótima colocação.

Muito obrigada;