Autor Tópico: Estudio fotográfico em casa  (Lida 2432 vezes)

Adriano Monezi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
  • Clicando
    • Guia Lacerda
Online: 16 de Fevereiro de 2016, 15:33:06
Ola, primeiramente gostaria de saber se aqui é local correto para esta publicação.

Estou me mudando de casa, e eu quero mudar um estúdio em casa, sem gastar muito. Câmeras digitais eu já tenho.

Flash tenho 1 externo
D90
D5100
D3000
D7000

Lente 50mm 1.8
Lente 28-75 tamron 2.8
e outras lentes do KIT

O que eu preciso para iniciar um estúdio fotográfico em casa?

Essas coisas de fundo? Iluminação?

Alguém pode me orientar?
Aprendendo a clicar...


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 16:19:05
se vc quer algo compacto, mais leve e barato é bacana olhar sobre strobist

há vários blogs interessantes sobre o assunto e dicas de KIT pra trabalhar dentro de casa

2-3 flashes, controle remoto e sync, tripé para suporte de flash +rebatedor, etc

http://strobist.blogspot.com.br/

como é portátil e prático dá pra levar esses equipamentos sozinho pra fazer trabalho em campo tbm
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2016, 16:20:04 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 16:48:59
Estou me mudando de casa, e eu quero mudar um estúdio em casa, sem gastar muito.

Dependendo do espaço, você pode até montar um estúdio sem iluminação (!!!), claro que depende do tipo de foto que você pretende fazer. A Sue Bryce e o Peter Hurley começaram assim, apenas com a luz natural da janela do estúdio. Já o Zack Arias começou sem estúdio e com um flash (!).
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2016, 16:49:24 por bfscf »


Adriano Monezi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
  • Clicando
    • Guia Lacerda
Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 13:26:42
Eu pretendo fotografar praticamente tudo o que eu conseguir, quero aproveitar bem o espaço. Estava lendo um artigo muito bom em outro site e gostei da ideia, mas não tenho ideia de que eu devo comprar, softbox com luz continua ou um softbox que coloca o flash lá dentro.

Observem:



Olha o que foi usado para fazer a foto acima

Material

    3 metros de TNT preto (R$ 6,00)
    3 metros de TNT vermelho (R$ 6,00)
    1 folha de 1m de isopor, coberto por papel laminado dourado
    2 luminárias comuns (R$ 18,00 cada)
    2 lâmpadas de tungstênio do tipo “branca”, uma de 100w e outra de 60w ( R$ 2,40 cada)
    Uma extensão e fita adesiva

Só que eu quero investir uns 1.500 reais para comprar alguns acessórios, ai vem a duvida, não sei se o softbox ilumina bem o ambiente e se ele da um resultado razoável. Porque ai como eu já tenho 1 flash externo eu compraria um iluminador (softbox) e depois montaria o fundo do estúdio com um fundo preto removível e outro branco.
Aprendendo a clicar...


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 13:44:18
Eu pretendo fotografar praticamente tudo o que eu conseguir, quero aproveitar bem o espaço...

Bom, praticamente de tudo fica meio difícil, ainda mais com limitações de espaço e capital ($$)... cada segmento pode exigir um material (e estrutura) diferente, still pede um tipo de equipamento, newborn outro, moda outro...

Qual o tamanho da sala que vai usar?
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 14:01:30
É para trabalho ou para lazer? Para trabalho é melhor partir para as tochas, softbox, etc. Strobist com um fluxo grande de trabalho demanda uma caminhão de pilhas boas, pausas para troca, tempo de reciclagem do flash menor.

Dá uma procurada nos kits iniciais prontos da atek, godox/greika, mako, acredito que se encaixam nesse orçamento que você estimou. Fica com uma aparência mais "profissional" que as gambiarras, para o cliente dá uma impressão melhor.

Mas se é só pra lazer, deixa a criatividade fluir e vai improvisando nas gambiarras...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2016, 01:00:35
Minha sugestao ja que vc nao quer pu nao sabe nos dizer algo especifico sobre o que gistaria de fotografar.

Compre somente um flash, um stand para flash e um difusor qualquer a seu gosto, pu o mais barato, como uma sombrinha branca. Ou uma sombrinha rebaedora prateada. Umamou outra, nao importa qual.

E nao compre mais nada. Comece a fotografar com isso usando a parede como fundo. Fotografe o que te interessa, retratos, still, macro, o que quiser...

A partir dai, vc vai descobrimdo do que sente falta e gostaria de aperfeicoar. Uma luz mais direcionada? Um fundo preto? Uma luz de preenchimento?

A minha sugestao eh sempre comecar com obasico e simples, e aprender e se inspirar com o basico e simples, e ir evoluindo no seu material de acordo com o que vc sente falta em seus resultados.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2016, 01:05:08 por C R O I X »


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2016, 16:05:11
Acho que sem saber especificamente o que você pretende fotografar, fica meio difícil fazer as escolhas e tal, mas vou acompanhar o tópico. :)


Adriano Monezi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
  • Clicando
    • Guia Lacerda
Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2016, 16:28:58
Quero fotografar garotas, fazer ensaios com elas, esse será o principal foco. Não pretendo fotografar Still.

Essa foto eu fiz em ambiente externo:



Eu tenho noções básicas de fotografia, mas nunca trabalhei dentro de um estúdio, por isso vem as duvidas sobre iluminação etc...

O ambiente que eu separei aqui em casa para montar o estúdio mede 6 metros e largura por 4 de comprimento

O flash que eu tenho é o Youngno YN565EX TTL (por ser um flash paralelo é muito bom, uso ele na minha D90 e na D7000)

Se eu comprar o Kit Greika Agata I - 300w

ITENS INCLUSO

2 Soft box light 50x50 refletores completos com capa suavizadora e soquete
2 Lâmpadas Tricool 135w (Equivalente a 675w de potência das lâmpadas incandescentes)
2 Tripés de iluminação W803 com 2,00m de altura
1 Bolsa exclusiva com alça

E um disparador para o meu flash para eu posicionar ele em outro local já daria para min começar a usar o ambiente para fotografar?

Vou pintar as paredes de BRANCO e usar um plano de fundo preto removível, porque quero usar um fundo branco também
Aprendendo a clicar...


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2016, 16:58:15
Minha sugestão é começar com um flash mesmo. Compre pilhas recarregáveis boas (Eneloop Pro) e um rádio transmissor, um modificador da sua escolha e você está pronto para começar. Ah! Compre também, claro, um tripé e um adaptador de flash para o tripé. Eu ficaria longe desses kits. :ok:

A partir disso você vai começar a entender melhor quais são suas necessidades e não gasta dinheiro à toa. Sem contar que você se prende a dominar a técnica e entender a luz, muita coisa no começo pode não ser uma boa opção.

Já indiquei aqui no fórum, mas recomendo novamente dois workshops que o Zack Arias fez no CreativeLive. Acho que pra você começar seria mais importante que qualquer equipamento (ainda mais considerando que você tem praticamente tudo que já é necessário para começar).

Segue um trecho onde ele fala sobre usar apenas um flash:

https://www.youtube.com/watch?v=Lz0_ReAMmWE
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2016, 16:59:38 por bfscf »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2016, 18:26:12
já daria para min começar a usar o ambiente para fotografar?

Da para comecar de inumeras maneiras. Nao existe limite para a sua criatividade e visao. Nao existe formula de como fazer. Tem quem use 1 flash, tem quem use a luz natural da janela e tem quem use +7 strobes. E cabe a vc medir o quanto vc quer sacrificar uma certa qualidade por conveniencia e certa conveniencia por qualidade, e estipular a sua qualidade.

Esqueci o nome daquele fotografo tcheco que ha mais de 30 anos fotografa usando apenas uma lampada no teto. E ainda estou para ver quem nao considera o trabalho dele bom.

Vc ja tem um flash, entao use o que vc ja tem. Veja os resultos que vc consegue, analise como vc pode melhorar tais resultados com o que vc ja tem. A partir dai, tome as suas decisoes sobre o que vc realmente precisa para o que vc descobrir querer e visionar.


Eh a mesma dica que dou para quem pergunta "estou comecando na fotografia, qual camera comprar?". A resposta eh compra qualquer camera DSLR acessivel, pratique com tal camera e com o tempo a pessoa percebe o que quer, o que precisa, os resultados que ambiciona.


No meio tempo, vai lendo aleatoriamente o que acha na internet, ou qualquer livro basico sobre sessao de fotos com ensino tecnico de ferramentas, ambas as maneiras vc acha listas de tipos de modificadores e fontes de luz, suas caracteristicas e exemplos de resultados. Nao eh nenhum quebra cabeca.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 11:47:10
Desencana desse kit da greika... compra uns modificadores para o seu speedlite, transmissor, tripé, alguns rebatedores e manda ver  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).