Autor Tópico: O que você fotografa e quem te inspira?  (Lida 5773 vezes)

jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Online: 17 de Fevereiro de 2016, 09:28:28
Bom dia galera! Tudo certo?

Gostaria de propor um tópico diferente dos que tenho visto recentemente aqui no MF.

Queria que contassem um pouco sobre como vocês começaram a fotografar, como chegaram a este segmento e quem lhes inspira...

O intuito deste tópico é mostrar/expor os diferentes segmentos da fotografia dos usuários do MF, suas referências no mercado nacional e internacional, suas aspirações e anseios.

Suas histórias podem ser de grande valia para os que estão começando (assim como eu) :D, além do fato que é sempre bom conhecer as incríveis vertentes dessa arte fantástica.

Abraço!
Canon


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 09:28:53
Para dar um start e talvez te motivar a escrever :D, falarei um pouco da minha história:

Acabei conhecendo mais a fundo a fotografia quando estava procurando um fotógrafo para meu casamento.
Nesse momento conheci o casal André e Diésica Mansano. Fiquei encantado com o trabalho deles. Simplesmente fascinado.

Depois de uns anos, após uma conversa com o André (que me encorajou muito), acabei decidindo comprar uma câmera e tentar.

Resultado: fiquei ainda mais fascinado!

Comecei a fotografar eventos pequenos de amigos (aniversários e ensaios) e os cultos da minha igreja, mas sempre quis fotografar eventos maiores e casamentos.

Hoje minha principal meta são os casamentos, sendo que estou lutando muito para conseguir me estabelecer no mercado.

Algumas das minhas principais referências hoje são:
www.mansanofotografia.com.br
www.duoborgatto.com
www.18elementos.com.br
www.jeffssacra.com
www.josevillablog.com
www.thanasiskaiafas.com
Canon


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 10:32:02
a fotografia em si não é um segmento  :ok: Segmento seria fotografia de rua, ensaio, retrato, paisagem, jornalismo, casamento, etc.

Comecei a tirar foto muito recentemente. Comecei em 2009 com uma Sony DSC-R1 do meu pai. Em 2010 adquiri a minha primeira câmera sem saber de nada ainda (5D Mark II) e desde então tenho clicado  :fight: Aprendi por conta própria lendo fóruns, livros e assistindo alguns vídeos no youtube

Não trabalho profissionalmente apesar de ter feito alguns freelas. Trabalho atualmente com arquitetura, decoração e design mobiliário

meu foco na fotografia (segmento) é de rua. Arquitetura, pessoas e o que aparecer na frente. A cidade, o meio urbano, dia-a-dia são minhas inspirações
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2016, 10:37:50 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 12:29:29
a fotografia em si não é um segmento  :ok: Segmento seria fotografia de rua, ensaio, retrato, paisagem, jornalismo, casamento, etc.

Isso, isso... talvez tenha me expressado mal aí, mas é isso que tentei dizer :D
Canon


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 13:22:32
Sou formado em Ciência da Computação pela PucRS e trabalho com informática fazem uns 15 anos, entre empresas como Dell, HP, Totvs, etc.

Alguns anos atrás eu iniciei a fotografar minha filha, e não ficava satisfeito com os resultados, comecei a entrar em fóruns e pesquisar mais sobre o assunto, comprei uma câmera com controles manuais e fui treinando.
Cada vez mais me interessava sobre fotografia e em paralelo olhava opções de câmeras. Acabei comprando uma T4i no lançamento dela e saia pra fazer fotos da minha filha e esposa. Também gostei bastante de mexer no lightroom e tratar as fotos que eu fazia.

Não demorou muito para os conhecidos verem as fotos no facebook e quererem fazer fotos comigo também. E na sequência começaram as indicações para outras pessoas que eu não conhecia pra fazerem ensaios. Como tenho uma filha, meu início nos eventos foi com aniversários infantis. Na sequência veio algumas formaturas, 15 anos, e comecei a fazer Segundo fotógrafo em alguns casamentos.

Estou focando mais em Casamentos, sempre procuro fazer contatos com fotógrafos que tenho interesse em trabalhar junto, normalmente na minha cidade (Porto Alegre), mas no ano passado o Rafael Fontana da 18elementos (que é uma das minhas maiores referências no Brasil) veio para cá e conversando com ele acabei indo de Terceiro fotógrafo para a 18 (mais de uma vez até), gratidão total fotografar ao lado de quem você admira.

Atualmente consegui fazer upgrade nos meus equipos só fazendo jobs de fotos, estou com duas 6D, tenho feito alguns casamentos meus, uns com outros fotógrafos, e tem sido uma experiência ótima. Além da 18, duoborgatto e mansano que você citou e que também curto bastante, gosto também do trabalho aqui no sul do Gui Bastian, Robison Kunz, Nei Bernardes, entre outros.

« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2016, 13:42:56 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 15:03:49
meu foco na fotografia (segmento) é de rua. Arquitetura, pessoas e o que aparecer na frente. A cidade, o meio urbano, dia-a-dia são minhas inspirações

lee., vi no seu site que é arquiteto e designer tb.
Pelo que pude perceber, seu estilo fotográfico parece misturar tudo isso tudo.
Gostei demais!
Show! :ok:
Canon


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 15:05:27
Estou focando mais em Casamentos, sempre procuro fazer contatos com fotógrafos que tenho interesse em trabalhar junto, normalmente na minha cidade (Porto Alegre), mas no ano passado o Rafael Fontana da 18elementos (que é uma das minhas maiores referências no Brasil) veio para cá e conversando com ele acabei indo de Terceiro fotógrafo para a 18 (mais de uma vez até), gratidão total fotografar ao lado de quem você admira

Poxa, realmente deve ser muito gratificante trabalhar ao lado de quem se admira, né?
Quem sabe um dia eu consiga também :D
Obrigado por comentar
Canon


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 15:22:34
lee., vi no seu site que é arquiteto e designer tb.
Pelo que pude perceber, seu estilo fotográfico parece misturar tudo isso tudo.
Gostei demais!
Show! :ok:

kk no meu segmento do segmento tem muitos assuntos mesmo   :D Vou intercalando entre algo mais artística, aí pulo para a arquitetura, depois paisagem, retrato e aí volto para o estágio inicial. Tudo isso dentro da fotografia de rua. É um assunto extremamente flexível mesmo
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 11:00:04
Eu sempre gostei de historia, cultura e psicologia e acredito que artes visuais esta relacionado com isso tudo. Essas sao as raizes de minhas motivacoes.

Desde crianca eu sempre gostei de artes visuais. Ficava horas foleando livros de pintores em casa e desenhando muito.

Durante a minha pre adolescencia passeu a colecionar selos, que tambem ficava horas examinando um por um.

Mais para o fim da minha adolescencia passei a colecionar cartoes postais.

Durante a minha adolescencia eu tambem viajava bastante, e eu era o cinematografo da familia em nossas viagens, sempre com a camera na mao.

Teve uma epoca que eu tambem assistia muito filmes, principalmente franceses e espanhoes. Mas filmes independentes em geral.

Mais tarde passei a estudar pintura em tela junto com estetica e historia da arte.

Depois jornalismo, e foi estudando jornalismo que me motivei a fotografa.

Por isso tenho muitas influencias eu acredito.



Comecei fotografando meus amigos, paisagens e arquitetura com camera de bolso. Depois comprei uma DSLR e passei a fazer retratos em estudio. Em seguida fotos de rua. Entao passei a fotografar nu artistico. Trabalhei em alguns poucos casamentos e fotografia de moda para Alice King, Oxfam e The Irish Independet on Sunday. Mais tarde comecei a fotografar medio formato de filme. Depois fotografia pinhole fotografando paisagens e arquitetura, e agora eu estou focado em desenvolver mais retratos em fotos com pinhole.


E acabei de publicar meu livro com fotos explorando a cidade de Hamburg, fotos panoramicas feitas com camera pinhole:




Minhas influencias sao fotografos como Lartigue, Helmut Newton, Lucern Clergue, Robert Farber, entre outros... Nao vou mencionar os mais obvious como Cartier Bresson pq fotografos como ele influenciam todo mundo de uma certa forma.

Alem dos fotografos eu tambem me inspiro em escultores como Rodin e Gianbologne.

E tambem pintores como Edgar Degas e Caravaggio.

Alem de esculturas classicas greco romanas e pinturas medievais.

Influencias e inspiracoes sao inumeras... Acho que ate escritores e filosofos me inspiram como Jean Baudrillard, Huxley, John Berger, Martin Heidegger, Oscar Wilde, etc.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 11:35:05


E acabei de publicar meu livro com fotos explorando a cidade de Hamburg, fotos panoramicas feitas com camera pinhole:





Que legal, Marcio! Parabéns!!!  :) :clap:


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 13:03:50
Eu sempre gostei de historia, cultura e psicologia e acredito que artes visuais esta relacionado com isso tudo. Essas sao as raizes de minhas motivacoes.

Desde crianca eu sempre gostei de artes visuais. Ficava horas foleando livros de pintores em casa e desenhando muito.

Comecei fotografando meus amigos, paisagens e arquitetura com camera de bolso. Depois comprei uma DSLR e passei a fazer retratos em estudio.

Esses detalhes são até que é meio parecido com eu  :D

Quando eu era adolescente gostava de desenhar mangá, pintar quadros com lápis de cores.
Comecei a fotografar paisagens também e os amigos.

Minha primeira camera foi (eu nem lembro o nome mais) só sei que um primo roubou. Usei ela só por alguns meses. Era de filme mas era cheia de trólóló. Ai depois eu comprei uma Vivitar com ajuda de alguns parentes. Por fim comprei a H50 da Sony e depois a DSLR :)

Acho que as músicas que eu gosto, baladas românticas é uma boa inspiração :)

Gosto de me inspirar no Flickr, no Google as vezes, em um fotógrafo aqui da cidade onde moro e numa fotógrafa que conheci o trabalho dela aqui no Fórum.
:)


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #11 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 13:50:35
Quando eu era criança, uma das coisas que mais me deixava encantada era abrir uma caixa grande de fotos que tinha em casa (e ela existe até hoje!). Adorava passar horas olhando as fotos dos meus pais jovens, meus parentes, fotos minhas quando era bebê...

Quando fiz 16 anos, comecei a trabalhar numa padaria, e lembro até hoje qual foi minha primeira compra: 01 shampoo, um condicionador, um creme hidratante da Monange - que horror, hahaha - e uma CÂMERA compacta de filme, da Yashica. Paguei 33 reais nela  :D

Mas comecei a levar fotografia a sério mesmo em 2006, 6 anos depois.
Depois de ter umas digitais compactas simples, resolvi comprar uma "câmera melhor". Comprei uma Xti e entrei num fórum de fotografia (BrFoto) para postar as primeiras fotos. Imaginem o massacre que aconteceu, hahaha! Foi ali que descobri que teria um loooongo caminho pela frente, em relação a fotografia.  :aua:

Fiz amizade com a galera do fórum, aprendi pra caramba, enchi muuuito o saco da galera com perguntas. Baixei apostilas, e fotografei muito. Acho que de tanto tagarelar, o Alessandro me chamou para moderadora do fórum. Peguei amizade com ele e com a galera que curte fazer trilhas/montanhismo. Foi a maior galera para o PNI uma vez.. só tinha cara FODA em fotografia de paisagens lá, e eu (praticamente um "apêndice", hahaha). Como a conversa girava praticamente o tempo todo em torno desse tipo de foto, fui me interessando cada vez mais.

Quando me separei, pra não surtar de vez, me joguei de cabeça na fotografia. E foi nessa época (de 5 anos pra cá) que acho que consegui melhorar consideravelmente...

Bom, dá pra eu passar o dia escrevendo o que a fotogriafia é ou foi para mim, mas vou tentar resumir um pouco:
1) Fiz amizades sensacionais - por causa de fotografia, tenho amigos ótimos a quase 10 anos;
2) Minha percepção sobre o mundo mudou drasticamente. Depois que comecei a fotografar, passeiecei a reparar (mesmo no dia a dia, indo para o trabalho, por exemplo) na luz, nas cores, na formação das nuvens no céu, nos pequenos detalhes. Passei a enxergar coisas que a maioria das pessoas não consegue ver. E isso é ótimo! :)
3) É uma delícia fotografar paisagens:
- Estar no meio da natureza, onde você escuta barulho de pássaros, água, vento e/ou apenas sua respiração é bom demais. Você se interioriza, coloca as caraminholas da cabeça em seus devidos lugares..
- É um enorme exercício de paciência e disciplina. Andar pra caramba, muitas vezes acampar, enfrentar frio, sol, chuva, mosquitos, achar um lugar bacana pra compor a foto e esperar a luz certa não são tarefas exatamente fáceis, muitas vezes. Só que se você QUER a foto, vai ter que se forçar a fazer isso tudo, por mais puto da vida que esteja! (e as vezes volta pra casa sem UMA foto boa sequer, hahaha)
- Diferentemente dos trekkers ou montanhistas, você está lá para fotografar. Ou seja, seu ritmo será bem mais lento. Ou seja, você aproveita muito mais o lugar! :)
- Tratar as fotos, na volta, é muito bom! Brincar com as infinitas possibilidades, mexer com cores, contrastes... e principalmente relembrar as sensações ao fotografar é muito bom!
4) Comecei a viajar muito mais depois que comecei a fotografar. Eu amo viajar. E sou bem porralouca, durmo muito bem em qualquer canto. Ou seja, tenho um mundo inteiro ao meu dispor, uma câmera, e não preciso de taaanta grana assim para sair pra fotografar.
5) Adotei um estilo de vida mais saudável. Não sou um exemplo de pessoa fitness não, nem magra eu sou. E adoro uma brejinha com torresmo, além de ser cozinheira de mão cheia, hahaha! Mas eu preciso estar preparada para minhas viagens, por isso não me permito ficar sedentária. Eu nunca me perdoaria perder uma foto porque a pança está grande demais e me impede de fazer uma trilha. Minha familia é de gordinhos, e tenho certeza que eu também o seria, se não tivesse esse hobby.

Hahahaha, no fim das contas escrevi um livro.  :D

Espero poder continuar nesse hobby para sempre. E não só melhorar minha técnica, e sim, aproveitar cada pedacinho de coisa boa que a fotografia me traz...  :)
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2016, 14:08:26 por Cristiane Gellert »
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #12 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 14:37:24
Quando saí da adolescência passei a me interessar por desenvolvimento de sites e tive a ideia da fazer uma página de cobertura de eventos da minha cidade. Comprei a primeira câmera - uma Mitsuca terrível que a noite sequer dava pra ver o que fotografava pelo lcd, era literalmente um tiro no escuro - então comecei a fazer vários retratos em festas. Até então levava a fotografia como uma ferramente, sem muita paixão.

Anos se passaram, a fotografia foi deixada um pouco de lado, até comprar uma compacta Canon, com possibilidades de ajustes manuais, e aí sim mergulhei na fotografia com hobby.

Desde então, a história é semelhante a da maioria, estudando, adquirindo equipamentos, testando tudo etc. Durante todo esse tempo o hobby pairou entre paisagens e retratos, e permanece assim até hoje. Entretanto, se for pra definir um segmento ainda mais específico, diria que é a fotografia para microstock, e são nas próprias agências, entre os fotógrafos best-sellers, que tenho buscado inspiração.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #13 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 14:45:22
Por isso tenho muitas influencias eu acredito.

Caraca Marcio, que bacana sua história. Quantas influências interessantes!
A arte simplesmente corre nas suas veias :clap:
Canon


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #14 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 14:46:36
Minha primeira camera foi (eu nem lembro o nome mais) só sei que um primo roubou. Usei ela só por alguns meses. Era de filme mas era cheia de trólóló. Ai depois eu comprei uma Vivitar com ajuda de alguns parentes. Por fim comprei a H50 da Sony e depois a DSLR :)

kkk que sacanagem ein! Primão bacana ne? :hysterical:
Canon