Autor Tópico: Adaptador Olympus OM  (Lida 1518 vezes)

Rodrigo Fávero

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 20 de Fevereiro de 2016, 11:52:02
Olá galera!

Eu comprei uma lente da Olympus OM- Lente Zuiko 50mm F1.4. Agora preciso do adaptador para NIKON D3100, já andei a São Paulo inteira, e não sei aonde encontrar... Infelizmente nem no Google estou achando para a venda.

Vocês poderiam me ajudar a saber aonde encontro esse tipo de anel adaptador, se é que existe? :(

Grato, desde já!


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2016, 12:16:34
Pessoal no forum da Nikon talvez saiba melhor, mas posso te ajudar.  :)

Primeiro, antes de comprar uma lente que não seja Nikon, veja sempre se a flange distance (a distância do mount para o filme / sensor) do mount é maior do que a da sua máquina - pois aí basta um adaptador simples, só mecânico, para adaptar a lente (basicamente o que ela faz é afastar a lente do mount). A Nikon é ruim nisso, pois a flange distance da Nikon é uma das maiores - nesse link tem uma tabela com todas as distâncias, basta clicar no título da coluna "Flange Focal Distance" para ordenar por distância.

Por essa tabela, você vê que a Olympus OM tem uma distância menor que a Nikon - então se você usar um adaptador somente mecânico, você não vai conseguir foco infinito com uma lente OM. Para alguns desses casos, existem adaptadores com um elemento ótico no meio, que permite que a lente obtenha foco infinito - mas dependendo da qualidade do adaptador a imagem pode ficar degradada. Um exemplo é o adaptador Canon FD-> Canon EF.

E existe sim um adaptador OM->Nikon, com esse elemento ótico - o que torna ele mais caro. Mas duvido que você encontre ele no Brasil. A Fotodiox fabrica um (http://www.bhphotovideo.com/c/product/995089-REG/fotodiox_om_nk_g_pro_nikon_f_mount_lens.html), talvez existam outras marcas.

Porém, como a diferença de distância da OM para a Nikon é muito pequena, existem (pelo que vi numa pesquisa rápida) adaptadores sem ótica que reduzem a distância do mount - basicamente fazendo a lente "entrar" um pouco pra dentro do mount (um exemplo: http://www.ebay.com/itm/Olympus-OM-Lens-to-Nikon-Camera-F-mount-adapter-D7200-D810a-D5500-D4-D750-D3300-/271796946308 - aliás, dica: o eBay é o melhor lugar pra comprar adaptadores, demora um tempão pra chegar mas o preço é muito menor que no Brasil). Porém, lentes que tenha elementos traseiros pronunciados não podem ser usadas, pois devem bater no espelho da câmera - nesse link que passei o vendedor cita algumas, e a OM 50mm f/1.4 é uma delas.

Ou seja, ou você compra um adaptador com elemento ótico (que é caro), ou talvez seja melhor repassar a lente...

Ou compra uma m4/3 usada, que ela funciona perfeitamente com adaptadores baratinhos - eu tenho essa lente e funciona que é uma beleza nas minhas. :)

Abraço!
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci