Autor Tópico: Zoom  (Lida 1416 vezes)

albertomario

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 20 de Fevereiro de 2016, 18:27:14
Recentemente eu comprei uma T5 nova. Ela acompanha 2 objetivas, uma 18-55 e uma 55-250. Eu ainda estou fuçando pra aprender a mexer e tal, mas ainda não aprendi a usar o zoom optico, toda vez que eu aperto a lupa aparece "Seleção de ponto AF". Como eu faço pra usar o zoom optico?


Agradeço desde já, abçs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2016, 18:31:34
Zoom ótico é no anel de zoom na lente..
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


wuerges

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2016, 19:28:45
Olá!

É isso mesmo.

Talvez você queria se referir ao zoom digital. Nesse caso, eu recorto a imagem no Lightroom para dar a "impressão" de que o assunto da fotografia ficou maior. Você pode utilizar o software de edição de imagens de sua preferência... O efeito será o mesmo.

Boas fotos!


albertomario

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2016, 19:45:55
Olá!

É isso mesmo.

Talvez você queria se referir ao zoom digital. Nesse caso, eu recorto a imagem no Lightroom para dar a "impressão" de que o assunto da fotografia ficou maior. Você pode utilizar o software de edição de imagens de sua preferência... O efeito será o mesmo.

Boas fotos!
Mas então como eu poderia usar o zoom digital? ou ele é só "demonstrativo"?


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2016, 20:16:37
Mas então como eu poderia usar o zoom digital? ou ele é só "demonstrativo"?

Zoom óptico = aproxima a imagem sem perda de qualidade, depende muito do alcance da lente.
Zoom digital = aproximação virtual, ou seja, ele simplesmente amplia a imagem, o que ocasiona inevitavelmente uma grande perda de qualidade, já que é a mesma coisa que pegar uma imagem no computador e dar zoom.

SEMPRE que for possível, opte pelo ópitco. Caso não tenha como mesmo, eu acho o ideal não utilizar o digital, e recortar a imagem como mencionado acima.

Na T5 eu não sei se ela possui recurso de zoom digital, mas ao menos na T5i, o zoom na tela, da lupa, é para ajudar a focar, pelo que me lembro (eu pelo menos uso para isso às vezes).
Já para usar o zoom óptico, você tem que girar o anel de borracha na lente mesmo, é o único jeito.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2016, 11:05:43
DSLR não tem zoom. Ou melhor dizendo, o zoom não está na câmera,  e sim na lente. Gire o anel de zoom NA LENTE. Não precisa apertar botão na câmera.

Esqueça zoom digital. Isso não eh zoom de verdade. Eh só recorte da imagem e interpolação de pixels.

Bem vindo ao mundo das DSLRs


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2016, 16:28:42
Mas então como eu poderia usar o zoom digital? ou ele é só "demonstrativo"?
Não existe zoom digital na sua T5 ou em qualquer outra câmera DSLR.