Autor Tópico: Tirar foto em P&B vs. Converter foto colorida p/ P&B  (Lida 2197 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Online: 22 de Fevereiro de 2016, 17:19:36
Qual é a opinião que vocês possuem sobre este assunto?

Tiram fotografias pensando já em como vai ficar em PB ou costumam tirar sem pensar no assunto e tentam converter depois que bate aquela curiosidade? Tipo "Hum.. a foto não tá tão legal. Será que em PB fica melhor? Vou tentar no photoshop".

Confesso que nos dois primeiros anos de fotografia pegava algumas fotos que acabava não entrando no ensaio e convertia pra PB pra ver se dava pra incluir no trabalho. Pra encorpar o álbum... Até foto boa que acabava ficando de lado era opção pra ver se ficava legal em PB. Em quase 99% das vezes não pensei nessa opção durante os cliques. Só surgia essa idéia no pós processamento. Como uma mera alternativa estética.

É por isso que evito de ficar convertendo fotografias pra PB hoje em dia quando não planejo antecipadamente. As fotos que tirei em PB no ano passado, por exemplo, configurei nos settings da câmera o modo "monochrome" para enxergar no liveview e no electronic viewfinder as imagens sem cor! O ideal seria mentalizar de como a foto vai ser (ainda mais quando vc depende apenas do optical vf).

Tive que trabalhar de outra maneira pra obter melhores resultados. Composição, enquadramento, etc foram diferentes e aí percebi que existe uma diferença razoável em tirar fotos em preto e branco e tirar fotos coloridas e depois converter para o preto e branco.

PS. O RAW continua colorido independente dos settings quando vc vai passar os arquivos para o computador mas como eu falei antes, na máquina fica em PB. Vc raciocinou em PB então na hora de converter novamente a imagem, ela vai sar bonitona monocromática  :fight:.

Concordam ou tem nada a ver pra vocês?  :ponder:


"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 17:25:48
https://www.youtube.com/watch?v=V8Hh8S-Z68s&list=PLA2A7966A44E77011&index=46

achei um link de um vídeo bacana de uma fotógrafa que dá uma palestra sobre isso

só que está em inglês. O tema é "Enxergando em preto e branco por Eileen Rafferty"
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 20:24:10
oops heh  :doh:

Edit:

Acabei de ler os tópicos e eu to pegando num assunto um pouco diferente

Eu falo a maneira de pensar para antecipar se a fotografia vai ser boa ou não em PB ao clicar


Diferente de tirar por tirar e tentar deixar em PB depois "porque sim" "porque eu quero" simplesmente

O assunto gira entorno de "enxergar" o preto e branco antes do clique
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2016, 20:28:44 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 20:30:53
Posso não estar sendo claro. O vídeo é bem melhor  :hysterical:

A questão não é apenas técnico. Não é somente a parte da qualidade da conversão apesar de fazer parte do assunto tbm.


Mas é de pegar qualquer foto colorida aleatória e deixar em PB arbitrariamente.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2016, 20:31:18 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 09:05:38
Oi lee! Como 99,9% das minas fotos são em P&B, sempre penso monocromaticamente, mas sem colocar o P&B na câmera. É uma questão de "enxergar" em P&B... ver os tons, o que tem a ver com o sistema de zonas e com as cores presentes na vida real, pois pode-se criar diferenças de tons mexendo-se nos canais de cores. É uma questão de contrastes... luz e sombra, claro e escuro. E é uma questão de ver as texturas também. Não há cores para atrapalhar ou para criar conflito no que prestar a atenção.
Tentar "salvar" uma foto convertendo-a para P&B não é uma boa forma de criar uma foto P&B... e foto ruim será ruim em cores ou não.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2016, 09:26:18 por Pris WerSo »


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 09:22:14
O certo é pensar na composição já em PB, ver oque vai fotografar, esquecendo as cores, assim terá melhor resultado quando colocar em PB.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 09:28:45
O certo é pensar na composição já em PB, ver oque vai fotografar, esquecendo as cores, assim terá melhor resultado quando colocar em PB.

Mas como se pensa em composição em P&B sem olhar as cores e os canais que podem ser mexidos para fazer uma melhor composição em P&B?


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 10:21:27
Mas como se pensa em composição em P&B sem olhar as cores e os canais que podem ser mexidos para fazer uma melhor composição em P&B?
no caso as cores já estará vendo naturalmente e imaginando a foto em pb, no caso quando vejo uma casa em ruínas por ex eu to vendo a cena real e quando fotógrafo já faço td pensando no PB, mas tem quem faça diferente


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 14:31:41
Mas como se pensa em composição em P&B sem olhar as cores e os canais que podem ser mexidos para fazer uma melhor composição em P&B?

mais importante que a cor em si é o nível de brilho (brightness) de cada objeto. Até porque se eles tiverem o mesmo nível de luminosidade o PB sai bem fraco e chapado

por isso o Hue e Saturation são totalmente descartáveis como o próprio vídeo fala

A ferramenta mais importante do cameraraw/photoshop/lightroom é mexer no brightness de cada cor separadamente

"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 16:45:12
Meus 3 cents...

Eu também adoro P&B e as fotos coloridas, cada vez mais, estão sumindo dos meus álbuns. Aliás, viveria muito bem sem elas.

Acho esse lance de "enxergar em PB" muito complicado e meio que não assimilo bem o conceito. Apenas busco cenas com alto contraste, texturas, nuances, luzes interessantes e assuntos legais, já que o artifício da cor é perdido.

Trabalhar os canais de cores no LR é uma ferramenta de grande valia (acredito até que seja mais útil para fotos em P&B do que para coloridas) mas, tem suas ressalvas. Exageros ficam artificiais e criam "contrastes" esquisitos.

Essa história de converter fotos coloridas em P&B sem antes ter pensado na composição, é uma loteria. Fotos ruins continuariam fotos ruins mas, dá sim pra salvar algumas coisas. Em contrapartida, também dá pra destruir fotos que convenceriam muito mais em cores.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2016, 16:46:47 por a.wick »
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 02:15:21
Meus 3 cents...

Eu também adoro P&B e as fotos coloridas, cada vez mais, estão sumindo dos meus álbuns. Aliás, viveria muito bem sem elas.

Acho esse lance de "enxergar em PB" muito complicado e meio que não assimilo bem o conceito. Apenas busco cenas com alto contraste, texturas, nuances, luzes interessantes e assuntos legais, já que o artifício da cor é perdido.

Trabalhar os canais de cores no LR é uma ferramenta de grande valia (acredito até que seja mais útil para fotos em P&B do que para coloridas) mas, tem suas ressalvas. Exageros ficam artificiais e criam "contrastes" esquisitos.

Essa história de converter fotos coloridas em P&B sem antes ter pensado na composição, é uma loteria. Fotos ruins continuariam fotos ruins mas, dá sim pra salvar algumas coisas. Em contrapartida, também dá pra destruir fotos que convenceriam muito mais em cores.

Não é pensar apenas em composição! Antecipar em todos os sentidos. Basear APENAS em composição é loteria mesmo...

O que vc descreveu fazer é exatamente o conceito de "enxergar em preto e branco". Buscar/priorizar formas, texturas e luzes (principalmente luz. A luminosidade) independente das cores. Até porque os diferentes tons de cinza vão depender do reflexo de luz que cada objeto omitir na imagem. Não por causa da matiz e saturação das cores

« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2016, 02:17:43 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 15:12:01
Qual é a opinião que vocês possuem sobre este assunto?

Tiram fotografias pensando já em como vai ficar em PB ou costumam tirar sem pensar no assunto e tentam converter depois que bate aquela curiosidade? Tipo "Hum.. a foto não tá tão legal. Será que em PB fica melhor? Vou tentar no photoshop".

Confesso que nos dois primeiros anos de fotografia pegava algumas fotos que acabava não entrando no ensaio e convertia pra PB pra ver se dava pra incluir no trabalho. Pra encorpar o álbum... Até foto boa que acabava ficando de lado era opção pra ver se ficava legal em PB. Em quase 99% das vezes não pensei nessa opção durante os cliques. Só surgia essa idéia no pós processamento. Como uma mera alternativa estética.

É por isso que evito de ficar convertendo fotografias pra PB hoje em dia quando não planejo antecipadamente. As fotos que tirei em PB no ano passado, por exemplo, configurei nos settings da câmera o modo "monochrome" para enxergar no liveview e no electronic viewfinder as imagens sem cor! O ideal seria mentalizar de como a foto vai ser (ainda mais quando vc depende apenas do optical vf).

Tive que trabalhar de outra maneira pra obter melhores resultados. Composição, enquadramento, etc foram diferentes e aí percebi que existe uma diferença razoável em tirar fotos em preto e branco e tirar fotos coloridas e depois converter para o preto e branco.

PS. O RAW continua colorido independente dos settings quando vc vai passar os arquivos para o computador mas como eu falei antes, na máquina fica em PB. Vc raciocinou em PB então na hora de converter novamente a imagem, ela vai sar bonitona monocromática  :fight:.

Concordam ou tem nada a ver pra vocês?  :ponder:




Fala, lee!

Eu tento (TENTO) enxergar/pensar em P&B antes de clicar.
Nem sempre consigo. Nesses casos "ìntuo" que a cena pode render um bom P&B e seto o monocromático na cam e clico. Se de fato ficar bom, processo para P&B na pós.

Eu sempre tento olhar o contraste e a régua de tons. Se as cores da cena estão em vários tons diferentes geralmente rende um bom P&B. Imagens de pouca gradação tonal, mas forte contraste tb podem render bons P&Bs. São nesses dois elementos que me concentro. E na composição, evidentemente.

Ultimamente venho sempre clicando RAW+JPEG para tudo. Seto o JPEG para mono e RAW será entregue cru (dãhh). Aí na pós faço o que quero com a cor no RAW, o que pode ser um grande aliado para o resultado final. Na verdade não consigo conceber a existência de um bom P&B sem a captura em RAW. E sempre com Silver Efex. Sempre.

Capturar para cor, sem pensar no P&B antecipadamente e depois tentar salvar a foto que ficou ruim em cor com uma conversão para P&B quase sempre resulta em conversões ruins. Seja por pouca informação tonal, seja por ruim caracterização de áreas de contraste, seja por ruim composição. Evite sempre essa armadilha.
Contudo, é possível que algumas capturas para cor fiquem bem numa conversão, ainda que ela não tenha sido esteticamente pensada para P&B. Na pós pode ser que você perceba o potencial da foto para uma conversão. Não se furte. Converta e trabalhe bem a conversão, inclusive com dodge & burn para pontos específicos para manipular o contraste.

Especificamente... Capturo em RAW. Trabalho os canais de cor no Lightroom. Converto no Silver Efex. E, se necessário, trabalho o dodge and burn pontual no Photoshop.

Então, acho que tem tudo a ver.

Abçs,


« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2016, 15:12:39 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #13 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 15:49:09
Spot on! Mt hyde  :fight: :clap:

é bem por aí mesmo. Essa é a idéia de enxergar em preto e branco

"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com