Qual é a opinião que vocês possuem sobre este assunto?
Tiram fotografias pensando já em como vai ficar em PB ou costumam tirar sem pensar no assunto e tentam converter depois que bate aquela curiosidade? Tipo "Hum.. a foto não tá tão legal. Será que em PB fica melhor? Vou tentar no photoshop".
Confesso que nos dois primeiros anos de fotografia pegava algumas fotos que acabava não entrando no ensaio e convertia pra PB pra ver se dava pra incluir no trabalho. Pra encorpar o álbum... Até foto boa que acabava ficando de lado era opção pra ver se ficava legal em PB. Em quase 99% das vezes não pensei nessa opção durante os cliques. Só surgia essa idéia no pós processamento. Como uma mera alternativa estética.
É por isso que evito de ficar convertendo fotografias pra PB hoje em dia quando não planejo antecipadamente. As fotos que tirei em PB no ano passado, por exemplo, configurei nos settings da câmera o modo "monochrome" para enxergar no liveview e no electronic viewfinder as imagens sem cor! O ideal seria mentalizar de como a foto vai ser (ainda mais quando vc depende apenas do optical vf).
Tive que trabalhar de outra maneira pra obter melhores resultados. Composição, enquadramento, etc foram diferentes e aí percebi que existe uma diferença razoável em tirar fotos em preto e branco e tirar fotos coloridas e depois converter para o preto e branco.
PS. O RAW continua colorido independente dos settings quando vc vai passar os arquivos para o computador mas como eu falei antes, na máquina fica em PB. Vc raciocinou em PB então na hora de converter novamente a imagem, ela vai sar bonitona monocromática .
Concordam ou tem nada a ver pra vocês?
Fala, lee!
Eu tento (TENTO) enxergar/pensar em P&B antes de clicar.
Nem sempre consigo. Nesses casos "ìntuo" que a cena pode render um bom P&B e seto o monocromático na cam e clico. Se de fato ficar bom, processo para P&B na pós.
Eu sempre tento olhar o contraste e a régua de tons. Se as cores da cena estão em vários tons diferentes geralmente rende um bom P&B. Imagens de pouca gradação tonal, mas forte contraste tb podem render bons P&Bs. São nesses dois elementos que me concentro. E na composição, evidentemente.
Ultimamente venho sempre clicando RAW+JPEG para tudo. Seto o JPEG para mono e RAW será entregue cru (dãhh). Aí na pós faço o que quero com a cor no RAW, o que pode ser um grande aliado para o resultado final. Na verdade não consigo conceber a existência de um bom P&B sem a captura em RAW. E sempre com Silver Efex. Sempre.
Capturar para cor, sem pensar no P&B antecipadamente e depois tentar salvar a foto que ficou ruim em cor com uma conversão para P&B quase sempre resulta em conversões ruins. Seja por pouca informação tonal, seja por ruim caracterização de áreas de contraste, seja por ruim composição. Evite sempre essa armadilha.
Contudo, é possível que algumas capturas para cor fiquem bem numa conversão, ainda que ela não tenha sido esteticamente pensada para P&B. Na pós pode ser que você perceba o potencial da foto para uma conversão. Não se furte. Converta e trabalhe bem a conversão, inclusive com dodge & burn para pontos específicos para manipular o contraste.
Especificamente... Capturo em RAW. Trabalho os canais de cor no Lightroom. Converto no Silver Efex. E, se necessário, trabalho o dodge and burn pontual no Photoshop.
Então, acho que tem tudo a ver.
Abçs,