Autor Tópico: Nova lente Panasonic Lumix G Vario 12-60mm f/3.5-5.6 ASPH Power OIS  (Lida 2844 vezes)

marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Uma zoom kit mais wide e mais comprida. Sem informação de preço ainda, deve ser lançada dia 25.

http://www.43rumors.com/ft5-leaked-first-image-of-the-panasonic-lumix-g-vario-12-60mm-f3-5-5-6-asph-power-ois-mft-lens/

Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 22:46:42
Boa para viagens. Seria legal se fosse f/4 constante ou f/2.8-4.0. Seria um diferencial mas como 3.5-5.6 não deixa de ser mais do mesmo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 23:32:20
Boa para viagens. Seria legal se fosse f/4 constante ou f/2.8-4.0. Seria um diferencial mas como 3.5-5.6 não deixa de ser mais do mesmo.

Pois é... eu ainda ficaria com a Oly 12-50 por ser selada e ter a função de foto close up.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2016, 23:34:22 por Helena Bsb »


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 09:28:39
Essa também é selada (apesar que somente dustproof / splashproof). 499 dólares.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 09:56:32
Quando vi 12-60 já pensei na Oly FT f/2.8-4 como o Thales... rs... Mas ao ler o resto do título veio a decepção... hahaha... se bem que a mais clara seria bem maior. Essa é a 24-120 do nosso sistema, ou zoom 5x.

Mesmo assim achei a lente bem interessante. A 12-50 da Olympus tem fama de não ser muito boa e nunca atraiu quem tem camera Panasonic. Certeza que essa aqui vai ter melhor performance, fora que tem O.I.S. e parece que faz macro também, além de ser selada (como a Oly). Pensando assim, é uma ótima adição para o sistema. Curioso pra saber por quanto ela vai entrar nos kits, se é que vai.

  vimeo     flickr     insta


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 10:46:21
Achei interessante essa lente!
Ainda tem a opção de macro? Legal.
Samsung Galaxy S8+ rss


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 13:03:53
(...) A 12-50 da Olympus tem fama de não ser muito boa e nunca atraiu quem tem camera Panasonic. Certeza que essa aqui vai ter melhor performance, fora que tem O.I.S. e parece que faz macro também, além de ser selada (como a Oly). Pensando assim, é uma ótima adição para o sistema. Curioso pra saber por quanto ela vai entrar nos kits, se é que vai.


É, então é mesmo mais do mesmo, pra quem usa panasoni e ainda não tinha uma opção mais versátil e selada como a oly 12-50.
Ela realmente não é das melhores, mas para o mato e quando não se quer/pode ficar trocando lente, é a pedida.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 13:48:52
Particularmente nunca gostei dessas "24-120" equivalentes 35mm, nem m4/3, APS-C ou FF. Experimentei todas e sempre ficava sobrando ou faltando alcance lá no 120mm. É claro que depende do estilo de foto, mas sempre achei melhor, em termos de zoom, uma 24-70/28-70/28-85, e uma 70-200 lá para cima... Opinião de muitos, considerando como as 24-120 no FF desvalorizam por aqui...  :)


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 22:21:51
Uma coisa todos convergem aqui....
Para corpo Oly, melhor lente Oly
Para corpo Pana, melhor lente Pana.

Para quem quer uma lente mais walkaround escura da Panasonic, acho essa a escolha certa.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 09:36:26
Cada um tem sua opinião, e na minha vocês restringem demais a coisa. Já querem classificar tudo...!! rsrs… Explico:

- ser mais do mesmo: discordo, a lente faz sentido. É a única zoom 5x, e a mais próxima (4x) não tem OIS. Outro detalhe, a Oly 12-50 é f/6.3 em 50mm enquanto essa aqui é f/5.6 em 60mm, e sabemos que isso faz diferença. Vamos esperar os testes pra saber como se comparam, mas desconfio que a Panasonic também seja melhor.

- melhor usar oly/oly e pana/pana: discordo, não deveria ser a regra. Tenho as duas marcas e compartilho sem restrição. Dou exemplos interessantes: o cara tem uma Panasonic G7 e quer uma Oly 45mm ou 75mm f/1.8… deve comprar e usar sem medo. Ou se tiver uma Olympus E-M5 e quiser uma Nocticron 42.5/1.2, também vai usar sem nenhum problema, e ainda escolhe se usa a estabilização da camera ou da lente. Muitas lentes não têm equivalentes na outra marca, e essa é uma das vantagens do mount compartilhado por duas grandes companhias.

- lente walkaround: o termo significa 'andar por aí' mas a lente pode ser usada, e combina bem, com diversas outras situações que não se encaixam nesse tema. Eu, por exemplo, gosto de andar por aí com lente fixa, então pra mim já não se enquadra. Mas poderia ter a lente para situações que não walkaround.

- lente escura: primeiro que ninguém 'quer' ou busca uma lente escura, mas elas têm o seu propósito, que é tamanho x peso x preço. Nessa relação são imbatíveis, e se usadas de dia ou a noite com flash funcionam com perfeição. Por outro lado não é todo mundo que pode ou quer ter uma zoom clara e constante f/2.8.

Do jeito que estão falando parece que nem precisava ser lançada. E também que não pode interessar a quem tenha corpo Olympus. Discordo dessas duas também, mas é minha opinião e ninguém precisa concordar.

Só temos que tomar cuidado com as generalizações para não desinformar.  :ok:
  vimeo     flickr     insta


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 11:21:58
- melhor usar oly/oly e pana/pana: discordo...

Atualmente, em minha opinião, faz sentido usar Pana com Pana: o recurso "Depth from Defocus", que acelera bastante o AF (dizem as análises, pois para mim está rápido como sempre tanto na E-M10 como na G7...), incorporado às GH4, G7 e GX8, só funciona com lentes da Panasonic. A empresa alega que o SW precisa saber características que só a Panasonic dispõe. Por via das dúvidas, troquei todas as minhas lentes Olympus por Panasonic para usar na G7 e na E-M10, que não "liga" para isso...  :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 11:33:16
Atualmente, em minha opinião, faz sentido usar Pana com Pana: o recurso "Depth from Defocus", que acelera bastante o AF (dizem as análises, pois para mim está rápido como sempre tanto na E-M10 como na G7...), incorporado às GH4, G7 e GX8, só funciona com lentes da Panasonic. A empresa alega que o SW precisa saber características que só a Panasonic dispõe. Por via das dúvidas, troquei todas as minhas lentes Olympus por Panasonic para usar na G7 e na E-M10, que não "liga" para isso...  :ok:

Pois é, já ouvi falar de várias "birrinhas"das lentes pana em olympus, algumas irrelevantes (embora existentes), outras nem tanto (como a aberração cromática absurda da 7-14mm).
Mas mesmo assim, tenho uma Pana 20mm e terei a Pana 100-300 em breve (se tudo der certo), por ser mais clara mesmo. Depois dessa 100-300, não pretendo comprar outras lentes m4/3. Para o momento, já tenho o set de lentes que me satisfaz. Se for investir novamente, talvez seja na Fuji.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2016, 11:33:53 por Helena Bsb »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 18:01:20
Pois é, já ouvi falar de várias "birrinhas"das lentes pana em olympus, algumas irrelevantes (embora existentes), outras nem tanto (como a aberração cromática absurda da 7-14mm).

Em minha opinião, compatibilidade entre produtos sempre vai ter essas diferenças, pois as empresas usam o m4/3 mas não são obrigadas a oferecerem o mesmo AF, a mesma estabilização, o mesmo vídeo e o mesmo desempenho óptico entre seus produtos: tem que encaixar e funcionar. O DFD da Pana é um diferencial tal como os 5 eixos da Olympus. O exemplo do incrível (e famoso) flare colorido da 7-14 em corpo Oly foi descoberto depois, e na verdade o problema não era na lente e sim no "sensor stack" da Olympus... Eu já experimentei minha 7-14 na E-M10 e vc tem que apenas evitar fontes pontuais de luz, de outra forma é uma lente muito bacana. Tive a 9-18 da Olympus e achei-a igualmente excelente, mas de 7 para 9 em m4/3 é uma grande diferença... Por via das dúvidas, troquei tudo...  ;)


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #13 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 12:08:47
Em minha opinião, compatibilidade entre produtos sempre vai ter essas diferenças, pois as empresas usam o m4/3 mas não são obrigadas a oferecerem o mesmo AF, a mesma estabilização, o mesmo vídeo e o mesmo desempenho óptico entre seus produtos: tem que encaixar e funcionar. O DFD da Pana é um diferencial tal como os 5 eixos da Olympus. O exemplo do incrível (e famoso) flare colorido da 7-14 em corpo Oly foi descoberto depois, e na verdade o problema não era na lente e sim no "sensor stack" da Olympus... Eu já experimentei minha 7-14 na E-M10 e vc tem que apenas evitar fontes pontuais de luz, de outra forma é uma lente muito bacana. Tive a 9-18 da Olympus e achei-a igualmente excelente, mas de 7 para 9 em m4/3 é uma grande diferença... Por via das dúvidas, troquei tudo...  ;)

Exato, Edric. A única lente que sofre um pouco mais com essa diferença de 'stack' do sensor Olympus é mesmo a Pana 7-14. Mas isso nunca me impediu de usá-la. Como você bem disse, os tais 'purple blobs' só aparecem quando existem fontes de luz no quadro, mas não é sempre que acontece. Parece que tem a ver com o ângulo de incidência também, não sei. Mas tem gente que já achou solução pra isso, que não tratar na pós.

Pra não bagunçar muito, acho que podemos continuar esse assunto no outro tópico à respeito. Vou postar links para uma sequência de fotos que fiz com essa lente num corpo Olympus…. vou lá: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=117410.0
  vimeo     flickr     insta


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 13:20:21
Pois é, Rinaldo. A Panasonic já começou, pouco tempo atrás, a colocar lentes menos claras e muito mais baratas para substituir as 12-35/2.8, 35-100/2.8 e 45Macro PanaLeica, talvez para atender os usuários que vejo reclamando da ausência de lentes nessas distâncias focais por preços menos "brabos". A 12-60 veio de quebra: uma "24-120 equivalente" que não estoura o orçamento... Mas, no formato, sou mais uma 12-35 (ou 12-40 na Oly) clara na mão (relativamente cara, mas tem gente vendendo aqui e no ML por preço menor que na B&H) e uma 45-150 mais escurinha (excelente imagem e baratíssima) no bolso... As 12-35 ou 12-40/2.8 do m4/3 ainda fazem fotos closeup quase macro!!! :)
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2016, 13:21:03 por efilho »