Autor Tópico: Viewfinder embaçado  (Lida 4543 vezes)

Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Online: 23 de Fevereiro de 2016, 13:40:00
Olá, eu possuo uma Canon T5i, com aproximadamente 6 mil clicks, e hoje, por algum motivo, o viewfinder "parou" de funcionar direito. A princípio, a câmera não fazia o som de aviso de foco, fui nas configurações, mexi, e continuou não fazendo, pensei ser um problema de som, mas então resolvi colocar em MF e o som voltou, depois, usei AF com o liveview e o som novamente estava presente. Troquei de lente e o problema permanece o mesmo, que é o seguinte:

Parece que o viewfinder está fora de foco, ou embaçado, eu não tenho a menor noção de como está o foco da imagem olhando por ele, porém, ao tirar uma foto, ela sai com o foco cravado normalmente. Pode ser sujeira, mas se for apenas isso, não deveria continuar com o som de aviso de foco? O ponto vermelho de aviso continua aparecendo, apenas o som não.

Se alguém tiver alguma ideia do que possa ser, seria de grande ajuda.
Obrigado!
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 13:45:32
Cara, isso não é o ajuste de dioptria?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 14:03:30
Cara, isso não é o ajuste de dioptria?
De fato! Parte do problema era esse mesmo, eu devo ter mexido ali sem querer e não percebi, aí nem pensei que pudesse ser isso. O problema agora é que o som de aviso de foco continua não saindo. O que poderia ser?
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 14:38:17
De fato! Parte do problema era esse mesmo, eu devo ter mexido ali sem querer e não percebi, aí nem pensei que pudesse ser isso. O problema agora é que o som de aviso de foco continua não saindo. O que poderia ser?

Deve ser o modo de foco de sua câmera. Em um dos modos, se não me engano AI Servo, ela não faz som algum, sequer liga a luz de foco mesmo estando focado. Nos outros dois modos ela faz som e liga o indicador de foco. Tenta alterar para One Shot. Provavelmente vai resolver.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 14:55:03
Deve ser o modo de foco de sua câmera. Em um dos modos, se não me engano AI Servo, ela não faz som algum, sequer liga a luz de foco mesmo estando focado. Nos outros dois modos ela faz som e liga o indicador de foco. Tenta alterar para One Shot. Provavelmente vai resolver.
Novamente, na mosca. Havia mudado para AI Servo para fotografar em movimento, como havia barulho não percebi a falta do som, e também não tinha tentado mudar de novo para One Shot. Vocês são demais, muito obrigado!
E assim um noob vai aprendendo um pouquinho mais! haha.
Podem fechar o tópico. Valeu!
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.